TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Ludicidade Para O Desenvolvimento Da Criança Na Educação Infantil

Por:   •  18/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  4.296 Palavras (18 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 18

A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 

A, S M M  [1]

Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação latu senso, com exceção à Engenharia de Segurança do Trabalho. Em cursos de Complementação Pedagógica e Segunda Licenciatura a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso é obrigatória).

RESUMO

O presente artigo teve como objetivo analisar a importância da ludicidade para o desenvolvimento da criança na educação infantil. A compreensão do lúdico como recurso favorecedor do desenvolvimento da criança exige a priori a compreensão de algumas noções essenciais ao tema, tais como: contexto histórico do lúdico, o brincar na Educação Infantil e a brinquedoteca como espaço mediador de aprendizagem. Para a explanação desses elementos, utilizou-se de pesquisa cunho bibliográfica, leitura de obras que abordam o tema para convalidarem as situações vivenciadas nas práticas da Educação Infantil. É brincando que a criança compartilha experiências e seu jeito próprio de ver o mundo, e neste espaço que ocorre as trocas e construção de aprendizagens. O brincar tem feito parte da constituição social do indivíduo desde tempos imemoriais e não se restringe apenas ao lazer, mas a todo um conjunto de apropriação de conhecimentos que podem ser mediados pelo professor e familiares observando o desempenho da criança.

.

Palavras-chave: História do brincar, Ludicidade e Brinquedoteca.

ABSTRACT

This article aimed to analyze the importance of playfulness for the development of children in early childhood education. Understanding play as a resource that favors child development requires a priori the understanding of some essential notions to the theme, such as: historical context of play, playing in early childhood education and the toy library as a mediating space for learning. For the explanation of elements elements, bibliographical research is used, reading of works that address the theme to validate them as situations experienced in the practices of Early Childhood Education. It is by playing that children share experiences and their own way of seeing the world, and in this space, exchanges and construction of learning occur. Playing has been part of the individual's social constitution since time immemorial and is not restricted to leisure, but to a whole set of knowledge appropriation that can be mediated by the teacher and family observing the child's performance.

.

Keywords: History of playing, Playfulness and Toy Library.

 

1 INTRODUÇÃO

Este estudo tem o papel de trazer à tona a importância de trabalhar o lúdico para o desenvolvimento cognitivo da criança inserida na Educação Infantil. Para isso, iremos debruçar em diversos estudos acadêmicos: monografias, artigos e dissertações, que retratam a ludicidade como uma via de aprendizagem e desenvolvimento das crianças inseridas no jardim de infância.

O lúdico refere-se a qualquer atividade onde é possível trabalhar de maneira natural, diante disso, visa a possibilidade de granjear conhecimento no ato de brincar. Por intermédio das atividades lúdicas as crianças conquistam marcos referenciais significativos fazendo com que assim conheçam a si mesmas, e aos outros. Segundo QUEIROZ E MELO 2007, p. 26 os brinquedos podem representar a função de um suporte pedagógico mediador no processo de aprendizagem. O ato de mediar tem a ver com a ideia de “intervir, de fazer a diferença na produção de um efeito”. O artigo caracteriza-se pela importância do lúdico na aprendizagem escolar, analisando a importância do brincar nos vários aspectos do desenvolvimento infantil sob a ótica de alguns autores como Macedo, Maluf, Velasco, Cunha, Vigotsky e outros sobre o lúdico.

Portanto, justifica-se a presente temática pelo fato de o mesmo estar em evidência na Educação, principalmente infantil, no qual a ludicidade concretizada pela Brinquedoteca age como escada para o conhecimento através de um agradável momento de lazer. Além do que trabalhando o tema em estudo mostrará como a Brinquedoteca é importante para o desenvolvimento e aprendizagem da criança podendo assim ajudar a fortalecer a presença de uma brinquedoteca nas instituições, e a revelar aos profissionais da Educação como é valioso motivar as crianças através de uma sala recreativa com base em todos os dados apresentados no decorrer do trabalho.

Dessa forma, o objetivo é identificar a relevância do brinquedo enquanto didática educativa e como objetivos específicos: contextualizar a brinquedoteca como espaço educativo e identificar as atividades de brinquedotecas;

Por ser uma pesquisa de cunho teórico, constitui-se de uma pesquisa bibliográfica descritiva, numa abordagem qualitativa. Para fundamentar teoricamente foi desenvolvido três partes que contemplam a história do brincar, a ludicidade na educação infantil e a brinquedoteca como espaço mediador no processo de ensino e aprendizagem que possibilita facilitar a condução do processo de aprendizagem.

2 A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA APRENDIZAGEM ESCOLAR

2.1 A HISTÓRIA DO BRINCAR

 

As atividades artísticas manuais encontradas em cavernas (pinturas rupestres) sugerem que o homem pré-histórico já explorava o lúdico em seu cotidiano. E que, portanto, o brincar é tão remoto quanto a origem do ser humano. As brincadeiras são universais, e fazem parte do contexto da humanidade desde que o mundo é mundo. Pesquisas arqueológicas do século IV a.C., na Grécia, encontraram bonecos em sepulturas de algumas crianças. Deste modo, podem ser encontradas referências a brincadeiras e jogos em obras importantes como a Odisséia de Ulisses e o quadro jogos infantis de Pieter Brughel. Nessa tela, de 1560, são exibidas por volta de 84 brincadeiras que ainda fazem parte de várias sociedades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)   pdf (134.9 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com