TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Ludicidade

Por:   •  4/4/2017  •  Resenha  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  1.057 Visualizações

Página 1 de 2

1        ludicidade

História da Ludicidade

Forma de progredir a imaginação, as percepções , através de dança, música e jogos. O intuito é ensinar, educar, se divertindo e relacionando-se com os outros.
O primeiro conceito do jogo é o de ser lúdico ( aprender e ensinar se divertindo).

Fazendo uma analise  do tempo e observando o ato de brincar, podemos certificar que o “brincar” está existente em todas as eras, desde os tempos mais antigos até a atualidade.

Na Pré-história o brincar é nobre e  natural para o homem.

No Egito e na Grécia, até mesmo os crescidos brincavam, ou seja, a família toda fazia parte desse momento de brincar, na educação, no ato de ensinar as tarefas e as artes para os pequenos. O primeiro a mostrar afeição pelo conhecimento do lúdico foi Platão, que apara a relevância dos jogos no processo da aprendizagem das crianças, especialmente na matemática (áreas exatas).

Com a evolução do Cristianismo na Idade Média, a igreja pressupunha o jogo como algo ímpio  e por essa razão  na educação aconteceu uma regressão em relação ao lúdico.

Com a sistematização usada pelos jesuítas o lúdico volta a ter um ressalto importante, principalmente no ensinamento da ortografia e da gramática.

Foi mais ou menos entre os séculos XVII e XVIII que se fez uma separação entre a fase da infância e a fase adulta, apareceram novas concepções a respeito do crescimento da criança,aperfeiçoando as características essenciais da infância.

Alguns teóricos como Pestalozzi, Dewey, Rousseau, Fröebel e Montessori, trouxeram muitas colaborações para a educação em junção ao uso do jogo para as crianças em idade escolar.

Podemos citar também duas intervenções  importantes para a educação, aparecem  Vygotsky e Piaget com novas colaborações  científicas, dando muito mais destaque na aprendizagem. Vygotsky considera em um trabalho importantíssimo do jogo , do faz- de- conta que é a parte pedagógica. Já Piaget dá uma acepção mais ampla para o jogo em seus estudos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (58.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com