TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Por:   •  29/7/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 2

  1. Vamos então, resolver por meio da interpretação textual.

Primeiramente realize você a leitura da questão!!!

O título já dá uma dica sobre o assunto. Ele diz que o tema é sobre a transformação das Práticas Corporais em Esporte, ou seja, a modificação das práticas tradicionais que possuem um sentido original para o sentido competitivo esportivo.

Notem que a palavra esporte e suas variantes (modalidade esportiva, esportivização) aparecem bastante.

Vamos então analisar o que a questão pede.

Pelo enunciado ela requer que se saiba o que a relação entre os elementos tradicionais e modernos nos Jogos dos Povos Indígenas desencadeou.

Vamos às alternativas!

a) padronização de pinturas e adornos corporais.

O texto nada fala sobre a essa padronização de adornos e pinturas. Fala somente que esses elementos estão presentes junto com os elementos modernos nos Jogos dos Povos Indígenas (linha 2).

b) sobreposição de elementos tradicionais sobre os modernos.

Essa alternativa é uma pegadinha para os mais desatentos. Em uma leitura superficial pode-se achar o contrário: que os elementos modernos se sobrepõem aos tradicionais e isso confunde quem faz uma leitura mais rápida. Mas isso também não é verdadeiro porque o texto diz que ambos coexistem nos Jogos dos Povos Indígenas (linhas 2 a 4).c) individuação das técnicas apresentadas em diferentes modalidades.

Na verdade, o texto diz que a coexistência dos elementos tradicionais e modernos nos Jogos Indígenas “promoveu uma semelhança entre as técnicas apresentadas” e não uma individuação.

d) legitimação das práticas corporais indígenas como modalidade esportiva.

Como citado acima, o título afirma exatamente isso: que as práticas corporais indígenas começam a se parecer com o esporte. O trecho do texto que fala que “promoveu uma semelhança entre as técnicas apresentadas, com o sentido único da competição” (linhas 7 e 8) quer dizer que essa prática tem apresentado as características do esporte. ESSA É A ALTERNATIVA CORRETA.

e) preservação dos significados próprios das práticas corporais em cada cultura.

Nada disso. Os significados mudaram. No caso do uso da flecha e da lança, estes deixaram de ser elementos somente para subsistência, mas também passaram a ser elementos de competição.

Resposta: Letra D.

  1. O enunciado exige do concorrente que encontre entre as alternativas, aquela que dá o sentido de esporte-participação.

Podemos pensar em palavras ou termos no texto que demonstrem o sentido de esporte-participação:

Prazer lúdico (linha 2), bem-estar social (linha 2), lazer e tempo livre (linha 3), espaços não comprometidos com o tempo e fora das obrigações da vida diária (linhas 4 e 5).

Há muitas outras palavras, mas por essas já é possível resolver a questão.

As alternativas de a) a d) tratam de competições esportivas onde essas características vão se perdendo ou são quase inexistentes, dando lugar ao profissionalismo.   Logo, a alternativa correta é a LETRA E.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (76.1 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com