TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

Por:   •  6/10/2022  •  Monografia  •  4.474 Palavras (18 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 18

IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

Santos, dos Pereira Diego

RESUMO

 Este trabalho propõe analisar a importância do lúdico na concepção do professor e no processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica nas instituições públicas. Por hora, os conteúdos trabalhados necessitam bom embasamento teórico que fundamenta os jogos ou brincadeiras demonstrando assim realidade diferenciada do lúdico no desenvolvimento global de conhecimento, o qual faz se presente no ambiente escolar das crianças e adolescentes. Evidenciando, a seriedade da utilização dos jogos no processo de ensino e aprendizagem, como instrumentos motivadores de imenso potencial de sociabilidade e integração, bem como os cuidados que se deve ter ao levar um jogo para a sala de aula, quais objetivos que se pretende alcançar com determinado jogo. Adentrar das necessidades da colocação de regras práticas e esclarecedoras em cada jogo, de maneira lúdica, possibilitando maior envolvimento do aluno nas atividades, obtendo um aprendizado satisfatório e de qualidade.

Palavras-chave: criança. aprendizagem. lúdico

ABSTRACT

This work proposes to analyze the importance of play in the teacher's conception and in the teaching-learning process in Basic Education in public institutions. For now, the contents worked need a good theoretical foundation that supports the games or games, thus demonstrating a differentiated reality from the ludic in the global development of knowledge, which is present in the school environment of children and adolescents. Evidencing the seriousness of the use of games in the teaching and learning process, as motivating instruments with immense potential for sociability and integration, as well as the care that must be taken when taking a game to the classroom, what objectives are intended to be achieved with a certain game. Enter the needs of placing practical and clarifying rules in each game, in a playful way, allowing greater student involvement in the activities, obtaining a satisfactory and quality learning.

Keywords: child. learning. ludic

Acadêmico concluinte do curso Licenciatura em pedagogia da Faculdade UNIFAEL


1 INTRODUÇÃO

        O lúdico torna-se uma das formas adequadas para a aprendizagem dos conteúdos escolares, em que o professor deverá usá-lo como uma ferramenta fundamental na prática pedagógica. Muitos pesquisadores denominam o século XXI como o século da ludicidade. Período que a diversão, lazer e entretenimento apresentam-se como condições muito observadas e analisadas pela sociedade. Por tornar-se a dimensão lúdica, alvo de tantas atenções e desejos, faz-se necessário e fundamental resgatar sua essência nas instituições de ensino, em especial na educação infantil, no sentido de evocar seu real significado.

        Historicamente, o lúdico nas comunidades primitivas ou na sociedade atual, o brincar propicia ao educando uma construção simbólica do mundo.  As instituições que utilizam dos seus conhecimentos teóricos para serem aplicados com ensino lúdico promove uma melhoria em suas técnicas educativas e assim proporciona resultados eficazes no processo de ensino-aprendizagem.

        Nos dias atuais, os educadores se deparam com diversos problemas de ensino-aprendizagem, em virtude de vários motivos causadores que desencadeiam esses problemas. Principal questão segundo a classe é abnegação dos educando.  Segundo eles, falta de concentração, por conseguinte, o desinteresse por grande parte dos alunos em relação às propostas pedagógicas que nas maiorias das instituições de ensino propõem. Condizente com a realidade despertou o interesse em investigar a fim de fazer uma analogia dos alunos que são trabalhados com metodologia voltada ao lúdico e os que não são trabalhados, e compreender as concepções dos professores a respeito do trabalho da ludicidade no cotidiano escolar, em destaque na educação infantil. Como os educadores conduzem essa metodologia, e como as inserem nas tecnologias educacionais.

       É primordial, trabalhar o lúdico em sala de aula, uma vez que, auxiliará na solução dos questionamentos em torno do desinteresse dos educandos e em relação à perspectiva que eles possuem sobre o conteúdo a ser aprendido. Nesse sentido, as crianças desenvolvem seu conhecimento e suas relações entre o sujeito e o objeto como, capacidades de definição, generalização, explicação, descrição, classificação, exemplificação, comparação, analogia e cálculo entre outras, durante o processo da atividade lúdica. Estas operações se relacionam às práticas cotidianas, em de ocorrência disso há um forte, indicativo que induz esses “pequenos” a desenvolver uma geração mais consciente, equilibrada, criativa e competitiva que os levam a criação de nova aprendizagem científica.

        A história conta que, desde a educação greco-romana, já se atrelava à educação a ideia de associação do estudo ao prazer com base nas projeções de Aristóteles e Platão. Portanto, recentemente, sob a forma de eixos estruturantes, ligado das interações e das brincadeiras na aprendizagem da Educação Infantil também passou a estar presente na BNCC – Base Nacional Comum Curricular (2018), que, por hora, passa a orientar o conjunto das aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

         Macedo (2003) apresenta cinco indicadores que permitem inferir a presença do lúdico nos processos de aprendizagem ou desenvolvimento, favorecendo a observação da dimensão lúdica nas atividades escolares:

1. Terem prazer funcional;

2. Serem desafiadoras;

3. Criarem possibilidades ou disporem delas;

4. Possuírem dimensão simbólica;

5. Expressarem-se de modo construtivo ou relacional.

        Diante do exposto, as atividades lúdicas agem sobre o interior do ser humano, exaltando seu íntimo, levando-o a uma maior convivência social, e, ao estímulo de seu desenvolvimento e aprendizagem. Qualquer atividade estimulada que inclua jogos necessita respeitar as recentes descobertas neurológicas e, consequentemente, sobre a atenção, consciência, memória e, principalmente, inteligência.

        Para Antunes:

 A função do o jogo ajuda a construir novas descobertas, desenvolve e enriquece a personalidade e simboliza um instrumento pedagógico que leva o professor à condição de condutor, estimulador e avaliador da aprendizagem. Antunes (2000, p.36),

        Portanto, ensinar não se limita a repassar informações ou apontar caminhos, é ajudar o outro a tomar consciência de si mesmo, do outro e da sociedade, especialmente com jogos grupais que favorecem a socialização.  

        Então, cabe à escola e ao professor propiciar o máximo possível de situações em que o aluno possa interagir coordenar suas ações, expressar seus pensamentos, ser seu próprio agente na aquisição de conhecimentos e habilidades, oportunizando também a inclusão digital.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (128.6 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com