TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Escolar com Ênfase em Coordenação Pedagógica da Faculdade RHEMA

Por:   •  26/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.049 Palavras (13 Páginas)  •  45 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

[pic 2]

MÁRCIA REGINA SANTOS

PORTFÓLIO DE ATIVIDADES PRÁTICAS:

Metodologias ativas

Trabalho de conclusão de curso da Pós-Graduação (Lato Sensu) - Gestão Escolar com Ênfase em Coordenação Pedagógica da Faculdade RHEMA.

2022

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo enfatizar a importância da ludicidade na aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo dos alunos.

É comum nos deparamos nas salas de aula com uma quantidade expressiva de alunos com muitas dificuldades de aprendizagem e desmotivados paraos estudos, e partindo dessas observações, se faz necessário apresentar aos educadores a incontestável importância do lúdico para uma prática inovadora nas escolas.

O lúdico pode trazer à aula um momento de felicidade, seja qual for a etapade nossas vidas, acrescentando leveza à rotina escolar e fazendo com que o aluno registre melhor os ensinamentos que lhe chegam, de forma mais significativa, aprender se divertindo.

Entende-se que a partir do uso do lúdico no processo de ensino- aprendizagem é possibilitado ao aluno vivenciar diferentes experiências que envolvema lógica e o raciocínio, permitindo atividades físicas e mentais que atuam para desenvolver a sociabilidade e estimular a afetividade, bem como reações cognitivas, sociais, morais, culturais e linguísticas (SANTOS, 2014).

Diante dessas considerações, este trabalho tem como tema refletir sobre omodo como o lúdico pode contribuir com o processo ensino-aprendizagem no contextodos anos iniciais na Escola Dr. Jahyr Lopes de Castro, Pr.

O uso de atividades lúdicas na escola pode contribuir não só para o processo de ensino-aprendizagem, mas também para tornar o ambiente escolar maisreceptivo. É nesse contexto que surgem as atividades lúdicas que acontecem por meio dos  jogos e brincadeiras que devem ser utilizadas como ferramentas importantes para

assimilação de conteúdo

Diante dessa perspectiva, a escola precisa se transformar num ambiente receptivo e acolhedor onde os alunos sintam vontade de estar e de aprender, e cabe a nós professores nos conscientizarmos da necessidade de práticas inovadoras que possibilitem a inclusão de atividades lúdicas dentro e fora da sala de aula, acrescentando leveza à rotina escolar e fazendo com que o aluno registre melhor os ensinamentos que lhe chegam, de forma mais prazerosa e significativa.

Estimular o uso do lúdico na prática docente é muito importante, pois facilitao trabalho do professor com uma prática mais descontraída, contudo os educadores necessitam apropriar-se da atividade do brincar, de modo que o utilize adequadamente, gerando significativa aprendizagem.

Na sala de aula, o lúdico deve ser encarado como algo sério e de cunho pedagógico, fazendo-se assim necessário o educador conhecer as diversas práticas lúdicas.

2        OBJETIVO

O presente trabalho visa destacar a importância da ludicidade no processode ensino aprendizagem, os jogos tornam-se um recurso didático importante para auxiliar o processo de aprendizagem dos conteúdos.

É através de jogos e brincadeiras, que o aluno com dificuldade de aprendizagem ou de concentração, conseguirá desenvolver suas habilidades e consequentemente absorver os conteúdos aplicados pelo professor.

Diante da dificuldade que os alunos vinham apresentado para assimilar os conteúdos propostos em sala de aula, iniciei um processo mudando radicalmente a maneira como eram desenvolvidos meus planejamentos. Aos poucos fui transformando as aulas expositivas e tradicionalistas em aulas mais divertidas, mesclando os conteúdos com jogos e brincadeiras,

E diante desse novo método visando desenvolver o aprendizado dosalunos, pude observar que quando a atividade era desenvolvida no método tradicional,os alunos em geral mostravam-se desinteressados, quando o mesmo conteúdo era desenvolvido através de jogos, todos participavam ativamente e havia aprendizado.

As crianças apresentam maior facilidade no raciocínio lógico quando os conteúdos são apresentados de forma concreta, com o manuseio de algum recurso material que possibilite interagir com os mesmos.

Assim, ao levar o lúdico para a sala de aula, estamos proporcionando às crianças que criem suas possibilidades de solução das situações, e aproximando-as de situações reais em que utilizem tais conteúdos. Para Friedmann

O educador deve definir previamente, em função das necessidades e interesses do grupo,segundo seus objetivos, qual é o espaço de tempo que o jogo irá ocupar em suas atividades, no dia-a- dia. Deve também definir o espaço físico aonde esses jogos irão se definir: os objetos, brinquedos que

serão utilizados. Esses são requisitospráticos para começar o trabalho como lúdico. (1996, p.70)

Essa transformação pode ser percebida claramente no desenvolvimento intelectual e cognitivo do aluno, tornando-se uma maneira inconsciente de se aprender brincando.

Enfim, dentro da minha prática pedagógica ficou claro que como professora, não apenas contribui para aprendizagem dos alunos, mas consegui tornarminhas aulas mais dinâmicas e prazerosas, aplicando o lúdico dentro das brincadeirasrealizadas com os alunos. O lúdico é o vínculo que une a vontade e o prazer durantea realização de uma atividade.

Os resultados comprovam que atividades lúdicas representam um recurso facilitador e motivador da aprendizagem, associando-se à brincadeira, ao jogo, ao divertimento, sendo um elemento imprescindível para o desenvolvimento do aluno.

Cabe a escola e aos profissionais que nela atuam, repensar suas práticas e valorizar o jogo, como forma de evitar a monotonia das aulas, desinteresse e indisciplina

É preciso recuperar o sentido da escola, como um lugar de alegria, prazer intelectual e satisfação e brincar através dos jogos didáticos torna enriquecedor o saber e o ambiente de ensino mais agradável para o aprendizado significativo.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

Durante a realização deste trabalho pesquisei autores que auxiliaram na busca de respostas para as questões acima mencionadas, a fim de compreender como se dá esse processo através do lúdico em sala de aula.

Segundo Kiya (2014), deve-se sempre ter em mente que, qualquer que sejaa prática pedagógica a ser desenvolvida, ela deve proporcionar felicidade para os alunos, por isso:

Na busca por respostas sobre como tornar o ensino agradáveltanto para os alunos quanto para os professores descobrimos que o uso de jogos bem como de atividadeslúdicas,                                        como                        recursos metodológicos,        podem        ser        a        saída  para        melhorar        o        processo        de ensino/aprendizagem e tornar o trabalho educacional realizado em nossas escolas mais dinâmico e prazeroso (Kiya, 2014, p. 9)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (342.6 Kb)   docx (158.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com