TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Brincadeira na Infância

Por:   •  14/10/2019  •  Resenha  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

Sabemos que as brincadeiras na infância são importantes não apenas para a diversão das crianças, mas também porque colabora para o desenvolvimento, construção do auto estima, personalidade, coordenação motora, entre tantos outros benefícios mais que a brincadeira proporciona.

Em primeiro lugar, gostaria de dizer que quando li a proposta do trabalho, logo vieram as primeiras imagens e ideias do que eu poderia escrever. Tive vontade de começar no instante em que li, mas entendi que esse trabalho seria especial, e que um momento especial para ele deveria ser reservado, não apenas para realizar a atividade, mas também para reviver com prazer e concentração todos aqueles momentos de brincadeira, o qual tornaram-se as minhas melhores lembranças na infância. Naquela época, tudo era bom, não haviam problemas e a maior expectativa era para o dia amanhecer e encontrar com os colegas, brincar e me sujar na rua. Nada mais importava se eu estivesse ali, vivendo os meus momentos e sendo feliz na minha infância que com certeza, foi a melhor fase da minha vida.

Tenho muitas lembranças boas, entre tantas, as que me fazem sentir muitas saudades é a recordação da rua onde eu morava que ficava cheia de crianças.

Todas as tardes, depois da aula, nos reuníamos e tudo era festa. Haviam alguns desentendimentos que logo eram esquecidos assim que surgia a próxima brincadeira.

Lembro-me de crianças que moravam em ruas próximas, que vinham até a minha rua para brincar, pois era a mais animada.

Costumávamos brincar de tudo...um dia era pega-pega, no outro esconde- esconde, jogar lata (uma brincadeira adaptada do esconde esconde), passa anel, queimada, pula corda, estátua, futebol, taco ( também conhecida como bets, ou bete), o mestre mandou, morto vivo, elástico, peteca, vôlei, Cinco Marias ( jogar uma trouxinha para cima e apanhar a outra antes que a primeira caia), jogar pião, bambolê, amarelinha, ciranda... Nossa...! Eram tantas as brincadeiras! Subíamos em árvores, pulávamos poças d’água, tínhamos força e coordenação invejável para os dias de hoje.

Infelizmente algumas brincadeiras foram esquecidas. A tecnologia tomou conta da infância e as brincadeiras agora, só acontecem na escola na hora do recreio. Hoje vejo crianças deixando de brincar com o amiguinho, para mexer no tablete, e acho uma cena lamentável.

Tenho um filho de 7 anos, que tento passar a ele as brincadeiras antigas, mas ele brinca um pouquinho e não demonstra muito interesse, pois se interessa mais pelo que os coleguinhas de escola gostam. Talvez se sinta mais incluído no grupo da escola, jogando vídeo game, mexendo no celular, etc. O que me consola é que ele gosta muito de futebol, faz aula de futsal na escola e só joga vídeo game se não tiver um parceiro para jogar bola.

Gosto muito de trabalhar com crianças, e sempre que posso e tenho oportunidade, mostro a elas a importância do “brincar em grupo” digo que a brincadeira, faz toda a diferença no crescimento deles, porque ali eles se desenvolvem fisicamente, socialmente, culturalmente, afetivamente, emocionalmente, cognitivamente, além de se divertirem. A brincadeira na infância, favorece alguns princípios básicos, como compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição e a obediência às regras. Com as brincadeiras é possível compreender anseios, criar vínculos com os amigos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (31.1 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com