TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS

Por:   •  16/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.490 Palavras (10 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 10

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS

VALE, Antônia Maria da Silva

PAIXÃO, Suzane Alves Santana

RESUMO

O presente trabalho trata da importância e dos benefícios que os jogos podem proporcionar no processo de alfabetização de crianças e qual é o papel primordial do professor no decorrer desse processo. Quando a criança brinca ela fica tão envolvida que acaba expressando todo o seu sentimento e emoção. Por meio dos jogos e das atividades lúdicas desenvolvidas nas escolas a criança aprende e se socializa com seus pares e a partir dessa relação ela consegue elaborar conceitos próprios, selecionar ideias, perceber as coisas e aprende a estabelecer conexões lógicas, o que é muito importante para o seu desenvolvimento. O brincar e o jogar exigem da criança movimentação física e provocam desafios mentais. O jogo promove a aprendizagem tanto informal quanto formal, uma vez que ele auxilia no processo ensino-aprendizagem, colabora também para o desenvolvimento psicomotor e também para o desenvolvimento de habilidades do pensamento tais como: a imaginação, a interpretação e a criatividade. Investir na ludicidade é uma forma eficaz de ensinar.

Palavras-chave: Educação. Ludicidade. Jogos. Brincadeiras.

1 INTRODUÇÂO

A utilização de atividades e jogos lúdicos é um tema amplamente discutido pelos estudiosos e pesquisadores. A princípio eles facilitam o processo de ensino-aprendizagem pois são considerados ferramentas facilitadoras e estimulantes que colaboram com a construção do conhecimento. Ao julgar a necessidade de uma postura interdisciplinar para entender as causas do não aprendizado da leitura e da escrita, acredita-se que a alfabetização pode ser construída através de ferramentas que proporcionem aos alunos a possibilidade de comparar e reconstruir suas hipóteses, desenvolver habilidades e competências e interagir socialmente. As atividades lúdicas podem ser utilizadas como ferramentas metodológicas cuja intenção é a superação das dificuldades de aprendizagem e dessa maneira reduzir o fracasso na escola.

Os jogos lúdicos são usados pelos docentes como opção didática no ensino de diversas disciplinas, tais como história, matemática, geografia e ciências. Eles são amplamente discutidos nas universidades, porém é uma ferramenta pedagógica ainda pouco compreendida pela maioria dos docentes. As vantagens do uso dos jogos didáticos em sala de aula são promover alternativas de aprendizagem e tornar a aula rica em possibilidades. Portanto são considerados por muitos estudiosos e educadores como facilitadores no processo ensino-aprendizagem de diversos assuntos.

É importante que o professor compreenda que utilizar brinquedos, jogos e brincadeiras na prática pedagógica é fundamental e gera altíssimas contribuições para desenvolver a capacidade de aprender e pensar, pois por meio deles a criança consegue superar suas dificuldades de aprendizagem, lapidando o seu relacionamento com o meio em que vive.

O jogo e a brincadeira fazem parte de todas as fases da vida dos seres humanos, proporcionando prazer a sua existência. De alguma maneira a ludicidade se faz presente e agrega um ingrediente indispensável nas relações interpessoais, promovendo o afloramento da criatividade, principalmente no ambiente escolar.

A separação do jogo pedagógico de outro tipo de jogo que apresenta apenas o caráter lúdico é a significância, ou seja, o jogo pedagógico provoca aprendizagem, encoraja a construção de novos conhecimentos e principalmente aguça o desenvolvimento de uma habilidade operatória, ou seja, o desenvolvimento da aptidão ou capacidade cognitiva e de apreciação específica que permite a compreensão e a interferência da pessoa nos fenômenos sociais e culturais e que o ajude a edificar conexões.

O cuidado em garantir a relação entre desenvolvimento e educação, busca traduzir a crença na possibilidade de se construir uma Pedagogia pré-escolar, embasada cientificamente e atenta a gênese do desenvolvimento infantil.

O lúdico além de ser uma estratégia estimulante para a construção do conhecimento humano agrega progresso pessoal e progresso em diferentes habilidades psicomotoras, afetivas e operatórias.

É necessário que o professor se conscientize de que incluir brinquedos, jogos e brincadeiras na prática pedagógica é primordial e contribui enormemente para o desenvolvimento do aprendizado, pois meio deles a criança consegue superar suas dificuldades de aprendizagem, aperfeiçoando o seu relacionamento interpessoal.

Tanto os jogos quanto as brincadeiras fazem parte de todas as etapas da vida dos seres humanos, tornando-a especial e divertida. O lúdico sempre está presente de alguma maneira na vida da criança e possibilita que a criatividade aflore principalmente no ambiente escolar.

O uso dos “Jogos Lúdicos” com crianças além de proporcionar momentos de entretenimento, diversão, afetividade e melhorar a assimilação do conteúdo, podem provocar nos docentes, modificações na metodologia que adotam em sala de aula.

O trabalho apresentado vem organizado em três partes: A primeira explica como ocorre o processo de aprendizagem. A segunda traz informações sobre a ludicidade. Na terceira e última parte, esclarece acerca do referencial curricular nacional para a educação infantil.

2 PROCESSO DE APRENDIZAGEM

A aprendizagem tem por definição – processo que ocorre de forma continuada no decorrer da vida do indivíduo inicia-se na mais tenra idade até a mais avançada velhice. O processo gradual e normal para uma criança é aprender a andar e a falar; depois a ler e escrever, aprendizagens consideradas básicas para aquisição da cidadania e a participação ativa na sociedade.

A aprendizagem pode ser definida como a assimilação de conhecimentos e operações mentais que ocorrem de maneira ativa e que precisam ser compreendidos e aplicados conscientemente.

O ensino não existe sozinho, mas relaciona-se com a aprendizagem. Assim sendo, a aprendizagem vincula-se diretamente com o meio social que abarca não só as condições de vida do indivíduo como também a sua relação espacial com o ambiente escolar e com o conteúdo ensinado, sua percepção e compreensão. A consolidação dos conhecimentos depende do seu significado para o indivíduo e também de que maneira está ligado às suas experiências familiares e cotidianas.

O ensino não existe sem aprendizagem. Para vários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com