TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Por:   •  31/3/2022  •  Tese  •  2.969 Palavras (12 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 12

 

A GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS
ESTADUAIS DE RONDÔNIA

BURITIS/RO

 2022

A GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS
ESTADUAIS DE RONDÔNIA

BURITIS

 2022

[pic 1]

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ...............................................................................

3

  1. JUSTIFICATIVA .............................................................................

4

  1. PROBLEMA ...................................................................................

5

  1. HIPOTESES ..................................................................................

5

  1. OBJETIVOS ..................................................................................

6

6.1 Objetivo Geral ...............................................................................

6

6.2 Objetivos Específicos ..................................................................

6

  1. REFERENCIAL TEÓRICO ............................................................

7

  1. METODOLOGIA ............................................................................

10

  1. CRONOGRAMA .............................................................................

11

  1. REFERÊNCIAS ..............................................................................

12

  1. ANEXOS .......................................................................................

14

1 INTRODUÇÃO

A gestão democrática é um princípio que está definido na Constituição Federal Artigo 206, inciso VI e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Artigo 3º. Inciso VIII. No que diz respeito à educação a gestão democrática tem sido defendida como uma gestão dinâmica a ser efetivada com objetivo de assegurar processos coletivos, onde todos tem a oportunidade de opinar e participar das decisões relacionadas aos aspectos: financeiros, administrativos políticos e pedagógicos.  

Atualmente nas escolas a referida gestão tem sido de suma importância para ampliar saberes de todos que estão envolvidos direta ou indiretamente com as questões educacionais da comunidade onde a escola está inserida.

No Estado de Rondônia esse modelo de gestão surgiu nas escolas no ano de 2011, onde foi possível atender a uma luta da classe trabalhadora da educação e de toda a sociedade, a partir de então a eleição para diretores de escolas estaduais pela primeira vez aconteceu com a participação da comunidade. A lei 3.018 de abril de 2013 que trata da Gestão Democrática na rede pública estadual de ensino foi sancionada, há dois anos.

Segundo Vargas (2017), [1] Essa Lei veio atender uma luta de mais de vinte anos dos trabalhadores em educação, com a aprovação da referida Lei as escolas passaram a ter autonomia na gestão administrativa, financeira e pedagógica, na organização dos segmentos da comunidade escolar, transparência dos mecanismos administrativos, financeiros e pedagógicos com acompanhamento, avaliação e controle dos resultados.

Para a coordenadora Elizabete de Siqueira, responsável pela Gestão Democrática da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), [2] a partir dessa conquista as escolas passaram a ser agentes de mudança social, tornando-se um espaço democrático que garante ao educando o direito de usufruir da construção do seu conhecimento, e ao professor garante a oportunidade de criar propostas alternativas para superação de problemas escolares, criando um ambiente onde todos estejam comprometidos com uma a educação de qualidade.

 2 JUSTIFICATIVA

Para alguns especialistas a gestão democrática da escola pública tem sido de suma importância para o avanço na educação e a melhoria da qualidade de ensino em escolas públicas de todo pais, mas para outras ainda existe muitos entraves que tem prejudicado o bom andamento das atividades dentro e fora da unidade escolar.

Nota-se que por mais que se tenha conseguido progressos quanto à atuação dos conselhos escolares na gestão democrática e participativa ainda se têm muito a fazer, pois em algumas situações as decisões são tomadas isoladamente sem contar com a participação da comunidade. Isso tem ocasionado morosidade e alguns problemas em vários processos relacionados ao financeiro, administrativo e pedagógico.

Embora, em algumas escolas existam a composição de conselhos que representam a comunidade nas decisões financeiras, administrativas e pedagógicas. Nota-se que muitos problemas ainda têm surgido pela centralização na tomada de decisões referentes à escola.

Diante do exposto o presente projeto de pesquisa tem como objetivo investigar como acontece o processo de gestão democrática nas Escolas Estaduais de Rondônia, a atuação dos conselhos escolares na tomada de decisões referentes às unidades escolares estaduais do município de Buritis, bem como verificar o avanço no índice de desenvolvimento dos estudantes, matriculados na referidas unidades.

Para desenvolver o referido projeto será realizada pesquisa in loco em 5 (cinco) escolas pertencente a rede publica estadual de Buritis, a pesquisa será exploratória, de abordagem qualitativa, considerando que esta proporciona maior familiaridade com o problema e maior aproximação com o cotidiano e as experiências vividas pelos próprios sujeitos.

3 PROBLEMA

  • A Gestão Democrática nas escolas públicas estaduais tem realmente contribuído para um ensino de qualidade e a descentralização na tomada de decisões?


4 HIPÓTESES

  • A melhoria na qualidade de ensino nas Escolas da Rede Estadual do Município de Buritis se deve a uma gestão democrática e participativa.

  • A formação dos Conselhos Escolares contribuiu para a descentralização das decisões nas unidades escolares.
  • Existe a participação efetiva da comunidade na tomada de decisões administrativas, pedagógicas e financeiras relacionadas às Escolas Estaduais do Município de Buritis/RO. 

5 OBJETIVOS


5.1 OBJETIVO GERAL

  • Investigar se uma gestão de educação orientada por princípios democráticos participativos no ensino público pode favorecer a melhoria da qualidade da educação.


5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Pesquisar no âmbito educacional como é estabelecida a política democrática e participativa para a construção dos projetos administrativos e pedagógicos que contam com participação de conselhos e colegiados.
  • Investigar a importância e a contribuição da Gestão Democrática para a melhoria da qualidade de ensino nas escolas estaduais do município de Buritis.
  • Identificar quais as mudanças que ocorreram após a implantação da gestão democrática nas escolas.
  • Identificar no ambiente escolar como são planejadas e tomadas as decisões pedagógicas, administrativas e financeiras.

6 REFERENCIAL TEÓRICO

Quando se fala em Gestão Democrática o que vem a mente é a participação de um ou mais grupo de pessoas que traçam objetivos em busca da melhoria em prol de um bem comum. Para Luck, a gestão participativa é construída coletivamente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (137.6 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com