TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HORTA COMO PRINCIPAL MECANISMO PARA APLICAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA

Por:   •  19/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CURSO DE PEDAGOGIA

A HORTA COMO PRINCIPAL MECANISMO PARA APLICAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA

BELÉM-PA

2018

BENEDITA DE MELO CAMPOS

CASSIANO RICARDO BIBAS COSTA

CRISTIANE DE O. GOMES PEREIRA

DIVANIL DA SILVA PAMPLONA

HELIO SILVA FREITAS

HELLEN DO SOCORRO DE ALCANTARA BARROSO

HELOISE DE SOUSA OLIVEIRA

JAQUELNE GOES DE LEMOS RAMOS

MARCO AURELIO CONCEIÇÃO LIMA

MARIA JOSÉ FERREIRA MENDONÇA

POLIANA DE CASSIA REIS DE OLIVEIRA

RAFAEL NASCIMENTO DA CONCEIÇÃO

RAYANE DA SILVA NASCIMENTO PEREIRA

A HORTA COMO PRINCIPAL MECANISMO PARA APLICAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA

BELÉM-PA

2018

INTRODUÇÃO

        O tema abordado é de extrema relevância para a sociedade, primordialmente para a educação infantil, onde busca aplicar mudanças de valores, hábitos e atitudes com o plantio de horta, já que escola é o principal meio de formação de indivíduos responsáveis e aptos a colaborar e decidir sobre questões sociais, visando explicar o meio em que vive.  Dessa forma a educação ambiental torna-se uma pratica necessária para fortalecer a harmonia entre o ser humano e o ambiente, formando uma comunidade responsável pelo meio social, desenvolvendo um vínculo positivo com a natureza.  

PROBLEMA DE PESQUISA

Neste trabalho buscamos então explicar por meio do problema de pesquisa: De que forma a horta pode contribuir para o ensino ambiental na educação?

JUSTIFICATIVA

A horta, neste ponto, é uma didática primordial da educação ambiental que deveria ser aplicada a todos, envolvendo a escola como um todo, no planejamento, construção e desenvolvimento, incentivando as crianças ao consumo de hortaliças, vistas como “não aceitáveis” ou de “gosto ruim”, buscando mostrar de forma descontraída e didática as contribuições que estes podem trazer, atingindo o objetivo, tal qual de uma alimentação saudável, promovendo uma boa saúde, assim como um bom desempenho escolar possibilitado pelo acesso à alimentação necessária nesta fase de desenvolvimento.

Neste contexto, o cultivo de hortas no ambiente escolar pode ser um valioso instrumento educativo, pois o contato com a terra mostra as diversas descobertas de formas de vida que ali existem e convivem, principalmente o encanto com as sementes que brotam como mágica. Assim, as hortas dependendo da didática do educador, pode inclusive abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada, assim como promover vivencias que resgatam valores.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

        O objetivo geral deste trabalho é realizar um estudo teórico sobre de que forma a horta pode contribuir para a educação ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (70.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com