TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  4/12/2018  •  Artigo  •  3.859 Palavras (16 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

        

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA MISSÃO

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ANA KARENE DE SOUSA LUZ

CRISTIANE NUNES DA SILVA

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

        

 JUAZEIRO-BA

        JUL-2018


A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

                LUZ, Ana Karene de Sousa1

SILVA, Cristiane Nunes2 

SANTOS, Cristiane Almeida 3

RESUMO

O presente artigo traz uma abordagem sobre a importância do lúdico para o ensino da matemática na educação infantil, a pesquisa baseou-se nas aportes dos autores: Kishimoto, Piaget, Vygotsky, Antunes, entre outros que pesquisaram sobre a utilização de jogos como recurso para o ensino da matemática. A primeira etapa da vida escolar da criança, e uma fase de fundamental importância para o seu desenvolvimento emocional e cognitivo. O emprego de jogos vem sendo cogitada no ambiente escolar como um recurso respeitável, com importância nas séries iniciais, para que a aprendizagem ocorra de forma significativa e prazerosa. Neste artigo apresentamos algumas contribuições que o jogos e brincadeiras acrescenta no desenvolver de atitude, confiança, planejamento, concentração e autocontrole, que são habilidades essenciais para o aprendizado. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Avaliando os efeitos, pode-se considerar que a emprego do lúdico no processo de ensino e aprendizagem da matemática, é uma metodologia válida, tornando as aulas mais dinâmicas e diferenciadas, proporcionando também aos educandos, momentos felizes e de uma aprendizagem mais prazerosa e ao professor uma ferramenta a mais para o processo de ensino. O recurso dos jogos, quando bem planejado e utilizado eventualmente em sala de aula, proporciona uma melhora no desempenho dos alunos.

Palavras-chave: Lúdico. Matemática. Aprendizagem. Educação Infantil

SUMMARY

This article brings an approach on impotancy from the playful to the teaching of mathematics in early childhood education, the research was based on the contributions of the authors: Kishimoto, Piaget, Vygotsky, Antunes, among others who have researched on the use of games as a resource for the teaching of mathematics. The first stage of the school life of the child, and a phase of fundamental importance for your emotional and cognitive development. The use of games come under consideration in the school environment as a reputable resource, with importance in the initial series, to that learning occurs significantly and enjoyable. In this article we present some contributions that the fun and games adds in the develop of attitude, confidence, concentration, planning and self-control, which are essential skills for learning. methodology was a qualitative research of bibliographical nature. Evaluating the effects, one can consider that the use of playful in the process of teaching and learning of mathematics, is a valid methodology, making it more dynamic and differentiated lessons, providing to learners, happy times and a learning more enjoyable and to professor a tool for teaching process. The appeal of the games, when ll planned and used eventually in the classroom provides an improvement in student performance.

Keywords: Playful. Mathematics. Learning. Early Childhood Education


1 INTRODUÇÃO

Atualmente uns dos grandes desafios dos professores é acolher diversas estratégias de aprendizagem que ajudem o aluno na construção de uma aprendizagem expressiva. O lúdico como estratégia pedagógica é uma maneira diferente e divertida de aprender. A abordagem da matemática na Educação Infantil tem como intenção proporcionar oportunidade para que as crianças desenvolvam a capacidade de estabelecer aproximações a algumas noções de matemática presentes no seu cotidiano. (NUNES:SARACENI2013).

A Educação Infantil torna-se um espaço natural para o incremento de jogos e da brincadeiras, o que facilita a introdução dos conteúdos de matemática por meio das atividades lúdicas. Procuramos responder a seguinte problemática: Como o lúdico sobretudo os jogos e brincadeiras pode contribuir para o ensino aprendizagem da matemática na Educação Infantil? Tendo em vista que o jogo pode se tornar um recurso didático quando as situações são planejadas e orientadas pelo professor, visando a uma finalidade de aprendizagem e proporcionando à criança algum tipo de conhecimento.

 Inserir o lúdico principalmente os jogos e brincadeiras na sala de aula, e uma forma de contribuir para um aprendizado, ampliando assim sua vida escolar. Quando se fala em inserir tal prática no cotidiano escolar, deve-se pensar nos objetivos a serem atingidos. Organizar a brincadeira apenas como recreação, é desvalorizar a grande importância que ela proporciona para o desenvolvimento psicológico, cognitivo, emocional, físico, motor e social da criança. (NUNES:SARACENI2013).

A importância dessa pesquisa justifica-se  pelos estudos realizados por muitos especialistas no assunto, que destacam que o trabalho com jogos matemáticos em sala de aula nos traz muitos benefícios, pois a competição saudável garante dinamismo e movimento, propiciando encontrar nos alunos suas dificuldades reais, permite aos jogadores manifestarem seu desejo de vencer e para isso, aperfeiçoam-se e ultrapassam seus limites; os alunos geralmente se empolgam com o clima de uma aula diferente, o que faz com que aprendam sem perceber e principalmente porque através dos jogos as crianças constroem o seu conhecimento.


Neste sentido o presente artigo tem como objetivo demostrar a importância dos jogos e brincadeiras para a construção do conhecimento matemático da crianças na educação infantil fazendo uma reflexão sobre o que a utilização dos mesmo na ampliação do pensamento lógico matemático das crianças.

A metodologia utilizada foi uma pesquisa de revisão bibliográfica apresentando uma Fundamentação Teórica sobre o Lúdico no Processo de Aprendizagem, trazendo as opiniões dos autores citados nas pesquisas, que incentivam o uso de jogos na educação infantil, pois acreditam ser um facilitador para o processo de ensino aprendizagem. Por fim apresentando uma reflexão sobre os possíveis encaminhamentos para solucionar as dificuldades encontradas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (272.9 Kb)   docx (380.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com