TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTRIBUIÇÃO NA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR

Por:   •  20/5/2016  •  Monografia  •  6.426 Palavras (26 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 26

UNIVERSIDADE OOOOOOOOOOOOOOOOOO

LICENCIAMENTO EM OOOOOOOOOOO

JANE

PSICOMOTRICIDADE E MOVIMENTO:

 CONTRIBUIÇÃO NA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2016

UNIVERSIDADE OOOOOOOOOOOOOOOOOO

LICENCIAMENTO EM OOOOOOOOOOO

JANE

PSICOMOTRICIDADE E MOVIMENTO:

 CONTRIBUIÇÃO NA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR

Artigo Científico apresentado à oooooooooooooooooo – Universidade ooooooooooooooo, como requisito para obtenção de Licenciamento em oooooooo, sob a orientação da Professora Dra. oooooooooooooooooo

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2016

JANE, 000000000000000000000000. Psicomotricidade e movimento: Contribuição na aprendizagem e desenvolvimento no contexto escolar. Artigo Científico apresentado à OOOOOO. São Paulo, 2015.

PSICOMOTRICIDADE E MOVIMENTO:

 CONTRIBUIÇÃO NA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR

Dra. ooooooooooooooooooooooo [1]

Jane [2]

RESUMO: Este artigo teve o objetivo de investigar, através da pesquisa bibliográfica, a colaboração da psicomotricidade e movimento na aprendizagem e desenvolvimento de alunos nos ambientes da sala de aula e nas atividades diárias. Acredita-se que a função da psicomotricidade no desenvolvimento físico – motor é de extrema relevância, pois tem como objeto de estudo o indivíduo, através do seu corpo em movimento e está, sem dúvidas, relacionada ao processo de transformação onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas, ou seja, envolve o movimento, o intelecto e o afeto. É imprescindível no desenvolvimento escolar de um aluno o trabalho concreto, um ambiente facilitador com formas e alternativas que proporcione o aprendizado e lhe dê condições e oportunidades de conquistar e mostrar os seus avanços no universo em que encontrasse inserido.

Palavras-chave: Gênero; Educação Infantil; igualdade.

Introdução:

As atividades psicomotoras facilitam o acompanhamento e desenvolvimento de alunos nas atividades em sala de aula. É necessário que os profissionais envolvidos com o atendimento e orientação destes educandos possam conhecer as vantagens de um estímulo através da psicomotricidade visto que, propiciam uma vida saudável e produtiva, criando uma integração segura e adequada ao desenvolvimento de corpo, mente e espírito.

Diante do que foi exposto, este artigo científico visou responder a seguinte inquietação: quais as contribuições da psicomotricidade no processo da aprendizagem na escolarização? Para responder a problemática objetivou-se reconhecer as contribuições da psicomotricidade nas instituições de ensino, enfatizando que, esta ciência ajuda à criança a se desenvolver da melhor maneira possível, contribuindo para sua vida social. Tem como objetivo fomentar uma reflexão sobre sua importância no processo ensino-aprendizagem para esse público, enfatizando que por meio dessa prática, há uma educação que busca o desenvolvimento global do educando. Ressalta-se que toda a escola deve propiciar que o aluno vença suas dificuldades, tornando-se livre para aprender e para viver, onde o jeito de cada um enriqueça a diversidade do que é vivenciado, sendo que a psicomotricidade pode ser um excelente facilitador.

Em busca de uma contemplação no desenvolvimento integral da criança nos aspectos cognitivo, afetivo, social, motor, entre outros, é que o Referencial Curricular da Educação Infantil, tem sua estrutura desenvolvida em eixos temáticos[3]. Baseado nessa metodologia é que abordaremos sobre a Psicomotricidade na aprendizagem de alunos, práticas e metodologia educacional no ambiente de escolar a luz do referencial teórico procedente das pesquisas recentes sobre o desenvolvimento das competências com crianças atendidas nas creches e pré-escolas.

        Para concluir a elaboração da presente artigo, foram pesquisados os trabalhos dos autores que se dedicaram a estudar o tema Psicomotricidade e movimento: Contribuição na aprendizagem e desenvolvimento no contexto escolar, tais como: ALVES (2008); BAGATINI (1992); CUNHA (1994); FONSECA (1993); LOREZON (1995), entre outros pesquisadores que se debruçaram sobre esse assunto realizando pesquisas que contribuem para o atendimento desses alunos.

Esse artigo científico pode ser de grande importância para as instituições de ensino, pais, educadores, estudantes de Pedagogia e aos profissionais da área de Psicopedagogia e Psicologia Educacional, pois o mesmo pretende estabelecer as relações do aluno com as práticas da Psicomotricidade na aprendizagem e desenvolvimento no contexto escolar verificando os fatores positivos e os intervenientes[4] que através dessas práticas, promovem e conduz ao desenvolvimento social, cognitivo e afetivo, como também contribuindo para a formação da personalidade da criança.[5]

1. Um breve histórico da Psicomotricidade e definição do conceito

O termo “psicomotricidade”, historicamente, teve seu início com a necessidade de se nomear as zonas do córtex cerebral que se encontra situada no encéfalo, precisamente mais além da região motora, sendo o resultado das discursões médicas e teve seu início no século XIX.

        Diante do desenvolvimento da neurofisiologia e as descobertas científicas ao longo do tempo, constata-se que existe disfunções graves diferentes sem que o cérebro tenha sofrido lesões, ou sem que esta esteja claramente localizada. Foram descobertos distúrbios das atividades práxica e das atividades gestual. Portanto, alguns fenômenos patológicos já não podiam ser explicados através do “esquema anátomo-clinico” que determina para cada sintoma sua correspondente lesão. Sendo assim, diante a necessidade médica de localizar, no cérebro humano, uma área que possa explicar certos fenômenos clínicos, surgiu pela primeira vez o termo denominado psicomotricidade, precisamente no ano de 1870. Nesse ano, aconteceram as primeiras pesquisas referentes ao assunto que deram origem ao campo psicomotor com um enfoque neurológico. (SBP, 2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.7 Kb)   pdf (248.5 Kb)   docx (317 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com