TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HOMOSSEXUALIDADE NA ESCOLA

Por:   •  18/9/2022  •  Resenha  •  1.579 Palavras (7 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE DE CASTANHAL - FCAT

cLESIA FERREIRA DE LIMA

ELIANA DE LIMA LEITE

GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DA MODERNIDADE

Castanhal - PA

2015

FACULDADE DE CASTANHAL - FCAT

CLESIA FERREIRA DE LIMA

ELIANA DE LIMA LEITE

GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DA MODERNIDADE

Trabalho apresentado ao curso de Pós Graduação da Faculdade de Castahal – Fcat, com requisito para obtenção de uma nota.

Professor: Hildo

Disciplina: Gestão Escolar no contexto da modernidade.

Castanhal - PA

2015

HOMOSSEXUALISMO NA ESCOLA

Clésia Ferreira de Lima

Eliana de Lima Leite

  1. Introdução

O presnte tema “Homossexualismo na Escola”,que iremos abordar neste trabalho vem mostrar a importância em se estudar o assunto devido aos acontecimentos que vem ocorrendo dentro e fora do ambiente escolar, tais com bulling e em casos mais extremos até a violência fisica. O devido tema foi escolhido levando em con[1]sideração que o mesmo ainda é um assunto que não é muito discutido nas escolas e um tema que ainda é muito complicado para ser debatido em sala de aula.

        A respeito deste tema podemos citar alguns nomes de autores que possuem trabalhos sobre esse tema como Cesar Aparecido, Michel Foucault e  NunesLuis Mott. A partir das pesquisas realizadas sobre o tema Homossexualismo na Escola, chega-se a seguinte problematica:

Como um gestor democrático deve mediar o homossexualismo na escola?

        O tema acima citado é um assunto de grande relevânciapara ser estudado, devido a falta de dialogo sobre o mesmo nas escolas, onde podem acontecer algumas cituações em que a intervenção de uma pessoa capaz de resolver aquela sitaução não se faz presente, devido este assunto ainda ser pouco discutido e trabalhado nas escolas,sendo que em alguns casos por falta de informação, as pessoas não possuirem capacidade de falar sobre o assunto ou em muitos casos por preconceito ao assunto.    

  1. Revisão da Literatura

A questão Homossexualidade, mesmo tão presente na contemporaneidade, ainda é um assunto de grande repercussão, geralmente considerado como “tabu”, principalmente quando abordado dentro de uma família tradicional. Relacionar-se com um parceiro do mesmo sexo é uma ocorrência relativamente comum no mundo através dos tempos, porém, ainda com a presença de indivíduos homossexuais e bissexuais na história da humanidade o tema continua trazendo muitas controvérsias na modernidade e contraditoriamente em uma sociedade que se nomeia tão “liberal”, colidindo com dogmas morais e religiosos, influenciados por ignorância e contrastando com intuitos políticos.

A discussão acerca da homossexualidade dentro de comunidades de estudiosos ainda é muito acirrada, pelo fato da ciência ainda não ser suficientemente capaz de determinar sua causalidade. A sexualidade envolve o comportamento, ato sexual, noções de gênero feminino e masculino, dentre outros. O ser humano moderno vive em uma sociedade que não possui o costume de enxergar o sexo como algo natural do ser vivo e de cada indivíduo em particular.

Pode ser observado em diversas culturas do mundo que as pessoas podem ter atração pelo mesmo sexo e se distanciar do sexo oposto, ou seja, as amizades são mais fáceis de acontecer em grupos inteiramente masculinos ou inteiramente femininos do que em grupos mesclados. Até o presente momento, os estudiosos no assunto, parecem concordar em um ponto: não há como determinar uma causa/ motivo para  Homossexualidade.

2.1 Reflexões Teórica sobre Gestão democrática

Pensar em desenvolver um processo de gestão democrática que estimule a participação de todos os atores envolvidos no processo educativo não é nada simples, considerando que a escola está inserida em um sistema que privilegia o individualismo e a meritocracia, e levando em conta, ainda, que a gestão democrática vem sendo cooptado pelo pensamento neoliberal como forma de desresponsabilizar o Estado de suas obrigações para com a educação. Portanto, falar em democracia na escola é uma tarefa árdua, conflituosa e complexa. Mesmo tendo isto em vista, este texto tem como objetivo discutir alguns princípios da razão comunicativa e da democracia e como eles podem fazer-se presentes, na gestão da escola.

Para empreender uma gestão escolar que realmente valorize a formação democrática, é necessário perceber, juntamente com Cortina, que “é impossível construir uma sociedade autenticamente democrática contando apenas com indivíduos técnica e socialmente capacitada”. Uma sociedade democrática deve pautar-se em valores diante dos quais a racionalidade instrumental, típica do sistema capitalista, é cega. Portanto, parece que uma sociedade que se pretenda de fato democrática, precisa procurar pautar-se nos princípios da racionalidade comunicativa (CORTINA, 2005, p.170).

2.2 Homossexualismo na Escola

Discriminar homossexuais é igual a discriminar negros, pobres ou qualquer outra pessoa: uma violência contra o ser humano. E, na adolescência, idade na qual os homossexuais costumam ser alvo de gozação, isso é ainda mais grave.

Em uma visão geral, sexualidade é definida como um conjunto de descobertas, crenças, práticas, escolhas, fantasias, e experiências relacionadas ao ato sexual construído ao longo da vida dos indivíduos. Este se encontra recoberto por valores morais, que são determinados por comportamentos e costumes sociais que dizem respeito ao coletivo (NUNES, 2005).

Freud, em suas pesquisas, no entanto, afirmava que os desejos extrapolam essa matriz:

Sexualidade não designa apenas as atividades e o prazer dependem do funcionamento do aparelho genital, mas toda uma série de excitações e de atividades presentes desde a infância, que proporcionam um prazer irredutível à satisfação de uma necessidade fisiológica fundamental (respiração, fome, etc.) e que se encontram a título de componentes na chamada forma normal de amor sexual. Por fazer parte de nossa necessidade fisiológica, é trabalho fundamental para uma sociedade que deseja libertar-se de preconceitos profundamente repressivos e castradores que interpretem as experiências dessa sexualidade (Claret, 1984, p.108).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (83.4 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com