TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Por:   •  13/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.221 Palavras (5 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

JOÃO PAULO L. MORAES

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

[pic 3]

Breves-PA

2015

JOÃO PAULO L. MORAES

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

                        

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Organização e didática nos anos iniciais do ensino fundamental; Avaliação da aprendizagem e ação docente; Ensino de ciências naturais e saúde infantil; Educação de jovens e adultos; Prática pedagógica interdisciplinar: ensinar e aprender na educação de jovens e adultos; Seminário interdisciplinar VI; Estágio curricular obrigatório I: educação infantil. Profs. Marlizete Bonafini Steinle; Sandra Regina dos Reis; Maurílio Bergamo; Vilze Vidote Costa; Lucy Mara Conceição; Cyntia Simioni França; Vilze Vidote Costa

Tutora eletrônica: Thais Rodrigues Gonzaga Probst

Tutor(a) de sala: José Kléber Gonçalves Lourenço

Breves-PA

2015

INTRODUÇÃO

O ato de planejar faz parte da história do ser humano, pois o desejo de transformar sonhos em realidade é uma preocupação marcante de toda pessoa. Em nosso dia-a-dia, sempre estamos enfrentando situações que necessitam de planejamento, mas nem sempre as nossas atividades diárias são delineadas em etapas concretas da ação, uma vez que já pertencem ao contexto de nossa rotina.

O planejamento educacional torna-se crucial no sentido de atingir os verdadeiros propósitos da educação do cidadão, primeiramente, o planejamento busca direcionar a educação considerando o contexto nacional, regional, local e comunitário que o indivíduo está inserido, buscando sempre:

"Uma educação que, pelo processo dinâmico, possa ser criadora e libertadora do homem. Planejar uma educação que não limite, mas que liberte que conscientize e comprometa o homem diante do seu mundo. Esta é o teor que se deve inserir em qualquer planejamento educacional" (OLIVEIRA. 2007 p.27).

Neste trabalho, procurarei enfatizar a grande importância do planejamento educacional para o trabalho do professor e também para o processo de ensino aprendizagem e realcionando-o a experiências vividas por mim durante minha época de estudante e confrontando com as discussões teóricas em sala de aula e ainda sobre a importância deste planejamento para o processo de ensino aprendizagem nas séries inciais do ensino fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

DESENVOLVIMENTO

O professor, ao planejar suas aulas, antecipa de forma coerente e organizada todas as etapas do processo de ensinoa prendizagem, para que o trabalho a ser realizado se encaixe em uma seqüência, uma linha de raciocínio, em que o professor tem a real consciência do que ensina e quais os objetivos que espera atingir, para que nada fique disperso ao acaso.

Entretanto, apesar de conhecerem a importância de planejar para um efetivo trabalho em sala de aula, muitos professores relutam contra a exigência das escolas para realizá-lo.  Acreditam que planejar é apenas atender à burocracia escolar, evidenciando a não utilização do que se planeja, pois a partir do momento que não acreditamos nos resultados de nossas ações, deixamos de praticá-las da forma que ela está prevista, ou seja, planejam, mas não usam o planejamento. Muitos optam por aulas improvisadas e muitas vezes, as atividades são desenvolvidas de forma desorganizada, não havendo assim, compatibilidade com o tempo disponível.

Isso me fez lembrar de quando eu ainda era um estudante do ensino fundamental e passei por algumas experiências de professores que se planejavam para as aulas e outros que visivelmente nem se preocupavam com o planejamento da aula que iria ministrar.

Tive uma experiência boa com uma professora ainda na antiga 4ª série (hoje 5º ano) de uma professora que usava uma motdologia bastante interessante e que pôde me ajudar a desenvolver minha escrita e minha produção e organização de texto e que até hoje me é valido, pois com o planejamento que ela preparava para aquelas aulas era com objetivos e penso que pelos menos de minha parte esses objetivos foram alcançados e sou muito grato à ela. Sua metodologia consistia em trabalhar textos seus diversos gêneros (fábulas, poemas, poesias, etc...), depois trabalhava a leitura que as vezes era individual e outras era em grupo, e depois partíamos para produção de texto, onde ela nos ensinava sobre as regras para se produzir um texto narrativo, discursivo, etc, e regras de como se fazer um parágrafo, pontuação e acentuação, enfim, isto me valeu muito a pena e ainda hoje me ajuda muito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (111.7 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com