TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO 2º ANO DA E.M.E.F. DIOCESANA IMACULADA CONCEIÇÃO NO MUNICÍPIO DE REDENÇÃO

Por:   •  16/1/2020  •  Artigo  •  4.572 Palavras (19 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 19

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO 2º ANO DA E.M.E.F. DIOCESANA IMACULADA CONCEIÇÃO NO MUNICÍPIO DE REDENÇÃO-PA 

Kamylla Adrielem

RESUMO

         

Este trabalho tem por objetivo evidenciar a prática do lúdico bem como a sua importância na atuação do educador e para auxiliar na aprendizagem do educando em todos os aspectos que envolvem o seu desenvolvimento. Sabe-se que o educador na atualidade se depara com desafios emergentes à sua prática, pois o avanço tecnológico o põe em xeque constantemente diante da avalanche de informações da contemporaneidade.  Diante dessa preocupação, decidiu-se realizar este estudo visando responder aos questionamentos que ora se apresentam na atuação do educador diante das necessidades dos alunos. Para a realização deste estudo buscou-se embasamento teórico em fontes bibliográficas diversas através das concepções de autores que versam com veemência sobre a questão em foco. Para a concretização do estudo, foi realizada uma pesquisa de campo na EMEF Diocesana Imaculada Conceição no Município de Redenção – PA, com 2º Ano do Ensino Fundamental no turno vespertino, onde se observou a ação pedagógica em sala de aula no intuito de analisar a respeito da aplicação do lúdico no processo de ensino e aprendizagem, assim como a sua importância no desenvolvimento deste processo no respectivo contexto. No decorrer da pesquisa pôde-se observar como procede a prática da educadora regente da turma supracitada, e como se dá a aprendizagem dos alunos mediante aos procedimentos metodológicos e recursos pedagógicos utilizados com a inserção do lúdico neste contexto. As atividades lúdicas são desenvolvidas com os alunos dentro e fora da sala de aula, porém o modo tradicional ainda é o mais utilizado no meio educacional. Mediante as observações e os resultados obtidos por meio dos questionários e entrevistas, depreende-se que há necessidade de maior preocupação em diversificar a metodologia e a aplicação de recursos com a utilização do lúdico que viabilizem a motivação dos alunos para a aprendizagem dos conteúdos aplicados.

Palavras-chave: Importância do Lúdico. Prática Pedagógica. Desenvolvimento do Educando.

        


ABSTRACT:

         

This paper aims to highlight the practice of play and its importance on the role of educator and to assist in the learning of the student in all aspects involved in its development. It is known that the educator today is faced with emerging challenges to its practice, because technological advances puts into question constantly before the avalanche of information nowadays. Given this concern, it was decided to undertake this study to answer the questions that now presents itself in the role of educator to the needs of the students. For this study we sought in theoretical literature sources through various conceptions of authors who deal with vehemence on the subject in focus. In carrying out the study, we conducted a field survey in EMEF Diocesan Immaculate Conception no município de Redenção PA, in 2nd year of elementary school in the afternoon shift, when there was a pedagogical action in the classroom in order to analyze regarding the application of playfulness in the process of teaching and learning, as well as its importance in the development of this process in its context.During the survey it was observed as proceeds of the practice educator regent class above, and how is student learning through the methodological procedures and teaching resources used with the insertion of play in this context. Play activities are developed with students inside and outside the classroom, but the traditional way is still the most used in the educational environment. Through the observations and results obtained by means of questionnaires and interviews, it appears that there is need for greater concern to diversify the methodology and application of resources through the use of play that facilitate students' motivation for learning the content applied.


Keywords: Importance of Play. Pedagogical Practice.Development of the Students. 

   

1. INTRODUÇÃO

No decorrer deste trabalho, visou-se refletir sobre a importância do lúdico como processo de ensino e aprendizagem com o 2º ano do Ensino Fundamental da escola Diocesana Imaculada conceição.

A escolha deste tema se deu pelo fato de notar que grandes partes das escolas municipais não se atentam para as atividades lúdicas, dedicam-se mais a trabalhar conteúdos que os livros oferecem e estes são sempre desenvolvidos dentro da sala de aula sem nenhuma novidade que realmente busque o despertar do aluno.

O lúdico é um assunto que vem chamando a atenção dos educadores que desejam exercer a profissão eficientemente dentro da sala de aula. Várias disciplinas demonstram a importância de se introduzir o lúdico como um recurso que facilita o desenvolvimento e a aprendizagem da criança.

Mediante esta monografia, que foi realizada por meio de pesquisas de campo e bibliográfica, almeja-se manifestar a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem, bem como evidenciar os dados obtidos nas observações, entrevistas e questionários realizados no decorrer da pesquisa de campo no 2º ano do Ensino Fundamental na E.M.E.F Imaculada Conceição. Mostrar com clareza o significado do lúdico para a série em questão. Demonstrar o desenvolvimento do trabalho do docente no processo de ensino e aprendizagem em relação aos limites do educando. Ressaltar a importância da utilização de instrumentos práticos e teóricos nas atividades com os discentes. Todos estes itens visam observar todas as tarefas que são desenvolvidas em relação ao ensino e a aprendizagem e a utilização da prática lúdica nesse processo.

Como nos afirma Santo Agostinho (apud SANTOS, 1997, p. 45),

O lúdico é eminentemente educativo no sentido em que constitui a força impulsora de nossa curiosidade a respeito do mundo e da vida, o princípio de toda descoberta e toda criação. (SANTOS, 1997, p. 45)

Ao longo do estudo, percebeu-se que o lúdico facilita o trabalho do professor na sala de aula, dando-lhe oportunidades para realizar atividades diferenciadas, as quais chamam a atenção do aluno proporcionando-lhes um aprendizado de forma prazerosa e divertida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (265.9 Kb)   docx (263.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com