TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS CADEIRANTES

Por:   •  4/2/2019  •  Artigo  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo

A inclusão de alunos com necessidades especiais em classe de aula regular vem sendo cada dia mais falado, no entanto as escolas precisam estar preparadas para dar o suporte necessário.

Quem tem filho especial sabe a dificuldade de encontrar escola capacitada e habilitada para receber alunos com necessidades especiais, mas antes de falar de educação inclusiva vamos falar de exclusão antes de se praticar a inclusão se praticou a exclusão já que quando a escola não esta preparada para receber uma criança com cadeira de rodas não tendo rampas já esta praticamente a excluindo porque esse aluno não tem como acessar e se movimentar dentro do ambiente escolar, então temos que entender que estamos em um mundo diverso com pessoas com necessidades diversas e negar ensino por qualquer que seja o motivo é crime.

A LEI Nº 7.853, de 24 de outubro de 1989 dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência e sua integração social. Define como crime recusar, suspender, adiar, cancelar ou extinguir a matrícula de um estudante por causa de sua deficiência, em qualquer curso ou nível de ensino, seja ele público ou privado.

garantindo a estes estudantes igualdade de direitos para que possam participar em todas as etapas da vida acadêmica com sucesso a inclusão escolar visa a interação de todos

Palavras-chave: Aluno cadeirante, inclusão escolar, Desafios

A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS CADEIRANTES

Uma pessoa é deficiente quando tem perda de suas funções, seja ela física, psicológica ou sensorial (SCHIRMER ET.al.2007, p21). Ou seja deficiência física, diz respeito a redução da capacidade ou de qualquer parte do corpo.

Na antiguidade a deficiência era vista como uma punição de DEUS (deuses) por isso eram limitadas ao acesso e o contato com outras pessoas, crianças que nasciam deficientes eram lançadas de abismos ou abandonadas por suas famílias.

Atualmente todas as pessoas fazem parte da sociedade tendo ela sua limitação ou não pessoas com (NEE) precisam e devem estar em contato com outras pessoas. Tunes, tacca e Bartholo(2005) afirmam que, é no convívio social, que a experiência interpessoal possibilita o processo de elaboração e reelaboração de sentidos que organizam e integram a atividade psíquica dos participantes da relação.

Mas antes dessa criança chegar a sala de aula quais as dificuldades ela terá? A escola esta preparada para acolher realmente essa criança, falando da criança cadeirante a escola esta adaptada com rampas e adaptações físicas a escola em que fiz estagio tinha tres andares não visualizei nenhuma rampa para locomoção dessa criança o orredor era bem largo as portas das salas eram de tamanho normal, mas tinha um banheiro adaptado para eles.

A escola tinha somente uma criança cadeirante que para acolher bem colocaram a sala dela no primeiro andar onde ficava o banheiro mas em frente a escola a diretora estava providenciando a rampa ja que todos os dias a mãe precisava de ajuda para colocar o filho para dentro da escola, como essa criança não tinha outras limitações as atividades em sala eram bem desenvolvidas, somente as aulas de educação fisica tinham que ser adptadas para ele, o professor regular precisa saber se a criança tem alguma restrição médica que a impeça de fazer atividades dentro ou fora da sala, acompanhar seu estado de saúde e conhecer os efeitos dos medicamentos que ela está tomando, o maior desafio das crianças com deficiência física

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com