TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA TECNOCIÊNCIA NA EDUCAÇÃO

Por:   •  1/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.644 Palavras (11 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO - UEMANET

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB

CURSO DE PEDAGOGIA

A INFLUÊNCIA DA TECNOCIÊNCIA NAS ESCOLAS DE ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Camille Nayara de Jesus dos Santos

Mayara Cristina dos Santos Silva

CARUTAPERA- MA

2018

Camille Nayara de Jesus dos Santos

Mayara Cristina dos Santos Silva

 

 

A INFLUÊNCIA DA TECNOCIÊNCIA NAS ESCOLAS DE ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 1]

CARUTAPERA- MA

2018

A INFLUÊNCIA DA TECNOCIÊNCIA NAS ESCOLAS DE ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Camille Nayara de Jesus dos Santos¹

Mayara Cristina dos Santos Silva²

RESUMO

 

Este trabalho tem por objetivo mostrar a influência da Tecnociência no ambiente escolar de séries iniciais e como esta é vista e tratada pelo o corpo docente de uma escola.  Com base em teóricos como Ramos e Rosa (2008) Martins & Paixão (2011) e Danigno (2007) foram realizados estudos sobre o assunto em questão complementados com coleta de dados em forma de entrevistas realizadas com o corpo docente de uma escola pública de ensino fundamental, a qual mostrou como a escola encara a influência da Tecnociência no seu cotidiano, uma vez que a sociedade e escola mudam frente às transformações desencadeadas através de inovações tecnocientíficas.  A pesquisa nos mostra que o acesso às informações e os avanços que a ciência trás ao meio social, vem mudando cada vez mais o comportamento dos alunos, e que o docente tende a inovar-se a cada dia para melhor desenvolver o seu papel quanto educador nessa nova era em constante transformação.  

 

 

Palavras chaves: Tecnociência. Escola. Ciência. Tecnologia.

 

 

 

  1 Camille Nayara de Jesus dos Santos: graduanda do 3º período do Curso de Pedagogia a Distância-UEMAnet da cidade de Carutapera- MA. E-mail: milly.nay@hotmail.com

  2 Mayara Cristina dos Santos Silva: graduanda do 3º período do Curso de pedagogia a Distância- UEMAnet da cidade de Carutapera- MA. E.mail: maysantossilva1@gmail.com

 1 INTRODUÇÃO

 

Os cidadãos vivenciam atualmente a presença das tecnologias em seu cotidiano e as modificações da vida pessoal, social, escolar e profissional, geradas a partir dos avanços do conhecimento científico e tecnológico (MARTINS & PAIXÃO, 2011). Desse modo, democratizar o acesso aos conhecimentos tornou-se primordial para que os sujeitos possam compreender melhor o mundo, realizar escolhas conscientes e intervir responsavelmente no meio em que vivem.  Logo a pesquisa realizada na escola municipal Unidade Escolar Professora Lêda Tajra no município de Cândido Mendes, revela que a tecnociência trás a cada dia um leque enorme de transformações ao contexto educacional, pois mostra que desde o preparo para o professor estar em sala de aula, quanto as atividades desenvolvidas pelos demais colaboradores da instituições e até o próprio desempenho do aluno, estão ligados às inovações e desenvolvimento neste território tecnocientífico. Em contrapartida na  instituição de ensino foi identificado que ainda há resistência,  mesmo sendo em pouco número, de alguns educadores quanto à essas transformações, hesitando em conhecer o novo, deixando de participarem e contribuírem mesmo de forma indireta no cotidiano escolar,  tudo baseado em costumes e culturas já enraizadas desde os primórdios da instituição e de sua formação profissional.  No entanto, tomando como ponto de partida essas relações entre tecnociência e educação expostas neste trabalho, apresentando interfaces tentando situar com as lógicas culturais da educação e políticas de nosso tempo. Tentando assim acompanhar os avanços das novas tecnologias no cenário educacional,  buscando constante atualização, conhecimento e novas ferramentas no cenário atual, que já conta com um grande leque de recursos disponíveis para os educadores.  

2 - DESENVOLVIMENTO

A palavra tecnociência surge como um recurso da linguagem para caracterizar a íntima ligação entre ciência e tecnologia e a desconfiguração de seus limites. O termo tecnociência não conduz necessariamente ao fim das distinções entre a ciência e tecnologia, mas, alerta-nos para que a pesquisa sobre elas, e as políticas praticadas em relação às mesmas sejam implementadas a partir do tipo de afinidade que a palavra deseja sublinhar. Deve-se tomar consciência da natureza tecnocientífica da atividade científica e tecnológica contemporânea. Não se trata só de insistir nas inter-relações, mas também de apoiar o pólo técnico ou tecnológico como preponderante.
É importante elucidar a importância que a diferença entre a ciência e a Tecnologia exerceu no universo intelectual da fase imediata à 2ª Guerra Mundial. Uma vez escandalizada com o impacto das bombas atómicas de Hiroshima e Nagasaki, a comunidade cientifica encontrou-se com a necessidade de diferenciar a ciência e Tecnologia.
Atualmente, são bastantes às vezes em que a ciência é tida e confundida com a tecnologia. Na verdade, e mesmo apesar da sua relação, estas são totalmente diferentes
A ciência tem como base um conjunto de verdades, logicamente articuladas entre sim, de maneira a administrarem um sistema concordante. Subjetivamente, é um conhecimento exato das coisas devido às suas causas ou princípios. Remete para um conhecimento mais objetivo da realidade em relação ao Homem; tal conhecimento pode e deve ser posto em prática para facilitar de uma forma eficiente a criação da vida material, assim, esta aplicação compõe a tecnologia. Por sua vez, esta vai-se confrontar com a técnica, que se direciona a outros métodos não informados pelo conhecimento científico, que são um apoio para o Homem solucionar algumas questões práticas.
Se abordarmos a ciência por dois prismas, então temos que: por um lado, a ciência confere a génese da tecnologia e administra-lhe as formas e o saber que vão conceder a criação de tecnologias tais como: microscópios, termómetros, entre muitos outro; por outro lado, o avanço da ciência está dependente dessas tecnologias que (por exemplo), possibilitaram a criação do termómetro, e assim que nos permitiu concluir que a ebulição e solidificação da água está entre os 100ºC e os 0ºC, respectivamente. Mas e mesmo apesar das suas divergências, a ciência e a tecnologia estão profundamente ligadas, mesmo sendo possível fazer a sua distinção, faz-se com que na prática seja completamente impossível a sua separação uma vez que o aperfeiçoamento e o avanço de ambas, anui na sua colaboração mútua. A Tecnociência é uma espécie de afirmação radical do projeto de saber começado pela ciência moderna. As alternativas da Tecnociência ajustam-se no plano da ação, embora os seus defeitos não sejam menos decisivos na vertente ética. É este o contexto do retorno da ética neste início do século. O autoritário tecnocientifico, admite que não há nenhum limite à priori da tecnociência. No lado oposto encontramos a posição “Tecnofóbica” que trespassa como a sobrevivência do homem enquanto ser. Entre a fuga e à ética bem como a recusa da tecnociência, é provável delimitar um terceiro meio, que coloca deveras a necessidade de fazer escolhas entre as possibilidades tecnocientificas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (137.8 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com