TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INCLUSÃO NA ESCOLA

Por:   •  22/5/2017  •  Artigo  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

LÍVIA APARECIDA DA SILVA TAMBORINI (1143697)

MARIANA RITA PEREIRA TOLEDO (1148462)

Licenciatura em Pedagogia

INCLUSÃO NA ESCOLA

Tutor: Prof. Jaqueline Belga Marques

Claretiano - Centro Universitário

BATATAIS

2017

INCLUSÃO NA ESCOLA

 

Resumo: A inclusão é uma das coisas mais importantes hoje no mundo, não só na escola como também em outros lugares e hoje vivenciamos um momento em que mundialmente se fala sobre a inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais. Ate onde a inclusão vai ser perfeitamente construída como esta no papel.

Palavras-chave: inclusão. escola.aluno .

CONTEXTUALIZAÇÃO/REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A inclusão nada mais é que acolher todas as pessoas sem exceção seja ela de cor, classe social, ou condições físicas e psicológicas. Pensando agora que o que esta escrita na constituição esta mesmo acontecendo. A historia nos revela que o convívio  entre diferentes sempre foi difícil.

Desde a antiguidade ou ate mesmo no mundo contemporâneo temos dificuldades me atrair valores a diferenças ,ainda que nosso mundo seja cada vez mais compartilhado de acordo com Caetano Veloso na canção Samba é difícil para nós  “ acharmos bonito o que não é espelho “, ou seja temos dificuldades me lidar com as diferenças ao não valorizar a diferença atribuímos rótulos que muitas vezes inferioriza as pessoas destacando apenas um de seus atributos geralmente de forma não elogiosa. Elas são identificadas e reduzidas a uma característica, assim a exclusão é imposta por uma sociedade supostamente feita para “pessoas normais, seja La o que isso queria dizer...”. O objetivo é criar um ambiente escolar onde não haja rótulos, mas sim uma real INCLUSÃO.

Justificativa

A escolha desse tema foi definida a partir das experiências que cada uma viveu nas escolas. A inclusão existe sim, é garantida por lei ao aluno a vaga em qualquer instituição do ensino regular.

Porem identificou vários fatores que impedem que a inclusão de realmente cumpra seu papel.

O tema tem sido polemico e muito falado, porém o que realmente precisa ser feito é uma maior adequação desse aluno dentro do contexto escolar. Cada escola dentro de suas possibilidades tanto estrutural, como psicológico, deveria criar métodos para aprendizagem, socialização de cada aluno de acordo com sua necessidade social, suas impossibilidades a fim de que a inclusão se torne algo natural e a freqüência desse aluno na escola se torne funcionalidade a todos os envolvidos.

Objetivo

O objetivo da tese é estimular e incentivar as escolas a praticarem de fato a inclusão, porem de uma maneira mais funcional. È preciso uma maior conscientização por parte dos pais, gestores, professores. O objetivo principal dessa tese é levar todos os envolvidos no processo de inclusão a seguinte reflexão, Ate que ponto praticou a inclusão?  Realmente estamos mesmo incluindo?.

São questionamentos que nos levam a refletir e concluirmos de fato a realidade. Como diz no artigo 208 da Constituição brasileira especifica que é dever do Estado garantir "atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino", condição que também consta no artigo 54 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (115.2 Kb)   docx (379.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com