TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LUBRICIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Por:   •  14/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  7.095 Palavras (29 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 29

A IMPORTANCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Subtítulo (opcional- Fonte 16)

Sueli Martins de Assis

Prof. Maria Elizabete

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Pedagogia (0835) – Trabalho de Graduação

dd/mm/aa

RESUMO

O presente trabalho de conclusão de curso, deseja-se apresentar uma análise do que foi desenvolvido no estágio I e II, observação e regência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com o tema: A importância da ludicidade no processo de alfabetização. As atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento da criança, ajuda ela no seu processo cognitivo. A ludicidade aguça na criança a curiosidade e assim permite a ela obter uma leitura de mundo diferenciada e democrática. A ludicidade tem só a contribuir com a alfabetização, pois ambas trabalhadas de forma correta traz para o educando uma maneira prazerosa de aprender e desenvolver o seu potencial crítico e transformador. O processo de alfabetização é extenso e variado, pois ela nos traz a necessidade de inovações, no intuito de adquirir conhecimento para uma aprendizagem de qualidade. Busca-se nesse trabalho promover discussões sobre a importância do lúdico como proposta pedagógica para o desenvolvimento da criança no processo de alfabetização. Trazendo relatos obtidos durante os dois estágios obrigatórios.

Palavras-chave: Ludicidade; Alfabetização; Aluno.

1 INTRODUÇÃO

 Este trabalho objetiva investigar a contribuição do lúdico no ensino e aprendizagem de crianças no período de alfabetização. Os desafios são muitos, pois manter a criança motivada é difícil, mais nunca impossível, para manter elas interessadas devemos utilizar vários jogos que prendem a sua atenção e sempre devemos ter uma segunda opção.

O olhar pedagógico requer muita dedicação, por este motivo abordarei em meu trabalho de conclusão de curso as experiências durante o estágio supervisionado na educação infantil e no ensino fundamental, sobre a experiência e a realidade vivida em sala de aula como professora regente.

Vários desafios foram encontrados no processo de alfabetização, os educadores sempre devem buscar a compreensão do ato de ensinar e transmitir conhecimento. Alfabetizar é muito complexo, abrange não só a capacidade intelectual, mas outros fatores de ordem emocional, cognitiva, físico e psicológica do aluno.

Não devemos apenas apresentar o alfabeto para os educandos e sim ensiná-los como utilizar em seu dia a dia. E jamais devemos mecanizar esse processo de alfabetização, temos que ensinar o caminho do desenho, da alfabetização, não dar respostas prontas, e sim instigar a sua criatividade e sua curiosidade de aprender.

 Sei que os desafios são muitos mais vamos tentar supera-los de acordo com a capacidade de aprendizagem de cada aluno. O jogo viabiliza condições para o aprendizado. Com a utilização dos jogos na alfabetização é possível identificar inúmeras ações que possam favorecer uma aprendizagem eficaz.

2 A IMPORTANCIA DO LUDICO JUNTO AO ENSINO E APRENDIZAGEM

Ao abordar o tema sobre a ludicidade é preciso destacar que a mesma é uma fase distinta, com muitas e novas experiências e sensações, onde o aluno se depara ao chegar à escola na educação infantil. É de fundamental importância que as atividades lúdicas sejam bem planejadas, pois esta pratica proporcionara uma adequada aprendizagem por parte dos alunos.

 Através das brincadeiras a criança desenvolve sua coordenação motora, sua linguagem, aprende a se socializar e ainda melhora a sua alto-estima, tornando-se assim uma pessoa capaz de participar na construção de uma sociedade melhor e democrática.

Através do lúdico, a criança adquire diversos papéis na sociedade. A aprendizagem que ele faz, vai muito além da proposta de conhecimento que as instituições costumam pregar. Sendo assim, a amplitude do seu saber ultrapassara toda e qualquer barreira tradicional e social. A aprendizagem de forma rígida não permite que os verdadeiros objetivos da educação sejam atingidos. O ser humano precisa gostar daquilo que faz para fazer bem feito. O lúdico aparece para modificar modo de aprendizagem, transformando-a em um ato prazeroso e atrativo facilitando uma mudança no ser humano e auxiliando na melhora dos resultados educacionais para que ajude o indivíduo a ter consciência de si mesmo, dos outros e da sociedade. (TEIXEIRA, 2004, p.12).

Brincar e jogar são indispensáveis na vida de uma criança, o lúdico atravessa nesse processo, nas brincadeiras de faz de conta que são os ensaios da vida real, a criança se motiva interagir com o outro, desta forma a aprendizagem ocorre de uma maneira prazerosa.

Mais para se obter um bom resultado nas atividades lúdicas desenvolvidas, o educador precisa desenvolver atividades que prende a atenção dos educandos e que faça com que eles gostem do que estão fazendo. Estas atividades devem ser bem planejadas e ele sempre deve ter um segundo plano em mente, caso esta atividade aplicada fracasse.

Ao pensar em brincadeiras, o nosso corpo foi o primeiro instrumento para brincar, podemos dizer que a criança se expressa por meio de movimentos e interação com o ambiente e com as pessoas.

O bebe usa o seu corpo como brinquedo e com movimentos descobre sensações que podem ser boas ou ruins, com o corpo percebe o mundo de fantasias e realidade.

Os professores podem ter uma infinidade de atividades que aguçam os sentidos que envolvem cheiros, audição, o tato e o paladar.

 Schwartz (2004, p.8) nos dá algumas sugestões de brincar com o corpo:

brincar de cego e de mudo (caminhar de olhos fechados levado por outro); Fazer quebra cabeça com o contorno do próprio corpo; dramatizar estória, fazer mimica, expressar conceitos só com o corpo; imitar movimentos, adivinhar representações, reproduzir sons; representar situações: circo, teatro, escola, família, passeios etc.; brincar de seguir ordens, do tipo: “macaco Simão manda...”; brincar de estátua e escultor (um modela o corpo do outro); criar com o corpo novas formas de aplaudir, cumprimentar etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.3 Kb)   pdf (251.4 Kb)   docx (31.1 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com