TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNICA DA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA

Por:   •  13/9/2017  •  Resenha  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 2

A IMPORTÂNICA DA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA

A importância da relação da família e escola é muito discutida nos últimos tempos, pois sabemos que a estrutura e o funcionamento são assegurados pela gestão democrática do país, visando à participação da comunidade, onde os pais participam efetivamente dos projetos da escola.

A família é um lugar seguro para garantir e dar suporte direto na educação da criança, e na formação de seu caráter, a escola é um local de conhecimento científico, onde sua função é ensinar, e ambas são instituições educadoras e socializadoras.

Costuma-se dizer que a família educa e a escola ensina, ou seja, á família cabe oferecer á criança e ao adolescente a pauta ética para a vida em sociedade e a escola instruí-lo, para que possam fazer frente ás exigências competitivas do mundo na luta pela sobrevivência. (OSORIO, 1996, p.82)

É fundamental essa parceria para alcançar objetivos das partes envolvidas, pois essa interação se baseia em uma busca de soluções para os problemas das escolas, com a falta de valores e limites que os alunos apresentam claramente por falta de disciplina, ocasionando uma relação negativa entre o aluno e professor, atrapalhando o processo de aprendizagem.

A troca de valores das duas instituições tem o objetivo de promover interação no processo educativo da escola, onde proporciona uma troca de informações e ideias, criando respeito mútuo entre as partes.

Conforme o modelo Piagetiano, o vínculo escola-família prevê o respeito mútuo, o que significa tornar paralelos os papéis de pais e professores, para que os pais garantam as possibilidades de explorarem suas opiniões, ouvirem os professores sem receio de serem avaliados, criticados, trocarem pontos de vista. (JARDIM,2000,P.41)

De acordo com Regis de Morais (1989), para que ocorra o aprendizado, é preciso uma parceria entre o educador, uma participação efetiva das famílias na vida escolar de criança, “o ensina-te e ensinando, respeitando os limites de cada um e sua privacidade”. O mundo, a sociedade, também educa, nós somos marcados por eles, e podemos aprender a todo o momento. É preciso a participação da família nesse aprendizado, a qual já se deu inicio a socialização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (76.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com