TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Por:   •  14/2/2016  •  Monografia  •  5.117 Palavras (21 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 21

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

CIVIERO, Elaine Santinon[1]

 RU 529103

LOPES, Luis Fernando[2]

RESUMO

Abordou-se nesta pesquisa o tema a importância do lúdico no processo de ensino-Aprendizagem do 3º ano de uma escola de ensino fundamental. O intuito foi obter informações sobre a utilização do lúdico em sala de aula como uma ferramenta pedagógica facilitadora, proporcionando um pleno desenvolvimento da criatividade do educando; Analisar o comportamento, os conflitos e as dificuldades do trabalho pedagógico, buscando o auxilio do lúdico como recurso a favorecer a aprendizagem. Objetivando apresentar um estudo aprofundado sobre o lúdico, a fim de analisar o jogo como um recurso pedagógico capaz de proporcionar a aprendizagem e o desenvolvimento integral da criança. Para a concretização deste estudo, inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica onde o tema foi abordado na visão de renomados teóricos que tratam sobre a importância do jogo para o desenvolvimento infantil, abordando práticas inovadoras e eficientes em busca de produção do conhecimento. O trabalho proporcionou à pesquisadora um amplo conhecimento sobre a relevância da utilização do jogo como recurso pedagógico pode-se observar que o lúdico não é apenas um passatempo e sim um ótimo recurso pedagógico para o bom desenvolvimento do aluno.

Palavras-chave: Lúdico. Recurso pedagógico. Aprendizagem.

INTRODUÇÃO

O presente artigo objetiva apresentar um estudo aprofundado sobre o lúdico, a fim de analisar o jogo como um recurso pedagógico capaz de proporcionar a aprendizagem e o desenvolvimento integral da criança. Estudar como o lúdico pode desenvolver o interesse dos alunos pelas atividades que propiciem o desenvolvimento e a aprendizagem; compreender o jogo como recurso pedagógico que desenvolve e ensina de forma prazerosa; analisar o comportamento, os conflitos e as dificuldades do trabalho pedagógico, buscando o auxilio do lúdico como recurso a favorecer a aprendizagem. Qual a importância de envolver o lúdico no processo ensino-aprendizagem, para o desenvolvimento integral dos alunos do 3º ano do ensino fundamental de 09 anos?

Percebe-se que os educadores da atualidade precisam utilizar-se do lúdico na educação infantil, pois ao separar o mundo adulto do infantil, e ao diferenciar o trabalho da brincadeira, a humanidade observou a importância da criança que brinca.

O jogo, nas suas diversas formas, auxilia no processo ensino- aprendizagem, tanto no desenvolvimento psicomotor, isto é, no desenvolvimento da motricidade fina e ampla, bem como no desenvolvimento de habilidades do pensamento, como a imaginação, a interpretação a tomada de decisão, a criatividade, o levantamento de hipóteses, a obtenção de dados e a aplicação dos fatos e dos princípios a novas situações que, por sua vez acontecem quando jogamos, quando obedecemos às regras, quando vivenciamos conflitos numa competição etc.

Reflexão, análise, discussão e pesquisa são fundamentais para o desafio de educar com criatividade e responsabilidade. O educador deve ter consciência dos objetivos a ser atingido, para com criatividade encontrar maneiras de educar superando as dificuldades e as limitações do educando. O professor ao se conscientizar das vantagens do lúdico, adequara a determinadas situações de ensino, utilizando-as de acordo com suas necessidades. Segundo Vygotsky (apud RAU, Dorneles, 2007, p. 75) esclarece:

“O jogo é considerado um estimulo à criança no desenvolvimento de processos internos de construção do conhecimento e no âmbito das relações com os outros. Para ele, o jogo é o nível mais alto do desenvolvimento no pré–escolar e é através dele que a criança se move cedo, alem de desenvolver o comportamento habitual na sua idade”.

Piaget demonstrou que jogo tem importância fundamental para assimilação do real e consequentemente para o desenvolvimento da criança, as situações criadas pelo jogo imitam a vida real e atuam na formação de significados, possibilitando assim a construção da função simbólica, desta forma entende-se que, o jogo inserido dentro do pensamento da descoberta de si mesmo, da possibilidade de experimentar, de criar e de transformar o mundo.

Desse modo desenvolveu-se essa pesquisa no intuito de refletir a importância do lúdico na prática pedagógica e de que maneira esse recurso pode vir ser facilitador do ensino aprendizagem dos alunos na alfabetização e assim analisar as necessidades existentes dentro da escola para implantar a cultura do lúdico, bem como, reconhecer as dificuldades encontradas pelo professor diante da utilização deste em sala de aula, e, apontar os benefícios das atividades lúdicas em uma escola tradicional como ferramenta fundamental no processo ensino aprendizagem dos alunos.

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

Um breve histórico do lúdico

Há muito tempo existem preocupações relacionadas à educação que tratam do ensinar e do aprender. As questões de como ensinar envolvendo e estimulando o aluno a aprender estão presentes em diferentes períodos da história, sendo uma das mais importantes preocupações dos educadores.

Em épocas passadas o jogo era evidenciado como importante ferramenta para auxiliar no processo de educação das crianças.

De acordo com Marinho (2007, apud Platão 347 a.c, p.81) “há dezenas de século já preconizava que a criança nos seus primeiros anos já deveria se ocupar com jogos educativos, sendo que ele mesmo ensinava matemática às crianças em forma de jogos”.

Segundo Marinho (2007, apud Froebel 1826, p 81) “o primeiro pedagogo a incluir o jogo no sistema educativo ele acreditava que brincando a personalidade das crianças poderia ser aperfeiçoada e enriquecida pelo brinquedo que estivesse utilizando”.

A ludicidade deve ser um dos principais eixos norteadores do processo de ensino aprendizagem, pois possibilita a organização dos diferentes conhecimentos numa abordagem metodológica com a utilização de estratégias desafiadoras e enriquecedoras. Assim, a criança ficará mais motivada para aprender, pois tem um desafio constante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35 Kb)   pdf (210.2 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com