TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA VIDA ESCOLAR DA CRIANÇA

Por:   •  10/11/2022  •  Projeto de pesquisa  •  3.094 Palavras (13 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

       

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE PEDAGOGIA

A IMPORTANCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA VIDA ESCOLAR DA CRIANÇA

MARIA DÉBORA DOS SANTOS SILVA

Trabalho de Pré-Projeto apresentado como exigência da disciplina PPE – Pré-Projeto

                                                      Orientadora: Profa. Márcia Cristina de Faria

NATAL/RN

2022


MARIA DÉBORA DOS SANTOS DA SILVA

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA VIDA ESCOLAR DA CRIANÇA: FAMÍLIA E A SUA RELAÇÃO COM A ESCOLA

NATAL/RN

2022

INTRODUÇÃO

 

Este trabalho foi realizado com a intenção de mostrar a importância da participação da família na vida escolar dos filhos, assim ajudar identificar meios em que a escola possa acolher tais participantes, dando luz a participação dos pais no dia a dia escolar. Cabendo indagar qual a importância da participação dos pais na vida escolar de seus filhos? E quais estratégias a escola pode realizar para que eles façam parte da construção social dos mesmos; sabe-se que a família é uma ferramenta importante para a constituição da identidade da criança pois a vivência familiar é responsável por fatores determinantes, sendo eles sociais, econômicos e culturais.

É pertinente citar, que a escolha do tema adveio do interesse de investigar quais os reais motivos das dificuldades na relação entre família e escola, uma vez que, representam uma equipe, portanto, é significativo que elas permaneçam juntas.

A  evolução da tecnologia, trabalhos execivos, correria do dia a dia são fatores que causam o distanciamento dos pais do ambiente escolar de seus filhos, contando ainda com a ansiedade que assola as pessoas desde de a sua infância por uma series de motivos. Então surgiu a curiosidade desta pesquisa, pensando como a escola deve agir diante desse problema ? como e quais métodos usar para melhorar a participação dos pais no desenvovimento educacional e social de seus filhos ? A família também determina seus valores sociais que se tornam primordiais na convivência escolar, e a escola por sua vez, apoia a família através de métodos que ensine os valores, a ética, cidadania, seus deveres e direitos além dos conteúdos escolares.  

É interessante compreender a importância da relação Família-Escola para o desenvolvimento do aluno no ambiente educacional, pois a partir desta relação podemos estabelecer estratégias de acompanhamento e de permanência na escola. Como diz Parolin (2003, p. 99): A escola tem sua metodologia e filosofia para educar uma criança, no entanto ela necessita da família para concretizar o seu projeto educativo. Concordando com a ideia é de suma importância esse envolvimento para ambos caminharem para um mesmo objetivo, sabendo que nem todos pais tem a preparação ou orientação para realizar tal observação. Pois, para Guedes-Pinto (2008) fica claro quando expõe que, quanto maior a interação e o comprometimento ativos por parte dos pais ou responsáveis, maiores serão as oportunidades para o sucesso escolar. O trabalho em equipe entre a escola e os pais em prol do desenvolvimento de suas crianças torna-se cada dia mais essencial, levando com consideração que ainda existe a deficiência dessa união, mas para Para Freire (1996, p.66) “a liberdade amadurece no confronto com outras liberdades, na defesa de seus direitos, em face da autoridade dos pais, do professor, do Estado”. É direito dos pais, dos professores e do estado buscar defender seus direitos e deveres para com a necessidade de melhorar juntos a educação e a aprendizagem do aluno, tornando o confronto uma ferramenta favorável para esse desenpenho.

METODOLOGIA

Este trabalho foi realizado através de pesquisas bibliográfica; como livros, sites, blogues e observação do meio educativo, entrevista com pais, alunos, professores, gestores e a comunidade tendo como objetivo coletar dados que consigam mostrar meios e novos métodos que a escola, não somente o professor, aluno, gestor, mas todo corpo educacional; sabendo que, a mesma é composta com um conjunto de pessoas e ambos contribuem para o seu funcionamento, contando com a contribuição de todo o corpo educativo, inclusive a família e a comunidade.

Torna-se essencial o envolvimento de todos nesse processo. A escola é parte fundamental na preparação do ambiente, pois é a partir dela que será construído métodos capazes de modificar, melhorar essa interação entre a família e a escola. O professor pesquisador estar em constante renovação, procurando sempre melhorar sua metodologia, para facilitar sua maneira de trabalho e absorção dos conteúdos para seus alunos, assim alcançando seus objetivos como docente ativo, em constante evolução e renovação.

    [a][b][c]

LEVANTAMENTO DO REFERENCIAL DA PESQUISA

Em face da realidade escolar, onde a escola e suas relações tem seus questionamentos, pois nem sempre a realidade na qual se fala é a que se vivencia. A vida real é mais cruel do que se fala em boas leituras, o estado e muitos profissionais nem sempre estão compromissados com a educação e o desenvolvimento sócio cultural, emocional das crianças. Sabe-se que a criança e todo o seu processo de evolução tem uma longa jornada pelos os trilhos que levam ao sucesso educacional e sociocultural, ruma ao crescimento para vida; esse é o desejo dos pais e da escola, criar para vida.

É importante que o compromisso da escola seja constante e incansável, pois é essa persistência quem vai definir o sucesso desse progresso, por outro lado observando que há o excesso de compromisso dos pais com seu trabalho e rotina que os afastam de seus filhos, deixando muitas vezes desaperceber das necessidades que seus filhos têm ou adquirem durante o tempo pela a falta de comunicação e/ou pelo a influência da tecnologia cada vez mais presente na rotina das pessoas como foi citado anteriormente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (164.2 Kb)   docx (322.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com