TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO FINANCEIRA E TRABALHO PEDAGÓGICO EM PROJETOS ESCOLARES E NÃO-ESCOLARES

Por:   •  24/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.108 Palavras (5 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 5

GESTÃO FINANCEIRA E TRABALHO PEDAGÓGICO EM PROJETOS ESCOLARES E NÃO-ESCOLARES

OS CONSELHOS DE ESCOLA

Após a leitura dos textos indicados, responder as seguintes questões:

  1. O que faz o Conselho de Escola na escola?

O Conselho de Escola foi constituído para instituir-se a prática da gestão democrática na educação e na escola para a o cumprimento do direito à educação de qualidade.

Para Aguiar, a presença do Conselho Escolar é imprescindível, uma vez que, como instância colegiada, com a representação dos diversos segmentos da escola e da comunidade local, cabe-lhe coordenar e acompanhar as discussões concernentes às prioridades e objetivos da escola, analisar e encaminhar os problemas de ordem administrativa ou pedagógica, conhecer as demandas e potencialidades da comunidade local, estimular a instituição a práticas pedagógicas democráticas e transparentes, e incentivar a corresponsabilidade no desenvolvimento das ações de todos os que integram a comunidade escolar. (AGUIAR, M. A. da S, 2008).

De acordo com MEC, aos Conselhos Escolares cabe deliberar sobre as normas internas e o funcionamento da escola, além de participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico; analisar as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola, propondo sugestões; acompanhar a execução das ações pedagógicas, administrativas e financeiras da escola e mobilizar a comunidade escolar e local para a participação em atividades em prol da melhoria da qualidade da educação, como prevê a legislação. (BRASIL, 2004).

Diante definições, entende-se que o Conselho de Escola é uma “junta”, um “comitê” que atua para democratizar a educação e a escola, e tem como função analisar, assegurar e executar estratégias fomentadas pela comunidade escolar e local sobre os diversos temas que englobam o projeto-político-pedagógico e as prioridades da escola.

  1. De que forma o Conselho de Escola pode contribuir com a melhoria da qualidade do ensino?

O objetivo de trazer a comunidade externa para dentro da escola justifica-se pela necessidade da participação ativa dos pais na vida escolar dos filhos, visando melhorar o aprendizado, diminuindo a repetência e a evasão. (RIOS, J. A.; ARAGÃO, J. W. M. de, 2009, p. 16).

Para Gaia e Ferreira as contribuições são acompanhar a evolução dos indicadores educacionais (abandono escolar, aprovação, aprendizagem, entre outros) propondo, quando se fizerem necessárias, intervenções pedagógicas e/ou medidas socioeducativas visando à melhoria da qualidade social da educação escolar; (GAIA, C.; FERREIRA, E. R. A, 2013, pag. 227).

No Caderno 1 – Conselhos Escolares: democratização da escola e construção da cidadania  do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, outras contribuições são citadas e estão relacionadas com melhores condições de trabalho, que implica a consideração e o apoio a outras lutas, tais como as desenvolvidas por condições materiais satisfatórias de infraestrutura das escolas, valorização efetiva dos profissionais da educação (formação continuada e salários dignos), entre outras, que devem ser igualmente fortalecidas e encaminhadas pelos organismos sociais competentes (sindicatos, associações de educadores, entidades acadêmico-científicas da área educacional). (BRASIL, 2004, p. 31).

Desta maneira, a contribuição do Conselho de Escola para melhoria da qualidade de ensino se constitui em razão de minimizar a distorção idade/série, faltas frequentes, a evasão escolar, a repetência, aumentando o nível de aprovação e aprendizagem, assim como batalhar por melhoria salarial, da infraestrutura da instituição escolar e de cursos contínuos e atualizados para os professores.

  1. Os Conselhos de Escola, de uma forma mais genérica devem contribuir com os projetos que nela são realizados, de que forma?

De acordo com Rios e Aragão, os Conselhos Escolares são o sustentáculo de projetos políticos-pedagógicos que permitem a definição dos rumos e das prioridades das escolas numa perspectiva emancipadora, que realmente considera os interesses e as necessidades dos diferentes sujeitos sociais. (RIOS, J. A.; ARAGÃO, J. W. M. de, 2009, p. 8).

Afirmam também que estes Conselhos adquiram a finalidade incessante de reelaborar e recriar mecanismos de ação, execução e avaliação de projetos pedagógicos, financeiros e administrativos da rotina escolar, proporcionando a instituição resolver adversidades atuais, tornando-a sólida para enfrentamentos futuros.  

Várias são as formas de contribuição em projetos e um deles foi desenvolvido pelo Conselho Escolar do Instituto Estadual de Educação Professora Irmã Teofânia, em Garibaldi no RS. A cada ano os temas, objetivos, data, cronograma e desenvolvimento das atividades são escolhidos para a realização de uma feira intitulada Multifeira Teofânia. De acordo com o Conselho, este foi o caminho para motivar os alunos para o conhecimento e pelas artes, também forma de abrir espaço para a manifestação de aptidões e de talentos. São montados estandes, palco, convidadas as escolas vizinhas e durante o evento, os estudantes fazem a recepção dos visitantes, apresentam os trabalhos com o determinado tema. Se for gastronomia, eles expõem os alimentos que produziram; se for teatro, apresentam as peças; se pesquisaram sobre a história da cidade, expõem e mostram o que aprenderam. (BRASIL 2012).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (77.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com