TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO

Por:   •  15/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.844 Palavras (8 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 8

A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO

Claudia Marly Kraisch de Araújo

Prof. Orientador- Josiane Zaleski

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso (PED 1850)

10/11/2020

RESUMO

A presente pesquisa fará uma reflexão sobre A Importância da Relação entre Família e Escola para o Desenvolvimento dos Alunos, sabemos que esta relação é um grande desafio para as instituições de ensino, pois mais que aproximar os pais do processo educacional é torná-los parte integral desse processo. Portanto, uma boa relação entre família e escola é de suma importância para o processo de ensino/aprendizagem da criança, visando que ambas as partes devem ter claro seu papel na vida da criança e que devem manter um diálogo constante a fim, de alcançar o desenvolvimento total do aluno. Podemos dizer então que é necessário a conscientização de todos os envolvidos para que ocorram transformação e mudanças na sociedade que será modificada pelas nossas crianças.  

Palavras-chave: ensino/aprendizagem, criança, relação família/escola.

1 INTRODUÇÃO

A escola é o ambiente onde a educação integral do aluno deve se tornar realidade. Para que isso seja possível é necessário o empenho de todos os envolvidos deste processo de forma consciente e harmoniosa.

Diante disso, podemos dizer que a relação família e escola é fundamental no processo de ensino/aprendizagem do aluno, a escola precisa criar estratégias de inserir a família nesse processo, pois ela precisa se sentir parte integral desse processo, para isso o diálogo é uma importante ferramenta.

Sabemos que esta relação não é fácil, mas que mesmo diante das dificuldades a escola precisa buscar estratégias para que a participação da família no âmbito escolar seja algo possível. Cabe ressaltar que o trabalho pedagógico dentro da escola é de responsabilidade dos profissionais de educação que são diretores, professores, coordenadores e demais funcionários, mas as famílias podem contribuir através de acompanhamento do processo de ensino/aprendizagem e com participação ativa no processo escolar da criança.  

Outro fator importante para esse processo é ambos saber qual o seu papel na vida da criança, onde o papel da família e educar e o da escola ensinar, porém ambos com os mesmos objetivos o desenvolvimento total da criança.

2. A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA PARA O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS

Escola e família, dois contextos diferentes, porém com um mesmo objetivo, a educação e aprendizagem das crianças. Diante de seus interesses em comum ambas devem caminhar juntas a fim de tornar seus objetivos alcançados. Por isso, a escola deve priorizar um diálogo franco e aberto entre pais, professores, coordenação, alunos, gestores e demais funcionários em constante sintonia

Diante disso, Freire diz que.

O diálogo é uma exigência existencial. E se ele é o encontro em que se solidariza o refletir e o agir de seus sujeitos endereçados ao mundo a ser transformado e humanizado, não pode reduzir-se a um ato de depositar ideias de um sujeito no outro, nem tão pouco torna-se simples troca de ideias a serem consumidas pelos permutantes. (FREIRE 1983, p. 93).

 A educação é algo que necessita ser planejada não apenas por uma pessoa, mas por todos, pois estamos trabalhando com pessoas que estão construindo sua história. Diante disso, podemos dizer que a tomada de decisões é fundamental e que ela precisa ser tomada pela escola e pela família. Sabemos que a participação da família nem sempre é bem vista pelos professores e também que nem sempre sua participação nas atividades é possível, mas a escola necessita tornar essa participação possível pois sua participação é imprescindível para o rendimento do aluno.

Neste contexto, cabe ao gestor elaborar estratégias para atrair as famílias para serem parceiros da escola como a participação da família nos conselhos de classes, reuniões, eventos, na realização dos projetos da escola e até mesmo no processo de ensino/aprendizagem do aluno. Repensar seu planejamento de acordo com a realidade familiar da escola é outro fator fundamental, tendo em vista que a participação da família é algo de suma importância para o desenvolvimento da criança pois ela se sente valorizada e estimulada na sua busca pelo saber, visando a melhor qualidade educacional.

Penin, ( 1992, p. 90) diz que.

Não está nas possibilidades da escola mudar as características de vida dos alunos ou de suas famílias, mas, a escola pode e deve mudar as formas e condições do serviço prestado, conforme as características do aluno. (PENIN, 192, p. 90).

   

  Sabemos que o trabalho em conjunto não é fácil, porém necessário. E o gestor necessita ter consciência que a participação de todos no contexto escolar é fundamental para uma gestão democrática, onde o engajamento, compreensão, aceitação de opiniões e críticas estejam presentes a fim, de tornar o processo de ensino/aprendizagem mais eficaz. Tendo em vista que a escola não mantém uma boa relação com a família somente através de reuniões, ela vai além e para isso o gestor deve sair de seu comodismo e buscar uma parceria recíproca e participativa com a família.

3. O PAPEL DA FAMÍLIA NA VIDA DA CRIANÇA.

           O núcleo familiar é o primeiro grupo social com ao qual a criança convive e é neste grupo que acontece seu processo de construção de identidade, caráter, autonomia e personalidade aprofundando os vínculos humanos. Também é assim que se inicia o processo de aprendizagem da criança.  

Segundo Cesarini e Ramos (2007 p. 184),

A família não é somente o berço e a base da sociedade futura, mas é o centro da vida social. A educação bem-sucedida serve de apoio à criatividade e ao comportamento produtivo escolar. [...] é responsável pelo processo de amadurecimento psíquico e proporciona uma sustentação necessária à individuação. ( CESARINI  E RAMOS, 2007, p. 184).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (110.1 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com