TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História e Filosofia da Educação

Por:   •  8/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 4
  1. Assista o vídeo apresentado acima e responda as questões colocadas abaixo:


a) O que foi a reforma protestante?

Um movimento reformista cristão simbolizado pela publicação das 95 teses de Martinho Lutero(quem também foi o líder desse movimento) em 31 de outubro de 1517 na porta da igreja do castelo de Wittenberg,tendo por ponto inicial as críticas às vendas de indulgências,o movimento de Martinho Lutero ficou conhecido como um protesto contra os abusos do clero,evoluindo para uma proposta de reforma no catolicismo romano a partir das mudanças em diversas partes da doutrina da igreja católica romana.Cinco solas é como ficou conhecido os princípios fundamentais extraídos da reforma protestante.
Vários religiosos e governantes europeus apoiaram Lutero provocando uma revolução religiosa,com início na Alemanha,sendo estendida pela suíça,França,países baixos,Reino unido e alguns outros.A resposta da igreja católica romana foi o movimento conhecido como Contrarreforma ou reforma católica,tendo início no concílio de Trento.
A divisão da igreja do ocidente,assim chamada pelos católicos romanos e os reformados ou protestantes) foi o resultado da reforma protestante dando origem ao Protestantismo.


b) Qual era criticas feitas pelos protestantes as indulgências?

Os impostos abusivos,os abusos cometidos pelo clero disseminavam-se por todas as categorias eclesiásticas.Desde a venda de "relíquias sagradas" (como supostos pedaços da cruz em que Cristo foi crucificado),feita pelo baixo clero,até a intervenção política em problemas internos dos reinos pelos Papas.

c) Quem foi Lutero e porque ele foi excomungado?

Lutero foi um monge da igreja católica e o conhecido criador do protestantismo.Em 157,formulou uma carta de protesto contra a nova venda de indulgências contendo 95 teses de críticas á postura dos membros do clero de Roma e a venda de "salvação".


d) Porque alguns nobres decidiram apoiar a reforma protestante?

Por interesse financeiro e comercial,a Igreja enxergava aqueles com desejo de prosperar economicamente como pecadores.A igreja católica naquela época tinha um forte poder de influência,assim,pregava a pobreza e a miséria para a população,não deixando a economia e os comércios crescerem livremente,ou seja,a população e a classe burguesa eram proibidos de enriquecer enquanto os integrantes do alto clero viviam no luxo.

e) O que foi a guerra dos 30 anos?


Foi um conjunto de guerras travadas do ano de 1618,pendurando até 1648,pelas potências européias sendo que esses conflitos tiveram diversos motivos,como por exemplo,a religião,diferenças e oposições,política entre os países e outros,destacando o papel da Alemanha nos conflitos

2) Escolher uma igreja protestante ao qual você tenha contato e pesquisar sobre: 
a) De que tipo ela é?
 (Luterana, Calvinista, metodista, presbiteriana, pentecostal e etc)
R:
 Pentecostal 
b)Qual a sua origem histórica?
R: Teve início no ano de 1906 em Los Angeles Estados Unidos, houve um grande avivamento caracterizado principalmente pelo “batismo com o Espírito Santo” evidenciado pelos dons do Espírito (glossolalia, curas milagrosas, profecias, interpretação de línguas e discernimento de espíritos).
Devido à projeção que ganhou na mídia, o avivamento na Rua Azuza rapidamente cresceu e, subitamente, pessoas de todos os lugares do mundo estavam indo conhecer o movimento. No começo, as reuniões na Rua Azuza conteciam informalmente, eram apenas alguns fiéis que se reuniam em um velho galpão para orar e compartilhar suas experiências, eram liderados por William Seymour (1870-1922). Rapidamente, grupos semelhantes foram formados em muitos lugares dos EUA, mas com o rápido crescimento do movimento o nível de organização também cresceu até o grupo se denominar Missão da Fé Apostólica da Rua Azuza. Alguns fiés não concordaram com a denominacionalização do grupo. Surgiram grupos independentes que emergiram em denominações. Também algumas denominações já estabelecidas adotaram doutrinas e práticas pentecostais, como é o caso da Igreja de Deus em Cristo. Mais tarde, alguns grupos ligados ao movimento pentecostal começaram a crer no unicismo invés da triunidade (trindade). Com o crescimento da rivalidade entre os que criam no unicismo e os que criam na trindade geram um cisma e novas denominações nasceriam como a Igreja Pentecosta Unida (unicista) e as Assembléias de Deus (trinitária).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (73.4 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com