TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Pedagogia Hospitalar.

Por:   •  31/10/2018  •  Dissertação  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 5

A importância da Pedagogia Hospitalar.

A pedagogia hospitalar dá suporte ao desenvolvimento de aprendizagem do aluno dentro do hospital, garantindo o direito de a criança dar continuidade aos seus estudos, motivando a mesma a continuar depois de sua alta do hospital.

A pedagogia hospitalar é um modo de ensino da Educação Especial que visa a ação do educador no ambiente hospitalar, no qual atende crianças com necessidades educativas especiais transitórias, ou seja, crianças que por motivo de doença precisam de atendimento escolar diferenciado e especializado. Cabe ao hospital buscar alternativas e métodos qualificados que possibilitem aos pacientes usufruírem de abordagens educativas por um determinado espaço de tempo.

A realidade do processo de hospitalização da criança é sempre peculiar, pois deve-se levar em consideração a sua patologia, tratamento, pré e pós-cirúrgico (quando é o caso). Assim, a depender do contexto patológico da criança e do tipo de oferta do hospital, é que pudesse pensar no melhor tipo de atendimento lúdico. A ideia de inserir as atividades lúdicas no hospital visa propiciar a estimulação cognitiva que auxilia no processo de aprendizagem da criança, ainda que não esteja vinculada ao conteúdo curricular da educação formal. Soma-se a isso, trabalhar a criança para o enfrentamento da sua doença, combatendo a ansiedade, a ociosidade e o stress provocado pela hospitalização.

História e Conceito da Pedagogia Hospitalar. 

 

No ano de 1935, o então ministro da saúde da França, Henri Sellier, ao perceber a dificuldade de algumas crianças nas escolas, diante de problemas graves de saúde comuns na época, como a tuberculose, resolveu criar uma escola que educasse as crianças que estavam doentes ou hospitalizadas.  

A ideia do ministro Henri rendeu bons frutos e realmente beneficiou aquelas crianças que veriam seus estudos comprometidos com a doença. 

E foi inspirado em Henri que outros países da Europa resolveram implantar o   modelo de ​ escolas em hospitais​, para que a educação das crianças não ficasse comprometida, principalmente em um período de Guerra­ onde muitas delas acabavam doentes por ferimentos, ou por outras doenças que as afastava do convívio social.  

No Brasil, houve anteriormente outras pequenas implementações   de​ educação nos hospitais​, que já poderíamos chamar de uma​ pedagogia hospitalar em evolução, mas foi só em 1950 que o Hospital Municipal de Jesus, no Rio de Janeiro, implantou realmente a pedagogia dentro do ambiente hospital, dando ensino principalmente às crianças adoentadas pela poliomielite. Com o tempo, a​ pedagogia hospitalar foi crescendo cada vez mais no país hoje é parte importantíssima no desenvolvimento de uma criança ou de um adolescente com câncer, por exemplo já que são afastados da rotina escolar e internados por um longo tempo. 

Pedagogia Hospitalar atualmente. 

Atualmente o conceito da ​ pedagogia hospitalar é o de um ramo educacional que promove o ensino e a recreação daqueles que estão hospitalizados, seja através de exercícios adaptados à rotina hospitalar, com atividades pedagógicas e o contínuo ensino que ele teria, caso estivesse frequentando   regularmente a escola.  

Além de isso ser benéfico para o não atraso no desenvolvimento intelectual do aluno, é também uma maneira de ele se sentir menos perdido e mais inserido a realidade do mundo. Por isso é tão importante que a este tipo de ensino, seja dentro do ambiente hospitalar, ou em escolas adaptadas. 

Com o passar dos anos também houve a necessidade de formar profissionais capacitados e especializados nesta área. Muitos dos já ​ formados em pedagogia buscam hoje uma formação complementar​, seja de cursos de pós-graduação ou mesmo de extensão, que colaboram para o entendimento melhor de um ​ ensino adaptado à realidade de um hospital​.

 Afinal, a adaptação a esta realidade pode exigir uma formação extra e capaz   de trabalhar as limitações que uma criança ou um adolescente tem quando está internado, em comparação ao que está nos bancos escolares da pedagogia regular.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (85.8 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com