TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO E DA APRENDIZAGEM

Por:   •  9/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 3

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO E DA APRENDIZAGEM

A afetividade é o zelo e a preocupação com o próximo e a mesma caracteriza-se como um recurso didático no processo educacional, em que o educando passa a ser cativado pero educador, que ao utilizar esse método se sente motivado a direcionar a sua prática docente voltada ao aluno.

O amor auxilia no cognitivo. De certa forma, há melhor aprendizado quando o indivíduo se sente amado. Tal ação torna visíveis dois aspectos relevantes do ser humano e que são completamente distintos: a emoção e a razão. No meio educacional o amor é denominado afeto, sendo que no decorrer de sua carreira escolar, a criança irá interagir de várias maneiras e com várias pessoas e por meio de tais interações o afeto terá a sua constante presença.

A instituição de ensino deve promover um espaço para discussão de tais aspectos que são fundamentais para o bom desenvolvimento infantil. Por meio do afeto também é possível destacar que os resultados de uma boa convivência entre professor e aluno, que através do sentimento do amor desenvolvem mecanismos eficazes para a preparação para a vida.

        Em todo o seu processo educacional, a criança irá interagir de várias maneiras, onde o afeto deverá estar presente e ao passar por reflexão, esse tema é ignorado ou simplesmente passa despercebido por alguns educadores. Durante todo o percurso escolar o efeito negativo da ausência da prática pode ser percebido, o mesmo pode ter maiores efeitos na infância do ser humano.

        O afeto exerce uma grande influência no desenvolvimento humano, ou seja, quando o indivíduo se sente amado, respeitado e estimulado, pelo educador que ao demonstrar essa atitude provoca o desejo de aprender e consequentemente auxilia no seu desenvolvimento humano. Neste aspecto pode-se perceber que professor e aluno ao terem uma boa relação, o processo educacional se torna mais prazeroso.

        Ao contrário da antiguidade, educar na contemporaneidade dar vez ao educando, e para isso é válido diversos métodos entre eles pode-se destacar o afeto, onde o educando obtém prazer em estudar.

        Realmente, a afetividade é um importante recurso para o trabalho mediador, pois ao utilizar esse meio que facilita uma relação mais estreita entre professor e alunos. O poder que ela exerce no processo educacional pode gerar inúmeros benefícios, pois rompe os bloqueios existentes e, além disso, propicia ao educando um bem-estar.

É fundamental para o trabalho pedagógico, uma preparação prévia através dos próprios sentimentos para lidar com os alunos, pois deve atender as expectativas das crianças, que deve atender as necessidades educacionais de sua clientela, possibilitando uma maior forma de expressão, neste caso quando há uma má formação por parte do profissional, ocorre um impedimento do avanço infantil.

        O conceito de quem ensina deve ser deixado de lado para dar prioridade aos anseios e necessidades do educando. O ponto de partida deve ser uma educação do afeto, que visa alcançar o estudante através das atitudes do mediador.

        Para um aprendizado significativo, torna-se necessário o respeito às necessidades do educando, pois ensinar não deve ser visto como uma imposição ou algo meramente tradicional, ao contrário ele deve ser um conjunto de boas experiências em que a criança se diverte ao aprender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com