TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Escolar e os Desafios da Inclusão

Por:   •  23/6/2022  •  Artigo  •  2.953 Palavras (12 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO EDUCACIONAL ALFA

GESTÃO ESCOLAR

E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO

JANE LEMOS MOREIRA

Caratinga- MG

2013

[pic 2]

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU INSTITUTO EDUCACIONAL ALFA

GESTOR ESCOLAR

 E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO

JANE LEMOS MOREIRA

Artigo científico apresentado a Uniandrade como requisito parcial para obtenção do título de Gestão do Trabalho Pedagógico

Caratinga- MG

2013

GESTOR ESCOLAR E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO

RESUMO

Jane Lemos Moreira[1]

Esse trabalho, objetiva estudar a gestão escolar frente aos desafios da inclusão de aluno com NEE         (necessidades Educacionais Especiais). Com base em pesquisa bibliográfica e documental, visa mostrar o perfil do gestor democrático,  a realidade da inclusão como processo contínuo, apresentar as dificuldades vivenciadas pelos gestores ante a inclusão, e analisar as mudanças necessárias a E I (Escola inclusiva).  Conclui-se que, há muito a ser feito nas escolas para que o processo de inclusão realmente aconteça, porém o gestor que compreende a importância deste processo entende que é possível uma escola que vive e respeita as diferenças.

Palavras Chave: Gestor Democrático, Inclusão, desafios.

INTRODUÇÃO

A educação tem vivido um momento especial e desafiador.  As escolas tem que se adequarem ao padrão de escola para todos, escola inclusiva,  que oferece um ensino de boa qualidade a todos os alunos dentre eles  os portadores de NEE (necessidades educacionais especiais). Isto demanda alterações na estrutura física, (acessibilidade, na organização escolar, currículos e outros.

Construir um espaço democrático na educação, passa obrigatoriamente pela democratização da gestão, que deve ter como parâmetro o princípio da inclusão. Um espaço só se torna verdadeiramente democrático quando há lugar para todos, sem exceção. ( FERASO e PAGOTO, 2012, p132)

 Neste contexto de inclusão, discussões são freqüentes. Surgem resistências por parte da família que se sente insegura em confiar a escola o cuidado e educação do filho com NEE, por parte da comunidade escolar que ainda tem um olhar discriminatório e também  por educadores que se sentem despreparados para atender o aluno NEE.

O gestor se vê face à estas mudanças, “assumir o compromisso de organizar uma escola inclusiva está longe de ser uma tarefa fácil, cômoda ou simples” (LIMA 2005, p.100).

O trabalho que se segue define gestão democrática, mostra a inclusão como um processo contínuo, fala das dificuldades vivenciadas pelos gestores, e como o gestor deve agir para que sua escola seja de fato uma escola inclusiva.

DESENVOLVIMENTO

DEFININDO GESTÃO DEMOCRÁTICA

Nas últimas décadas, novos olhares têm sido lançados à educação e mudanças significativas têm acontecido no âmbito escolar. É o desafio na busca de um ensino de qualidade para todos. Neste novo olhar educacional surge a gestão democrática, que é a administração, participativa, transparente e principalmente democrática.

A gestão democrática é pautada pela participação coletiva em todo âmbito escolar, quais sejam: na preparação do PPP Projeto Político Pedagógico da escola, fiscalização, prestação de contas das verbas que a escola recebe, na avaliação do ensino, da instituição e dos profissionais da educação, na eleição de diretores e  nas decisões a serem tomadas na elaboração de estratégias que garantam acessibilidade e educação.

Mesmo sendo o gestor, diretor responsável por uma instituição escolar, todos os envolvidos no cotidiano escolar:  direção, professores, alunos, pais, setores técnicos e administrativos, conselhos e comunidade devem fazer parte desta gestão, ser agentes participativos, todos juntos em prol da educação, isso é democracia.

A gestão democrática é estabelecida por lei, a LDBEN, Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9394/96 no tocante a gestão democrática determina:

art. 14. os sistemas de ensino definiráo as normas ga estão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:

I - participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola:

II- participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

Art. 15. Os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas de educação básica que integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira, observados as normas gerais de direito financeiro público (BRASIL, 1996).

Segundo Ferreira (1999), a gestão democrática está relacionada com o estimular uma organização a tomar decisões, desempenhar papeis e alcançar objetivo. Estas atitudes não são inerentes à administração, são princípios sociais.

Encontramos na LDB, art 12, incisos I a VII as principais delegações referentes à gestão escolar:

 I-             elaborar           e      executar      sua     proposta         pedagógica,

II-              administrar   seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros;

III-      assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas;

IV-       Velar    pelo    cumprimento   do   plano  de trabalho de cada docente

V-       prover   meios  para  a recuperação dos alunos de menor rendimento;

VI- articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de     integração da escola;

VII- Informar os pais e responsáveis sobre a frequência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica. (BRASIL, 1996)

Não é fácil o ofício de gestor, de administrador escolar. Para poder realizar um bom trabalho e obter êxito o gestor precisa amar o que faz e ter consciência de que dificuldades e desafios sempre existirão e  estão presentes em toda área a vida, a maneira como são enfrentados e que fazem toda a diferença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (184.9 Kb)   docx (64.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com