TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Por:   •  6/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.271 Palavras (10 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 10

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Acadêmica: Fernanda de Andrade

Professor- Adelir Terezinha Gadotti

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso (PED1267) – Seminário interdisciplinar VII

25/05/18

RESUMO

O presente trabalho visa apresentar a importância do lúdico no ambiente escolar.  Há de se considerar que a ludicidade na sala de aula, é um fator fundamental para o desenvolvimento da criança. Pois, proporciona ao educando um ambiente mais prazeroso e motivador. Para termos um jovem critico, devemos estimular a criança, para que assim se torne um adulto transformador, que faça a diferença no ambiente que está inserido. Diante disso, a proposta sobre o uso da ludicidade deverá ser a de propiciar uma aprendizagem significativa na pratica pedagógica. Promovendo o rendimento escolar, além do conhecimento, da comunicação, do pensamento e do sentimento.

Palavras-chave: Criança. Educação. Ludicidade.

1 INTRODUÇÃO

        O lúdico possui papel fundamental na construção do ser humano, pois é por meio das brincadeiras que a criança desenvolverá o afetivo, cognitivo, social e físico. Há de se considerar que a um grande, despeito desta importância, o brincar está sendo reduzido cada vez mais a mero artifício didático. Além de ser concebido pelas instituições e ambientes de ensino como recurso para a recreação das crianças. Estes aspectos nos conduzem a indagar acerca do valor que tal atividade tem enquanto fator de desenvolvimento no contexto educacional.

Podemos perceber que no ato do brincar, as crianças podem desenvolver muitas capacidades importantes, tais como a atenção, imitação, memória e a imaginação. Para tanto, é fundamental que haja riqueza e diversidade nas experiências que lhes são proporcionadas. Por meio das brincadeiras, o aluno encontra ajuda para superar suas dificuldades de aprendizagem. Nota-se que com os avanços tecnológicos de hoje em dia, a criança da geração Z estão evoluindo rapidamente. As diferentes áreas do cérebro humano se desenvolvem por meio de estímulos que a criança recebe no decorrer dos sete primeiros anos de vida.

O brincar é um comportamento que leva ao prazer, possui um fim em si mesmo, é uma oportunidade para a criança expressar suas fantasias internas e, dependendo da idade e do contexto da criança, possui regras que o conduzem, está ligado aos aspectos do desenvolvimento físico e à atividade simbólica. Justifica-se, assim, a importância da inserção da brincadeira no ambiente escolar, devido à sua colaboração no desenvolvimento humano e a grande motivação que as crianças revelam para brincar (CORDAZZO; VIEIRA, 2008 apud SACCHETTO 2011).

2 O LÚDICO COMO FERRAMENTA DE ENSINO

O lúdico é parte integrante do mundo infantil. Os jogos e brinquedos fazem parte da infância das crianças, onde a realidade e o faz de conta andam juntos. O olhar sobre o lúdico não deve ser visto apenas como diversão, mas sim, de grande importância no processo de ensino-aprendizagem na fase da infância.

        

A aprendizagem é entendida como uma mudança relativa e permanente do comportamento; basta observar uma criança para perceber ações e comportamentos automáticos. A criança nasce com potencial para aprender, contudo o aprendizado só ocorrerá em função das experiências. Ao mesmo tempo, existem limitações, pois há a necessidade de um maduro aparato físico, motor, neurológico e sensorial para que a aprendizagem aconteça. Ao superar esses limites considera-se que as crianças estão “prontas” para aprender (ANTUNES, 2003 apud SACCHETTO, 2011).

A criança ao brincar e jogar se envolve tanto com a brincadeira, que coloca na ação seu sentimento e emoção. Podemos dizer que a atividade lúdica funciona como um elo integrador entre os aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais, portanto a partir do brincar, desenvolve-se a facilidade para à aprendizagem, o desenvolvimento social, cultural e pessoal e contribui para uma vida saudável, física e mental. Quando a criança brinca, também adquire a capacidade de simbolização, permitindo que ela possa vencer realidades angustiantes e domar medos instintivos.

O mundo infantil é repleto de fantasia, faz de conta, sonhar e o descobrir. Por meio das brincadeiras, ação mais comum da infância, que a criança terá a oportunidade de se conhecer e constituir-se como ser social. Através da naturalidade e espontaneidade do brincar que a criança conseguirá ter diferentes percepções que serão concebidas dentro do seu contexto familiar e social.

Com o lúdico, a criança desenvolve a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa a autoestima, até mesmo sua saúde física e metal funcionam em perfeita harmonia. Se tudo está em ordem, a criança se tornará um cidadão capaz de enfrentar desafios e participar na construção de um mundo melhor.

Conforme Macedo, Petty e Passos (2005, p. 13-14) apud SCHULTZ; MULLER; DOMINGUES, 2005.

 O brincar é fundamental para o nosso desenvolvimento. É a principal atividade das crianças quando não estão dedicadas às suas necessidades de sobrevivência (repouso, alimentação, etc.). Todas as crianças brincam se não estão cansadas, doentes ou impedidas. Brincar é envolvente, interessante e informativo. Envolvente porque coloca a criança em um contexto de interação em que suas atividades físicas e fantasiosas, bem como os objetos que servem de projeção ou suporte delas, fazem parte de um mesmo contínuo topológico. Interessante porque canaliza, orienta, organiza as energias da criança, dando-lhes forma de atividade ou ocupação. Informativo porque, nesse contexto, ela pode aprender sobre as características dos objetos, os conteúdos pensados ou imaginados.

 Hoje em dia, a maioria das crianças não se envolve tanto em atividades lúdicas devido a fatores como a falta de oferta na escola e a forte presença da televisão e da mídia no seu dia-a-dia. Deve-se destacar também a ausência, muitas vezes, dos pais nas brincadeiras dos filhos, falta essa causada pelo não comprometimento dos responsáveis. Deve-se lembrar que atualmente a muita violência, isto acabou prendendo as pessoas dentro de suas casas. Com isso, surge uma apreensão dos educadores, preocupados com a aprendizagem infantil, através do uso de atividades lúdicas e, consequentemente, da instalação de ambientes de aprendizagem dando ênfase a ludicidade para que sirvam como apoio pedagógico e complemento às atividades do currículo escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (142.3 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com