TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Democrática na Escola

Por:   •  22/4/2015  •  Artigo  •  1.278 Palavras (6 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

ESCOLA DE EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE DIDÁTICA

                                                            Relatório de Estágio

                                                                 

O trabalho visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conceitos adquiridos, na vida acadêmica, através das disciplinas de Didática, Gestão Escolar, Estágio e Pesquisa.

Para um bom desempenho profissional e pessoal, sendo o Estágio de grande importância para que possamos ter consciência da realidade dos alunos e professores da escola, no cotidiano escolar.

Onde como estagiária observei o funcionamento da Unidade Escolar, envolvendo todos os funcionários: diretora, professoras e pessoal de apoio (merendeiras, auxiliares de limpeza, inspetores de alunos, coordenadores e secretaria) Como também auxiliei  algumas atividades a professora nos alunos com dificuldades de aprendizagem.

  1. Identificação da  Unidade Escolar

Escola Municipal Roberto Bonifácio de Queirós

Endereço Rua Antonio Gonzaga s/nº Bairro Vila Norma

Cidade de São João de Meriti

Diretora: Iva Marinho

Vice  Diretora: Sandra

Modalidades de Ensino: Educação Infantil

                                             Ensino Fundamental até o 3º ano

Órgãos Auxiliares da Escola: Conselho Escolar

1)Concepção de Educação Adotada pela Escola

A Escola Municipal Roberto Bonifácio de Queirós, segundo o Projeto Político Pedagógico é uma escola  que tem em destaque como tema:

“ Uma Escola de Gente Pequena com Grandes Possibilidades ”

Onde o documento Projeto político pedagógico, respaldado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional nº9394 de 20/12/1996 é resultado do pensar coletivo da escola que acredita nas possibilidades do ser humano.

1.2) Estrutura física e Organizacional da Escola

Apesar do colégio no momento passar por reformas, não há adaptações nos banheiros para receberem alunos cadeirantes, mas a estrutura física  é boa havendo  salas amplas e bem ventiladas como também parquinho e horta para os alunos.

Além das aulas de ensino regulares,  a partir de Abril desse ano de 2014 a Escola, conta com o Projeto do Governo Federal” Mais Educação”,onde os alunos selecionados foram o de baixo aproveitamento escolar,para que pudessem participar do letramento de matemática assim como cultivo a horta e algumas oficinas oferecidas pelos monitores selecionados para participarem desse programa.

O material necessário para o andamento das aulas dos professores é insuficiente, os professores encontram dificuldade nesse aspecto  não havendo folhas suficientes para realização de trabalhos com os alunos,assim como os” pilot “para escrita no quadro branco são de custeio dos professores durante o ano letivo, e muitos exercícios ainda são oferecidos aos alunos mimeografados,como também as apresentações dos alunos com relação a roupa e ornamentações das festas em datas comemorativas,dependem da doação dos pais para que esse momento aconteça.

Há uma sala de informática com dez computadores, com um programa já instalado para auxiliar as atividades do professor, que os alunos visitam uma vez por semana.

A cozinha é bem equipada, e a comida oferecida aos alunos é feita com muito carinho por parte das merendeiras. Não há uma gestão democrática dentro do colégio, direcionando todos os problemas para a direção fato bem presente nos Conselhos de Classe realizado na Unidade Escolar e registrado em ata.

Pátio com cobertura parcial e um pequeno parquinho próximo a um pé de mangueira,dentro do pátio, como também após a obra na unidade há um local gramado para hasteamento da bandeira,onde o hino brasileiro é cantado pelos alunos as  segundas-feiras,como o hino do município de São João de Meriti.

1.3)  Caracterização do Estágio

A clientela atendida pela escola é de alunos de classe média baixa, apresentando um alto índice de alcoolismo e problemas penitenciários em suas respectivas famílias. Quanto as atitudes em sala de aula, os problemas são como em todas as escolas, indisciplina,desrespeito entre colegas,porém na medida do possível a orientadora pedagógica tenta conversar com a família para que esse problema  seja solucionado,pois esse comportamento dos alunos nada mais é o retrato vivenciado em seus lares de violência e falta de perspectiva para o futuro em sua grande maioria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (72.9 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com