TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

Por:   •  9/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.149 Palavras (9 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 9

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE APRRENDIZAGEM DA CRIANÇA

Profº Orientadora Márcia

Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI

Pedagogia -  (NFD 9851) – Estágio Gestão

24/10/2012

RESUMO

O presente trabalho visa analisar e refletir acerca da importância das atividades lúdicas para o processo ensino aprendizagem da criança, visto que jogos brinquedos e brincadeiras estão presentes desde cedo na vida do ser humano. Para tanto se torna indispensável compreender a pratica pedagógica na gestão escolar, atentos para o funcionamento e estratégias dos mesmos, principalmente ao que se refere às atividades lúdicas dentro das escolas.

Palavras-chave: Atividades lúdicas. Gestão. Escola.

1. INTRODUÇÃO

O estágio apresentado á disciplina “Gestão Escolar” foi realizado na EEB Vicente Silveira, localizada no bairro Passa Vinte, município de Palhoça. A escola atende as crianças da região e funciona nos período matutino e vespertino, abrangendo o ensino fundamental (1° ao 9°ano). O estágio se deu em forma de entrevista, sendo feita dez perguntas ao gestor Manoel Marino Martins, que exerce a função de diretor geral da escola.

A pesquisa teve como finalidade abordar alguns aspectos pertinentes do cotidiano escolar, principalmente a partir da importância das atividades lúdicas para o processo de aprendizagem da criança, pois algumas vezes passam despercebidos pelos educadores e demais funcionários da escola, qual a verdadeira função e contribuição que este profissional pode ter em benefício de todos. A entrevista teve como objetivo enriquecer as abordagens, já que um novo olhar sempre traz novas possibilidades de investigação.

A EEB Vicente Silveira possui doze salas de aula entre três corredores. Uma sala de professores com banheiro, uma biblioteca, com bom espaço físico, sala de informática, sala dos Assistentes Técnicos Pedagógicos e Orientador Educacional, sala de Direção, uma secretaria e dois depósitos de materiais. Apresenta bom espaço físico, sem quadra coberta, apenas a quadra de cimento ao ar livre. Porém a escola está com três salas de aula interditadas pela defesa civil, por isso está funcionando com apenas 9 salas , e em turno intermediário (três turnos)

A escola possui o PPP (Projeto Político-Pedagógico), que segue a linha de Vygotsky inspirada no socioconstrutivismo, uma tendência cada vez mais presente na postura dos educadores, pois a repercussão do pensamento de Vygotsky vem sendo uma espécie de renovação dos debates educacionais. Assim, a escola defende que o desenvolvimento da inteligência é produto da convivência com o ambiente impregnado de cultura.

O PPP da escola é apresentado aos professores no início de cada ano letivo e reformulado nas paradas pedagógicas, todos os anos e de acordo com a necessidade do processo educacional.

2  A GESTÃO ESCOLAR  E O PAPEL DO GESTOR

        

        

          Gestão significa fazer, exercer, administrar de forma coletiva o trabalho a ser desenvolvido dentro da escola, assegurando e promovendo o ensino e a aprendizagem como um direito de todos. Assim a gestão é composta por professores, alunos, funcionários que trabalham na escola, famílias e outros membros da comunidade.            

         Segundo Lück (2000, p. 11):

       A gestão escolar constitui uma dimensão e um enfoque de atuação que objetiva promover a organização, a mobilização e a articulação de todas as condições materiais e humanas necessárias para garantir o avanço dos processos socioeducacionais dos estabelecimentos de ensino orientadas para a promoção efetiva da aprendizagem pelos alunos, de modo a torná-los capazes de enfrentar adequadamente os desafios da sociedade globalizada e da economia centrada no conhecimento.

           É o gestor escolar o responsável pela administração e política realizadas dentro de uma instituição de ensino, desta forma, é necessário que o mesmo saiba conduzir  sua equipe de trabalho para que esta participe das ações da escola, fazendo com que cada profissional, alunos e pais sintam que a escola lhes pertencem. E para que isso aconteça o gestor precisa estar bem preparado profissionalmente e extremamente consciente da sua importância no processo politico pedagógico da escola.

            Paro (2000) descreve como essencial a participação do gestor escolar no processo politico-pedagógico da escola, pois sua atuação pode ter implicações sobre a transformação social dentro e fora da escola.

           O gestor deve ser a referência da instituição, dando apoio e incentivando os profissionais, valorizando seu desempenho e extraindo o máximo de sua equipe de profissionais. Pois sua função vai além de um simples ato de administrar, ele assume uma série de funções, tanto de natureza administrativa quanto pedagógica, devendo se mostrar disposto a buscar soluções ao invés de esperar pela resposta, pois cabe a ele desenvolver algumas competências, como aprender a buscar parcerias, trabalhar com as diferenças e mediar conflitos, focando sempre na aprendizagem do aluno.

         O gestor deve atuar como um líder que incentive a autoconstrução, o compromisso, responsabilidade e qualidade de forma criativa no processo educacional.

        O gestor é principal responsável pela administração escolar e política da escola. Este deve estar preparado para assumir essa função. O gestor escolar deve estar sempre em contato permanente com a comunidade escolar. Ele irá assumir diversas funções como oportunizar o desenvolvimento humano capacidades, uma gestão autônoma e responsável.

        

3. O LÚDICO E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

         Atualmente muito se fala acerca da importância das atividades lúdicas para facilitar o processo ensino aprendizagem, um grande número de pesquisadores aponta a brincadeira como atividade primordial para que a criança possa ter um desenvolvimento saudável, constituindo-se em uma forma de interação lúdica e ao mesmo tempo real com o ambiente e com as pessoas que as cercam.

          As atividades lúdicas fazem parte da infância e da história de cada criança, independente do local onde ela vive da classe social, cultural ou racial, é algo que está presente em nossas vidas desde quando nascemos, pois todas as crianças brincam e é algo que levamos para toda a vida.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (133.5 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com