TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM CORPORAL NO PROCESSO ENSINO APRENDI

Por:   •  31/3/2020  •  Artigo  •  2.990 Palavras (12 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM CORPORAL E DO LÚDICO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

Monalisa Andrade Martins F. Borrezzi, UFU, monalisandrademartins@gmail.com

Marisa Francisca Galdeano Marra, UFU, marisagaldeano@hotmail.com

Sem financiamento

Grupo de Trabalho: Didática e Metodologias Especiais

Resumo: O presente artigo tem como finalidade refletir sobre a importância da linguagem corporal e do lúdico no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil e, através da interdisciplinaridade, da dinâmica de jogos, das brincadeiras, possamos estimular o desenvolvimento do raciocínio, além de estimulá-las com desafios, na busca por incentivarmos a serem mais ágeis, espertas, atenciosas, criativas e dinâmicas, condutoras de seus próprios movimentos. O objetivo é refletirmos sobre a importância da linguagem corporal como fator de desenvolvimento do ser humano e o educador mostrar que a linguagem corporal se impõe aos que realmente se comprometem com a educação, sendo um recurso riquíssimo, que proporciona dinamicidade, criatividade, comunicação e aprendizado.

Palavras-chave: Linguagem Corporal – Lúdico – Aprendizagem – Educação Infantil.

Abstract: The purpose of this article is to reflect on the importance of body language and playfulness in the teaching-learning process in Early Childhood Education and, through interdisciplinarity, the dynamics of games, play, we can stimulate the development of reasoning, with challenges, in the quest to encourage us to be more agile, smart, attentive, creative and dynamic, conducting their own movements. The goal is to reflect on the importance of body language as a factor of development of the human being and the educator to show that body language imposes itself on those who really commit to education, being a very rich resource that provides dynamicity, creativity, communication and learning .

Key-words: Body Language - Playful - Learning - Early Childhood Education.

Introdução

A utilização do lúdico no processo ensino  aprendizagem  favorece a compreensão das atividades, pois, ao se socializar através do lúdico, do movimento corporal, a criança cria vínculo com os demais e  constrói o seu próprio conhecimento, despertando a afetividade, o emocional, o cognitivo e consequentemente, a sua expressão corporal, que, através da construção do seu próprio conhecimento, desenvolve o seu cognitivo, as suas condições sócio, morais e éticas, cabendo ao professor o papel de mediador nesse processo de desenvolvimento das competências, objetivando aos valores humanizadores.

Diante dessa reflexão, pretendemos refeltir sobre a importância da linguagem corporal no processo dinâmico da Educação Infantil, na faixa etária de quatro meses a um ano, além de proporcionar às crianças um bom desenvolvimento corporal, o qual se faz necessário, diante de uma linguagem corporal bem organizada, pois, através do corpo, a criança expressa seus sentimentos: raiva, ódio, amor, alegria, tristezas, carinho; sente fome, dor, prazer,  ou seja, o corpo é o seu centro e precisa ser bem trabalhado.

Este artigo busca analisar como o desenvolvimento da linguagem corporal influência e contribui para o ensino e a aprendizagem da criança na Educação Infantil, sendo esta linguagem, um processo dinâmico que possui como objetivo principal apresentar possibilidades que a mesma tem a oferecer ao processo de ensino e aprendizagem, no qual, no ato de transmitir conhecimento é fator primordial para esse processo.

Desenvolvimento

A linguagem corporal corresponde a todo e qualquer movimento gestual e de postura que fazem com que a comunicação seja mais efetiva e apurada, sendo a gesticulação a primeira forma de comunicação. Com o aparecimento da palavra falada os gestos foram se tornando secundários, contudo, constituem o complemento da expressão, devendo ser coerentes com o conteúdo da mensagem.

No ambiente escolar,  rodeado por colegas do mesmo grupo, a criança desenvolve seu poder de cultivar para si referenciais de comunicação, neste processo melhor e maior fica o vocábulo e, consequentemente as possibilidades de comunicação através da linguagem corporal.

Mehrabian (1984) apud Chagas (2010, p. 03), “pioneiro da pesquisa da linguagem corporal na década de 1950, apurou que em toda comunicação interpessoal cerca de 7% da mensagem é verbal (somente palavras), 38% é vocal (incluindo tom da voz, inflexão e outros sons) e 5% é não verbal”.

Chagas (2010, p. 03), informa que durante as décadas de 70 e 80, a pesquisa nos mostrou que no mundo dos negócios, a linguagem corporal responde por 60 e 80% das mensagens transmitida na mesa de negociação. A maioria dos pesquisadores hoje concorda que as palavras são usadas primordialmente para transmitir informações; ao passo que a linguagem corporal é usada para negociar atitudes interpessoais e, em alguns casos, como substitutas das mensagens verbais. Isso mostra que a linguagem corporal tem sua utilidade e que é necessária para contribuição da comunicação.

Rodrigues (1999, p. 177)  ressalta que

O eixo fundamental de nosso raciocínio foi insistir sobre o fato de que uma sociedade só se encontra existência nos corpos pulsantes dos seres humano que constituem: ela vísceras, sentidos, neurônios... A história, dessa maneira, não se concretiza somente em guerras, decretos, trabalhos, obras, monumentos ou entronizações: materializa-se também e talvez primordialmente em perfumes, sons, miragem, memórias, caricia ascos, evitaçoes, esquecimentos... Não há outra concretude social: uma sociedade estará nos corpos de seus membros ou não resistirá em parte alguma.

A linguagem do corpo é reflexo externo da condição emocional das pessoas, onde cada gesto ou movimento pode ser uma valiosa fonte de informação num concedido instante.

Wayer (1984, p. 21) apud Chagas (2010, p. 04) afirma que

a criança toma consciência, une-se ao conhecimento e toma competência dos elementos que compõem o mundo dos objetos bem com suas mudanças e coordenação de seus movimentos, ou seja, graças a utilização mais precioso do próprio corpo.

           

O ensino na Educação Infantil necessita de valorização, visto que, esta é a base para qualquer individuo aprender a se socializar e, necessita do ensino aprendizagem, por isso todo e qualquer método utilizado para transmitir tal conhecimento é de grande relevância para o ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (204.1 Kb)   docx (595.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com