TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA DIMINUIR A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

Por:   •  27/10/2019  •  Resenha  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 2

A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA DIMINUIR A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

A falta de um trabalho específico que possa enfrentar situações que envolvam o conflito ou a violência escolar, mostrou importância durante a abordagem pelo seminário apresentado pelas acadêmicas do Curso de Pedagogia, e o quanto a nossa prática pedagógica será significativa ao desenvolver um trabalho que promova a socialização e a aprendizagem social.

Considero de grande relevância todos os temas que foram abordados durante o seminário como libras, cyberbulliying, depressão infantil, yoga nas escolas mas, no entanto, quero enfatizar o que mais me chamou a atenção e também o tema que me preocupa enquanto futura pedagoga: a violência.

Sabemos que a violência é um problema social e está muito presente dentro das escolas, se manifestando de diversas formas entre todos os envolvidos. Uma vez que a escola é o lugar de formação ética e moral dos sujeitos, acredito que trabalhar essa questão da violência inserindo na prática da atividade física os Jogos Cooperativos, uma vez que possa ser um importante instrumento para a redução da violência. Os Jogos Cooperativos são jogos com uma estrutura alternativa, por meio da qual os participantes “jogam uns com os outros, ao invés de uns contra os outros” (Deacove, 1974, p. 1). Nas aulas de Educação Física o aluno tem a oportunidade de extravasar suas emoções de forma positiva, respeitando regras e trabalhando em conjunto com seus colegas, por meio de atividades monitoradas e intermediadas pelo professor. Os jogos cooperativos são importante estratégia para a superação dos conflitos ligados à violência.

Os jogos cooperativos vão além dos jogos, eles buscam uma melhoria de vida para todos, de maneira inclusiva. Os Jogos cooperativos possuem o poder de transformação social, de inclusão, de incentivar o companheirismo e o crescimento do indivíduo de maneira integral sem excluir qualquer pessoa, independentemente de suas características físicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (29.2 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com