TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão no Contexto Escolar

Por:   •  27/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.649 Palavras (15 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

        

CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA

Relatório de Atividade Prática Supervisionada em Gestão no Contexto Escolar

Aluno (s):

Flávia Vieira

Isis Pontes de Almeida

Mariana Rodrigues

        Rio de Janeiro        

Outubro 2015

FLAVIA VIEIRA

ISIS PONTES DE ALMEIDA

MARIANA RODRIGUES

Relatório de Atividade Prática Supervisionada em Gestão no Contexto Escolar

Relatório apresentado como conclusão da Atividade Prática Supervisionada na disciplina Gestão no Contexto Escolar do Centro Universitário Carioca

Professor Supervisor: Leonardo Monteiro Trotta

Período: Julho a Dezembro de 2015

Rio de Janeiro

Outubro 2015

SUMÁRIO

1.  INTRODUÇÃO

04

2. SOBRE A ESCOLA

05

3. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO - PPP

06

4. ANÁLISE SWOT

14

5. CONCLUSÃO

16

REFERÊNCIAS

17

1. INTRODUÇÃO

A gestão escolar é um termo recente, anteriormente a conhecíamos como “administração escolar”. O conceito de gestão escolar foi constituído a partir dos movimentos de abertura política do país (pós-ditadura), promovendo novos valores e conceitos, associados à ideia de autonomia escolar, à criação de escolas comunitárias, à participação da sociedade e da comunidade cooperativas e associativas. A nomenclatura muda assim como as concepções teóricas a respeito desta atividade.

Optamos pela Escola Parque Barra para a realização deste trabalho, em virtude da grande dificuldade de outras instituições não estarem “abertas” para a realização do processo de entrevista e divulgação de dados.

Na Escola Parque Barra encontramos abertura devido ao fato de uma das participantes trabalhar no local e ter acesso a algumas informações. Informamos que com isso, foi realizado pesquisa e não entrevista direta, pois foi apresentada documentação para esclarecer as perguntas elaboradas pelo grupo.

O Objetivo deste trabalho é apresentar a forma de gestão realizada na instituição, com os fatores da análise swot e o projeto político pedagógico que possui.

4

2. SOBRE A ESCOLA

A Escola Parque é uma empresa da área escolar estabelecida no município do Rio de Janeiro, Brasil. Atualmente opera com uma unidade na Gávea e outra na Barra da Tijuca, este último onde focamos esta pesquisa, que está situada na, Rua Pedra de Itaúna nº 111, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro.

A Instituição foi fundada em 1970 por um grupo de educadores de diversas áreas do conhecimento. O espaço físico, amplo e “verde” era fundamental para a realização do projeto pedagógico e uma das preocupações em transmitir aos pais a importância do “verde” e do espaço amplo na educação dos seus filhos, assim como ter uma boa  localização, concentração de pessoas e outras facilidades para atingir o público pretendido.

Com seu papel e perfil definidos, a Escola Parque tornou-se também foco de interesse da mídia, sendo procurada para diversos assuntos na área de Educação.

Estabilizada no mercado, com seu crescimento concluído verticalmente, e já com mentalidade e estrutura empresarial definidas, a abertura de uma filial na Barra da Tijuca ocorreu de forma natural surge assim a filial inaugurada em 2001 no Condomínio Pedra de Itaúnas, com planejamento físico-financeiro bem estruturado e divulgação bem realizada.

A Escola Parque adotou o modelo construtivista, acreditando no desenvolvimento da capacidade de aprender do aluno. E os recursos materiais utilizados como metodologia de ensino trabalham com o desenvolvimento sustentável, onde a reutilização de materiais é aplicada rigorosamente, possuindo inclusive a criação de um espaço denominado “sucatário” onde ficam os materiais recicláveis.

5

3. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

O projeto político pedagógico da Escola Parque foi elaborado por uma equipe de educadores que fazem parte das coordenações e da direção da instituição. Esta proposta foi baseada nas sugestões dos parâmetros curriculares nacionais (PCN) e na lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96).

Questionário apresentado para entrevistas e respostas obtidas através de documentos entregues para consulta e dúvidas retiradas com alguns gestores e pesquisa sobre a escola no site e através de vídeos.

3.1. Qual o tipo de gestão da escola?

A escola possui uma gestão democrática.

3.2. Há alguma gestão colegiada, adotada pelo coletivo, caso sim, como funciona?

Não há.

3.3. Quais são a missão, visão e valores da instituição?

Valores:

O conhecimento sustenta a civilização.

A construção de uma mentalidade planetária assegura a convivência pacífica.

A preservação do ambiente é base para o futuro da civilização.

O convívio social implica o reconhecimento do outro e o respeito à diferença.

Educar com qualidade é condição para o desenvolvimento de uma sociedade.

Desenvolvimento moral e desenvolvimento intelectual são inseparáveis.

É imprescindível a relação de confiança entre todos os que participam da comunidade escolar: alunos, professores, pais, funcionários, gestores, diretores.

Visão:

Ser referência de vanguarda no que se refere ao pensamento sobre aprendizagem.

Construir aprendizagem com foco em resolução de problemas.

Estimular abordagem científica do conhecimento.

Utilizar tecnologias contemporâneas na aprendizagem.

Formar alunos capacitados a atuar com criatividade e eficiência na vida profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (174.7 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com