TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA PSICOLOGIA NA PEDAGOGIA

Por:   •  4/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 2

A IMPORTANCIA DA PSICOLOGIA NA PEDAGOGIA

A Psicologia tem um desempenho natural do ser humano, tem uma ação nos sentimentos e emoções em uma tentativa de ajudar uns aos outros, atuante e empenhada naturalmente e sem intenção no dia a dia das pessoas, cada individuo tem a sua forma de aprender, mesmo se a proposta seja igual.

A psicologia permite que tenhamos um maior entrosamento e clareza sobre várias fases do desenvolvimento dos indivíduos, tem um entendimento mais amplo sobre seja qual for o individuo, facilitando uma assimilação acerca da aprendizagem, dando um maior entendimento, tem agilidade em ser compreendida.

A psicologia da educação define e concentra-se sobre as coisas e dúvidas do aprendizado, tem relação direta com o problema educativo escolar. A principio caracteriza-se no progresso cognitivo, social, afetivo e motor do individuo. Questiona-se, se ao passar do tempo a criança conseguirá uma maior capacidade no seu crescimento, no âmbito escolar, social e afetivo.

A importância da psicologia na educação e aquilo que faz o crescimento, são as reações do caráter de diversos aprendizados, estão ligados em especial no amadurecimento do espirito, que nos encaminham a se aprofundar para um melhor esclarecimento, as dificuldades psicopedagogas relativos da própria criança. (Piaget 1972, p. 175)

O psicólogo educacional tem o papel de estudar a eficiência do método educacional, elaborar projetos educativos, melhorar os conhecimentos das crianças que tenham algum tipo de bloqueio em seu aprendizado. Na escola, analisa o desempenho da instituição. O psicólogo tem autoridade para interceder como clínico, em complicações de características espirituais e emocionais, como insônia e alimentação, ou torturas domesticas, como espancamentos e abusos sexuais.

O que é mais importante para Piaget e sua maior contribuição é se aprofundar no raciocínio logico matemático, no que depende da cognição da criança. (Piaget in Nova Escola. Edição 25, 2009, p. 89)

Para Piaget desde o nascimento da criança até o começo de sua adolescência, o individuo passa por uma preparação na sua educação, ao atingir uma maior experiência em seu raciocínio lógico, ele ganha uma estabilidade mental que conserva-se por toda a sua idade adulta.

A aprendizagem circunda a plenitude do individuo, as suas emoções, seus conflitos, o carinho no decorrer de sua evolução de vida. Assim, não podemos ensinar a mesma coisa da mesma maneira para todas as pessoas, porque cada um absorve de um modo distinto, mesmo que a informação seja a mesma.

É por meio desse conhecimento, que o profissional vai identificar o “porque” do comportamento de cada individuo no ambiente escolar. Ele vai analisar cada caso para encontrar onde está a dificuldade, para assim orienta-lo em qual caminho deve seguir no processo de aprendizagem, junto com a família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (68.3 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com