TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NO DESENVOLVIMENTO NEOROLÓGICO DAS CRIANÇAS

Por:   •  3/11/2020  •  Ensaio  •  2.404 Palavras (10 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 10

  UNIMEO - CTESOP[pic 1]

CENTRO TÉCNICO EDUCACIONAL SUPERIOR DO OESTE PARANAENSE – CTESOP

 

                              DIRCE ALVES DE OLIVEIRA

 

 

 

A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NO DESENVOLVIMENTO NEOROLÓGICO DAS CRIANÇAS

 

 

 

 

 

Marialva

2015

A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NO DESENVOLVIMENTO NEOROLÓGICO DAS CRIANÇAS

Dirce Alves de Oliveira[1]

 

RESUMO

O objetivo deste trabalho foi detectar porque as maiorias dos alunos que estudam no período matutino apresentam menor rendimento no desenvolvimento escolar. Percebe-se que eles demonstram falta de interesse, sonolência e certo de graus de déficit de atenção durantes as aulas. Sabendo-se que manipular esses equipamentos por muito tempo em seguida causa tanto prejuízo no sistema neurológico das crianças porque os pais permitem que seus filhos os utilizem? Reconhecemos que os professores tem se esforçado pra se desenvolver uma aula mais pratica e dinâmica, mais isso não é o suficiente para chamar a atenção dos alunos, visto que o problema esta na falta de interesse dos próprios pais em monitorar o que os filhos estão fazendo durante o período noturno. Diante de uma pesquisa realizada em uma escola com os alunos que estudam no período da manha foi observado que após as 21 horas até às 23 horas assistam televisão ou ficam manipulando aparelhos celulares ou computadores ficando vulneráveis a todos os perigos das redes sociais. Diante destes e outros fatores que podem desencadear esse problema no comportamento escolar a Secretaria da Educação juntamente com a escola propôs em que 2015 todos os alunos serão matriculados nas escolas mais próximas de suas casas, com isto diminuindo a distância de suas casas ate escola sendo que a maioria dos alunos moram no meio rural.

INTRODUÇÃO 

Enfatizamos neste artigo assuntos relacionados à influência da mídia no desenvolvimento psicológico das crianças no seu baixo rendimento escolar. Refletimos também a respeito da importância de se ter um monitoramento por parte da família com seus filhos. O que eles fazem durante o período em que estão no ambiente escolar e que horas vão dormir já que levantam muito cedo para ir à escola.

O objetivo geral foi procurar identificar qual a causa do rendimento escolar, visto que os seus pais permitam que seus filhos fiquem, até altas horas utilizando os recursos tecnológicos como: televisão, notebook, Ipode, Iphone, Vídeo game etc. Por meio de uma pesquisa de campo, através de um questionário percebemos que as transformações sócias econômicas culturais mudam drasticamente o cotidiano das famílias estimuladas pelas vastas abrangências do mais poderoso veículo de comunicação, Henry Giroux (2001) aponta para uma crise na infância baseando seus argumentos em questão como a fragmentação da família e o acesso ilimitado a informações sobre o mundo adulto. Os objetivos específicos foram apontar os malefícios que a mídia pode causar no desenvolvimento neurológico das crianças e identificar qual é o papel da escola diante de tantas tecnologias e reconhecer que a criança deve ser monitorada constantemente durante o período em que está assistindo televisão verificando-se o que está sendo assistido esta de acordo com sua faixa etária e o tempo que o mesmo permanece vendo, e estes contribuíram para que percebermos que os pais deixam a responsabilidade do educar para as escolas esquecendo seu papel de fundamental importância na vida escolar de seus filhos

O impacto por esses meios de comunicação sobre a infância caracteriza-se por mudanças nos comportamentos familiares, no consumo de produtos veiculados pela televisão, padronização de modelos e linguagens. De acordo com estes autores, é possível afirmar que o público infantil é um dos mais visados na sociedade de consumo contemporâneo. Desde cedo os pais oferecem aos seus filhos estes recursos tecnológicos, tornando-se vulneráveis aos progressos tecnológicos.

A justificativa do tema deve-se a preocupação por parte dos pedagogos pelo baixo rendimento detectado nos alunos que estudam no período matutino. Sabendo-se que a mídia influencia no desenvolvimento neurológico das crianças, por que seus pais permitam que eles fiquem manipulando esses aparelhos por horas? Pretende-se que os pais se conscientizem da importância de se limitar e monitorar o conteúdo de veiculo de informação, o qual esta sendo utilizado pelos filhos, como meio de alertar a alienação e a diminuição da percepção sensorial que tais meios podem influir. Falta de estímulo, dos sentidos podem levar as crianças, não desenvolverem, tátil e habilidades para leitura posteriormente, e o hábito noturno estendido, leva negativamente ao desenvolvimento escolar.

Dessa forma, o trabalho aqui apresentado encontre-se dividido em três seções, Na primeira apresentamos a diminuição da percepção sensorial e a influência que a televisão causa no comportamento da criança. Na segunda abordamos brincadeiras de criança esquecidas pelos adultos, extintas na infância atual, torna-se evidente, e a atrativa, brincadeira virtual vigente, nos dias atuais. E finalizando na terceira “seção” enfatizamos o papel da escola, frente às tecnologias de fácil acesso como meio facilitador de ensino, e renovação de habilidades pedagógicas para melhor meio de aplicação de conteúdos, e aprimoramento da didática. 

 Analisamos durante esse período, que as novas tecnologias tanto ajudam, como prejudicam no desenvolvimento do sistema neurológico da criança, por ser um instrumento muito utilizado pelas crianças sem o devido monitoramento por adultos necessita-se encontrar um equilíbrio entre os veículos tecnológicos, e a didática escolar para utilizá-los positivamente tanto em casa, quanto no ambiente escolar, já que o mesmo possui ferramentas que proporcionam maior interesse junto aos alunos.

 Nas considerações finais fizemos uma síntese dos resultados encontrados na pesquisa. Observamos que através da pesquisa podemos afirmar que alunos que apresentaram maior déficit de atenção, sonolência e desinteresse são aqueles que permanecem, por muito mais tempo, nas atividades virtuais. Portanto, devemos conscientizar os pais pelas responsabilidades, perante a vida escolar dos seus filhos, e dos riscos que eles correm durante a manipulação dos mesmos, deixando-os vulneráveis aos progressos tecnológicos. Enquanto à escola, cabe a ela se informatizar e aprimorar seus métodos pedagógicos de ensino, para que dessa forma enfoque a atenção do aluno, melhorando a qualidade do ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (147.3 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com