TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EFEITOS DA NATAÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO MOTOR INFANTIL

Por:   •  3/5/2018  •  Monografia  •  7.079 Palavras (29 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 29

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DE RIBEIRÃO PRETO

EFEITOS DA NATAÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO MOTOR INFANTIL

Rafaela Gutierrez Agostinho

RIBEIRÃO PRETO

2016

EFEITOS DA NATAÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO MOTOR INFANTIL

RAFAELA GUTIERREZ AGOSTINHO

Monografia apresentada à Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Educação Física e Esporte.

ORIENTADOR: PROF. DR. RENATO DE MORAES


[pic 1]


AGRADECIMENTOS

Ao Professor Doutor Renato de Moraes por estar ao meu lado me orientando ao longo de toda a elaboração do meu trabalho e a todos os professores que possibilitaram o meu conhecimento acadêmico.

Aos meus pais e minha irmã que ao longo de toda minha jornada nunca deixaram de me apoiar e aconselhar da melhor forma em cada fase.

Aqueles que sempre estiveram mais próximos e também aos meus amigos e familiares pelo apoio e compreensão.

Acima de tudo a Deus por nunca me deixar perder a fé de que sempre podemos ir além.


RESUMO

Efeitos da natação sobre o desenvolvimento motor infantil

Autora: RAFAELA GUTIERREZ AGOSTINHO

Orientador: PROF. DR. RENATO DE MORAES

        Tem sido proposto que o meio líquido auxilia na promoção do desenvolvimento motor e da consciência corporal em crianças. Hoje em dia temos as aulas de natação infantil quase sempre voltadas para o desenvolvimento motor da criança. Este estudo é uma revisão bibliográfica de estudos brasileiros, que teve por objetivo verificar se crianças que realizam ou realizaram aulas de natação durante a infância tem um melhor desenvolvimento de suas atividades motoras. Embora ainda sejam necessárias mais investigações no Brasil dentro dessa área, principalmente quanto às metodologias de ensino e a real influência dessas aulas no desenvolvimento motor das crianças, atualmente tem sido muito discutida a importância da prática de aulas de natação na infância. De acordo com os estudos apresentados nessa revisão, a prática de aulas de natação que estimulem o desenvolvimento motor para crianças é benéfica e traz resultados positivos no desenvolvimento das atividades motoras na infância. Sendo indicada para todas as fases da infância, de 0 a 12 anos. As conclusões desse trabalho contribuem para os profissionais, pais de crianças e comunidade científica que tenham interesse nessa área de estudo.


SUMÁRIO                

1. INTRODUÇÃO        5

2. REVISÃO DA LITERATURA        6

2.1. Desenvolvimento Motor        6

2.2. Formas de avaliação do desenvolvimento motor de crianças        7

2.3. Importância da atividade física sobre o desenvolvimento motor        8

2.4. Natação Infantil        11

2.5. Natação e o desenvolvimento motor da criança no Brasil        13

3. DISCUSSÃO E CONCLUSÃO        19

   REFERÊNCIAS        20


1. INTRODUÇÃO        

“O desenvolvimento motor é a mudança do comportamento motor ao longo do ciclo da vida, provocada pela interação entre as exigências da tarefa motora, a biologia do indivíduo e as condições do ambiente.” (GALLAHUE; OZMUN; GOODWAY, 2013, p.21).

O profissional de educação física que lida com crianças precisa ter a preocupação de estar abordando e permitindo sempre atividades nas quais a criança vivencie um amplo repertório motor. Temos que levar em consideração que as crianças estão em período de desenvolvimento e formação motora, e é de extrema responsabilidade de seus educadores que tenham os cuidados e a atenção necessária para que essa criança se desenvolva da melhor forma possível.

O melhor a fazer é permitir a maior diversidade possível em vivência motora, oferecer-lhes um amplo repertório motor como, correr, equilibrar-se, manusear uma bola, acertar um alvo, ficar dependurado, entre outras. Estimular a criança a passar por um processo de aprendizagem dessas habilidades na infância permite que ao longo da vida ela possua maior facilidade em realizar tanto tarefas do dia a dia, como tarefas mais complexa.

Ter um repertório motor amplo na infância irá refletir na vida de uma pessoa mesmo por anos depois. É notável um adulto que não tem sua capacidade motora desenvolvida. Na maioria dos casos acontece porque quando criança não teve oportunidade de vivenciar situações ou atividades que estimulassem e aprimorassem seu desenvolvimento motor, obtendo um repertório motor reduzido e limitado. Sendo assim, torna-se muitas vezes um adulto “desengonçado”. “A quantidade e a qualidade das experiências vivenciadas tem grande influência no desenvolvimento da criança e do adolescente até a idade adulta” (SILVA et al., 2009, p. 336).

        O meio líquido é um ambiente no qual permite uma grande diversidade de atividades motoras a serem desenvolvidas, com ou sem manipulação ou intervenção de objetos. É possível propor que tais atividades sejam realizadas com o corpo parcialmente dentro da água, em imersão ou mesmo sobre uma superfície flutuante.  

        Esta revisão tem por objetivo fazer um levantamento dos estudos brasileiros na área do desenvolvimento motor infantil através de atividades em meio aquático. Para que possamos assim, investigar se crianças que realizam, ou realizaram, aulas de natação na infância tem um melhor desenvolvimento de suas atividades motoras.

2. REVISÃO DA LITERATURA

2.1. Desenvolvimento Motor

De acordo com Haywood e Getchell (2010) desenvolvimento é um processo contínuo e cumulativo de mudanças na capacidade funcional dos seres vivos. O desenvolvimento também está relacionado à idade, embora não seja dependente dela. Vale ressaltar que indivíduos de mesma idade podem diferir entre suas taxas de desenvolvimento. O desenvolvimento ocorre de forma sequencial, através de interações dentro do indivíduo e do indivíduo com o ambiente. Apesar de todas as espécies passarem por padrões previsíveis de desenvolvimento o produto final é único em cada indivíduo. Já o termo desenvolvimento motor, é utilizado para se referir, em específico, ao desenvolvimento do movimento, que está relacionado ao processo contínuo de mudanças no movimento ao longo da idade, das restrições do indivíduo, do ambiente e também nas tarefas realizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.9 Kb)   pdf (279.6 Kb)   docx (42.5 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com