TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Identificação e Levantamento de Dados

Por:   •  4/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

AVALIAÇÃO 1: (1ª ETAPA) - Identificação e levantamento de dados

Disciplina: Pesquisa e Extensão Tecnológicas

Professoras formadoras: Emilene Coco dos Santos e Indiana Reis da Silva Becevelli

Professor(a) mediador(a): Mardem Ribeiro Rocha Barbosa

Coordenador(a) local: Fabianne Santana Costa Andrade

Turma: 01

Nome dos componentes do grupo: Lara Cordeiro Lisboa, Leonardo Santos Ribeiro, Lílian Batista dos Santos e Vera Lúcia Macedo Sousa Lapa.

Data: 14/11/2022

Valor: 20 pontos

QUESTÕES:

a) Indiquem o nome da instituição de ensino de educação profissional que pretende ou promoverá o evento de extensão. Após, escreva o contexto social, cultural e profissional em que esta instituição está localizada.

        A instituição de ensino de educação profissional que promoverá o evento de extensão será o IFBA campus Ilhéus. O IFBA possui um local de destaque não apenas em seu campo territorial (situado na rodovia entre as maiores cidades do sul da BA- Itabuna e Ilhéus, o que permite atender as demandas destas cidades e cidades circunvizinhas) como também possui destaque em seu campo de atuação, pois em seu contexto social promove um ensino de alta qualidade promovendo pesquisa e extensão, seus alunos estagiários são bem aceitos nas empresas e seus alunos formados, na sociedade. O IFBA também é conhecido socialmente por projetos de ações inclusivas e de tecnologias sociais para as populações e comunidades em situação de risco e com enfoque na preservação do meio ambiente, promovendo assim desenvolvimento local e regional.

       O contexto cultural também é notório, uma vez que o IFBA-Ilhéus não só preserva como busca aprimorar as peculiaridades regionais; por exemplo, em nível de Sul da BA a agricultura cacaueira é bastante relevante cultural e economicamente e o IFBA busca sempre aprimorar esse nicho de atuação que é um diferencial deste campus.

      O contexto profissional, por sua vez, também é relevante, pois, os cursos ofertados buscam atender às demandas por formação profissional das regiões em que os campi se inserem e no caso, aqui no sul da BA, o IFBA busca suprir a falta de profissionais como técnico em edificações, em informática e técnico em segurança do trabalho. O enfoque na área profissional tanto aborda a necessidade de profissionais capacitados para atuar dentro do IFBA como a atuação do aluno formado, dando a eles a oportunidades de progredirem dentro de uma carreira e o preparo para a compreensão dos desafios da sociedade, na condição de cidadãos.

b) Indiquem o nome de um curso técnico ou de graduação ofertado na instituição de ensino de educação profissional escolhida cujos alunos irão participar do desenvolvimento/execução da proposta de evento de extensão.

       O curso técnico ofertado na instituição cujos alunos irão participar do desenvolvimento/execução da proposta de evento de extensão será o Técnico em Segurança do Trabalho.

c) Indiquem o nome de uma empresa, instituição ou grupo social que serão contemplados pela ação, ou seja, que vocês pretendem direcionar o evento de extensão.

Observação: É importante que a empresa, instituição ou grupo social tenha relação com o curso técnico ou de graduação escolhido.

      A empresa que será contemplada pela ação do evento de extensão será a Trifil – (Itabuna Têxtil S/A), empresa localizada no sul da Bahia que exporta para 40 países produtos como calcinhas, sutiãs, meias e pijamas. Isso porque a Segurança no Trabalho é essencial em indústrias e fábricas, pois, os funcionários têm contato direto com máquinas e equipamentos pesados. O uso desses maquinários pode causar acidentes graves e, dependendo do caso, até levar à morte. Para isso, os profissionais de segurança do trabalho verificam se os equipamentos seguem os padrões, analisa se os materiais usados são tóxicos, controla a temperatura do ambiente, participa de treinamentos aos operadores de máquinas, entre outras atividades fundamentais para a segurança no trabalho. E é claro, assim como outras fábricas, a Trifil quer evitar ao máximo que seus colaboradores sejam lesionados.

[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (386.1 Kb)   docx (656.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com