TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Filosofia na Educação

Por:   •  5/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.527 Palavras (11 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 11

LUCIANA DE ANDRADE-RA: 285391112

 A importância da filosofia na Educação

SÃO PAULO

2019

LUCIANA DE ANDRADE-RA: 285391112

A importância da filosofia na Educação

[pic 2]

SÃO PAULO

2019

Sumário

1. Introdução...........................................................................................................

04

2. Desenvolvimento................................................................................................

05

2.1 A Importância da Filosofia para a Educação....................................................

05

2.2 Refletindo acerca da importância da filosofia na formação do educador .......

07

3. Conclusão...........................................................................................................

10

4. Referências Bibliográficas..................................................................................

12


Introdução

A Filosofia e a Educação prosseguem juntas. É um vínculo que existe desde a antiguidade com Sócrates. O indivíduo sempre buscou o melhor por esse motivo a sabedoria e o pensamento são uteis para a realidade vivida perante a sociedade. Já que nossos discentes vivem numa realidade de pensamento, a Filosofia se torna indispensável para sua busca. Sendo assim a Filosofia leva o aluno a ter a  oportunidade de apresentar um pensamento independente e crítico, ou seja, permite a ele testar um pensar individual.

Não é a toa que o ser humano busca desvendar suas próprias duvidas e a de todo mundo desde a época da antiguidade, pois é importante achar soluções para aquilo que se deseja ou necessita naquele momento.

Na época da antiguidade quem buscava as soluções para as dúvidas através do pensar eram: Sócrates, Pitágoras e Homero.

Através da filosofia temos como buscar a compreensão das relações que o mundo estabelece, nos permitindo fazer reflexões profundas dos problemas que surgem no contexto social, político, econômico, cultural e educacional. Levando em conta que a educação está encabeçada por conceitos, valores e finalidades, cabe apresentar sobre o verdadeiro sentido e o valor que ela detém perante a sociedade.

Sendo assim, passamos a entender o porquê a filosofia se faz importante na formação dos educadores, para que a reflexão se faça presente ao desempenhar seu papel dentro da pratica educativa.


Desenvolvimento da Pesquisa

Esse tema é bem vivenciado no dia a dia dentro do ambiente escolar, onde percebemos que muitos docentes às vezes não trabalham muito em cima dessa temática, pois deveriam dar mais atenção e desenvolver na sala de aula, e não apontar como erro colocando a culpa só no aluno, se os docentes não incentivam, não passam atividades voltadas para que seus alunos aprendam e consigam ver a diferença na prática em seu dia a dia.

Por isso, que os professores não podem sair só jogando a culpa nos alunos  sem saber o nível do qual se encontram. Com isso deve-se levar em conta não só uma sondagem, como também o meio social onde eles vivem.

O docente exerce um papel de grande destaque para o desenvolvimento da sociedade, já que ele atua como um formador de opinião que deve programar a concretização de condições pedagógicas pautadas em princípios éticos, políticos e estéticos que facilite a apreensão, compreensão e apropriação do saber.

2.1 A Importância da Filosofia para a Educação.

        O ser humano sempre buscou respostas não só pra ele como para o mundo e vemos isso desde a antiguidade, em busca de soluções significativas, e vimos isso através de Sócrates, Pitágoras e Homero que não tinham como fazer pesquisas em livros ou outros meio e utilizavam apenas o pensar.

        Hoje esse caminho se inicia na escola fazendo os alunos treinar a mente, por esse motivo a reflexão se torna indispensável para o homem.

        Portanto podemos dizer que a filosofia é o ato de exercitar o pensamento em busca da verdade, se tornando “amiga da sabedoria” por isso, ela é tão necessária para a Educação. Pois é na educação que se constrói o saber, sendo assim o ato de refletir através do pensamento nos dias de hoje não é diferente da época da antiguidade. Não é a toa que desde o tempo de Platão que a filosofia continua exercendo o mesmo papel, por buscar a verdade através da razão, fazendo questionamentos, em busca da realidade levando a filosofia andar junto com a Educação.

        Portanto não dá pra conversar sobre Educação e não conversar sobre Filosofia, mesmo porque o indivíduo vivencia em seu dia a dia a filosofia, pois ela orienta o ser humano tanto na visão concreta como na visão de vida, perante seus valores e significados quando se diz sobre a conduta humana.

Já no educar, indica orientar, conduzir, dessa maneira não existe Educação sem ligar a filosofia. Mesmo sem o ser humano ter conhecimento, educar, ensinar passa a ser filosofar.

Com Sócrates, o indivíduo começou a questionar, fazendo com o que o autoconhecimento se dê através do diálogo, por esse motivo que Sócrates defendia o diálogo na Educação, portanto o diálogo é essencial na sala de aula para que o aluno tenha um bom crescimento intelectual e pessoal, ou seja, com a Educação o  homem se transforma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (143 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com