TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DAS EMOÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Por:   •  23/8/2022  •  Monografia  •  5.451 Palavras (22 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE POSITIVO

CURSO DE PEDAGOGIA

FLÁVIA ROBERTA DE LIMA SIQUEIRA

LORENA DOS SANTOS MACIEL

VICTÓRIA REBEKA ROJAS JUK

AS INFLUÊNCIAS DAS EMOÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ENTRE 3 E 6 ANOS

CURITIBA

2020

FLÁVIA ROBERTA DE LIMA SIQUEIRA

LORENA DOS SANTOS MACIEL

VICTÓRIA REBEKA ROJAS JUK

AS INFLUÊNCIAS DAS EMOÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ENTRE 3 E 6 ANOS

                                                                    Artigo de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Pedagogia, da Universidade Positivo, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado (a) em Pedagogia.

                                                                    Orientador: Prof. Dr. Gustavo Luiz Gava

CURITIBA

2020

AS INFLUÊNCIAS DAS EMOÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ENTRE 3 E 6 ANOS

                                                                                     Autor (a): SIQUEIRA, Flávia Roberta de Lima;

                                                                                     Autor (a): MACIEL, Lorena dos Santos;

                                                                                     Autor (a): JUK, Victória Rebeka Rojas.

Orientador (a): Prof° (a). GAVA, Gustavo Luiz.

                 

RESUMO – Está pesquisa tem como proposta apresentar  a influência das emoções no processo de ensino e aprendizagem de crianças entre 3 e 6 anos, chamado de fase do personalismo para Henry Wallon. O tema se deu ao fato de as autoras compreenderem a necessidade do assunto, diante de uma educação voltada ao ensino de conteúdos sem levar em consideração de um olhar atento as necessidades emocionais de cada criança, que interferem no aprendizado.  O objetivo desse artigo é promover um conhecimento aprofundado a respeito do assunto para educadores, estudantes e familiares interessados em auxiliar no desenvolvimento de crianças com idades entre 3 e 6 anos. A metodologia usada será a pesquisa bibliográfica de autores como Henry Wallon e Lev Vygotsky. Diante da pesquisa, compreende-se que a emoção e os sentimentos da criança deve ser valorizado para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de forma significativa e prazerosa.

Palavras-chave: Emoção. Aprendizagem. Vygotsky. Wallon. Personalismo.

                           

  1. INTRODUÇÃO

A presente pesquisa tem como escopo principal, analisar teoricamente a influência das emoções, tanto as denominadas positivas como negativas, dentro do processo de ensino e aprendizagem de crianças entre 3 e 6 anos, também conhecido como a fase de desenvolvimento “Personalismo” para Henri Wallon.

O tema escolhido se deu ao fato de as autoras buscarem melhor compreensão do fenômeno emocional tendo como mote as experiências no ambiente escolar. Entendemos que as emoções no processo de ensino e aprendizagem das crianças ocorrem principalmente, quando passam a experienciar a realidade escolar, a sala de aula. Por isso, o motivador temático foi investigar quanto a afetividade e as emoções, afetam o aprender das crianças.

Atualmente, sabemos que algumas crianças ao iniciarem seu processo de aprendizagem podem apresentar fatores que às vezes prejudicam seu desenvolvimento. Como por exemplo, a família mal estruturada, o histórico de bullying ou até mesmo uma baixa autoestima, que a impede de se desafiar e aprender coisas novas.

A emoção, algumas vezes minimizada, tem um papel crucial para o educando quanto o desenvolvimento do saber. A criança, ao ingressar na escola, já vem com seus conhecimentos prévios, gerados por suas emoções e seu histórico pessoal. E essas emoções, tanto as geradas em casa, quanto na escola, afetam o aprendizado. Isso se deve ao fato de o ser humano, ser um ser social e afetivo, ou seja, necessita estabelecer relacionamentos, se sentir aceito e querido. Vygotsky (2003), afirma que a emoção não é menos importante que o pensamento, carecendo de estímulos e provocando mudanças nos sentimentos e a reeducação das emoções a partir das direções emocionais na direção da reação emocional que se pertence.

A Escola, sendo uma extensão do lar, tem um papel crucial no desenvolvimento socioemocional das crianças. Além disso, frequentemente, o próprio professor ou pedagogo ao se deparar com um educando com dificuldades de aprendizado, desconhece o histórico individual da criança e por isso não consegue desenvolver meios de auxiliá-la.

Diante disso, investigaremos qual o papel do professor e pedagogo para promover um processo de ensino e aprendizagem prazeroso e proveitoso, tendo em vista que cada criança é um ser humano único, com uma história e vivências individuais, sendo que desde seu nascimento já é possível perceber sentimentos que são programados biologicamente (como o nojo, a felicidade, a tristeza, interesse etc.).

Analisaremos quais são as principais emoções que surgem nas crianças de 3 a 6 anos no processo de ensino e aprendizagem e qual o papel do professor e/ou pedagogo para auxiliá-la a se desenvolver considerando seu potencial.

 A partir desta pesquisa, pretendemos auxiliar nossos colegas, outros pedagogos e até aos pais a compreenderem melhor como se dá o processo de ensino e aprendizagem, considerando que cada criança é um ser único, com dificuldades próprias e potenciais exclusivos que podem ser estimulados, levando em conta as emoções de cada criança frente aos novos desafios enfrentados na escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.2 Kb)   pdf (138.6 Kb)   docx (289.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com