TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INCLUSÃO NO ENSINO REGULAR

Por:   •  7/11/2017  •  Artigo  •  2.973 Palavras (12 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

PEDAGOGIA

ARTIGO

A INCLUSÃO NO ENSINO REGULAR

Trabalho de conclusão de Pedagogia da UNIDERP Anhanguera como seguimento a obtenção de licenciatura em Pedagogia.

Valparaíso, 08/06 /2017.

Dedico aos nossos familiares esse trabalho com muito carinho que depositou em nos durante esse tempo que estivemos estudando.

AGRADECIMENTOS

Nossa formação profissional não poderia ter sido concretizada sem a ajuda de nossos queridos familiares, que no decorrer de nossa vida nos proporcionaram carinho, amor, integridade, perseverança, nos ensinando buscar sempre em Deus a força maior para o nosso desenvolvimento como ser humano.

Um agradecimento especial a nossos queridos professores, que nos auxiliaram nessa longa caminhada.

A todos vocês, nosso muito obrigado.

SUMÁRIO

RESUMO 5

INTRODUÇÃO 5

1-CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL 6

1.1 Educação Especial: Trajetória Histórica 6

1.2 A Importância da Educação Especial 7

2 ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO 9

2.1 A Legislação Vigente e o Processo de Inclusão Escolar 9

3- O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR INCLUSIVO 10

CONSIDERAÇOES FINAIS 12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo apresentar algumas reflexões sobre o processo de inclusão de alunos com necessidades especiais, mais precisamente alunos com deficiência e saber se os professores estão preparados para este processo de inclusão escolar. Sabe-se que a inclusão dos alunos com Necessidades Especiais está amparado por lei, na teoria tem tecnologia assistiva e precisa ser concretizado de forma funcional. Este estudo focaliza a inclusão de crianças com deficiência, incluída na rede regular de ensino. Para tanto, é de suma importância oferecer às pessoas com deficiência igualdade no acesso as informações e instrumentos que possa facilitar o seu acesso à escolarização para facilitar sua vida, seja pessoa ou para o trabalho. Neste trabalho foi realizada a pesquisa bibliográfica para dar suporte à teoria, De acordo com dos dados obtidos chegaram algumas reflexões, para que de fato ocorra a inclusão de deficientes, precisa-se pôr em prática e ter nas escolas materiais pedagógicos, tecnologias disponíveis, melhor infraestrutura, professores treinados e especializado.

Palavras-chave: Inclusão escolar; Deficiência visual; Educação especial

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre o processo de inclusão escolar do aluno com necessidades educacionais especiais e desenvolvimento de alunos com deficiência visual e seu processo de aprendizagem. Nesse sentido, pretende-se apresentar algumas considerações sobre a inclusão no âmbito escolar, mais especificamente sobre a inclusão de alunos com deficiência.

Para que o ensino inclusivo ocorra de fato, importante é oferecer a os alunos com deficiências, procurar mecanismos que lhes possibilitem uma equidade no acesso à recursos técnicos, materiais e humanos para atendê-los de uma forma específica e, ao mesmo tempo, igualitária. Portanto, é de suma importância oferecer às pessoas com deficiência igualdade no acesso às informações e instrumentos que possam facilitar o seu processo de escolarização e consequente qualificação, tanto para o trabalho, quanto para si mesmas.

1-CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

1.1 Educação Especial: Trajetória Histórica

Quando as crianças com necessidades especiais são incluídas no ensino regular, é necessário lembrar as longas lutas pelas décadas em que foram vítimas do preconceito e discriminação.

A história da educação especial para a inclusão dos alunos no meio educacional vem de muito tempo não é algo recente como alguns pensam, mas sim uma temática bastante discutida.

“A história da educação especial começou a ser traçada no século XVI, com médicos e pedagogos que, desafiando os conceitos vigentes na época, acreditaram nas possibilidades de indivíduos até então considerados ineducáveis” (MENDES, 2006).

Nessa temporalidade podemos perceber que a educação formal era algo para poucos, e essa mentalidade ficou por muito tempo ainda.

Pois a educação inclusiva ficou sendo algo muito particular, extremamente individual. “No início do século XIX, o médico Jean Marc Itard (1774-1838) desenvolveu as primeiras tentativas de educar uma criança de doze anos de idade, chamado Vitor, mais conhecido como o “Selvagem de Aveyron” (MIRANDA, 2003, p.2)”.

De acordo com Mendes (2006) no século XX começou a ser incluídas as pessoas com deficiências na sociedade.

Na metade do século XX, aparece uma resposta mais ampla da sociedade para os problemas da educação das crianças e jovens com deficiências, em decorrência também da montagem da indústria da reabilitação para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (128 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com