TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Higiene Pessoal

Por:   •  23/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.211 Palavras (5 Páginas)  •  725 Visualizações

Página 1 de 5

A importância da higiene pessoal

[pic 1]

Araranguá

2016

a importância da higiene pessoal

Araranguá

2016

SUMÁRIO

Introdução4

Desenvolvimento5

Considerações Finais7

Referências Bibliográficas9


INTRODUÇÃO

A higiene pessoal precisa estar presente na educação de forma a orientar sobre as formas de prevenir doenças provenientes da falta de higiene. Para isso a presença do educador é imprescindível para essas orientações até porque os alunos precisam de um conhecimento científico do próprio corpo.

Quando o aluno recebe orientações e conhece os meios de ter uma saúde adequada, conhece os meios de colocar em prática certos hábitos que colocarão incisivamente na sua higiene corporal, ele previne diversas doenças e sabe como lidar caso alguma doença venha a surgir.

Por esse motivo entende-se que o professor é um mediador entre o aluno e a família, para esclarecer sobre esse assunto, devendo então aprimorar seu currículo com conteúdo e atividades que abordem esse tema, instigando os alunos a buscar reconhecer a importância de uma boa saúde.

Segundo a Organização mundial de saúde, as escolas que fazem a diferença contribuem para a promoção da saúde promovendo a participação ativa de alunas e alunos, reconhecem que os conteúdos de saúde devem ser incluídos nas diferentes áreas curriculares.

O espaço escolar é um espaço privilegiado quanto as práticas promotoras de saúde. O programa Mais Saúde: Direito de todos, lançado pelo Ministério da saúde em 2008, é um dos exemplos, quando falamos em promoção da saúde para que todos tenham acesso.

Assim, espera-se que no desempenho das funções os profissionais de educação e profissionais da saúde, tenham atitudes permanentes com intuito de integrar a saúde e a educação, ressaltando sempre a importância desse assunto estar presente no ambiente escolar envolvendo todos num propósito único que é ter saúde.

DESENVOLVIMENTO

O tema higiene pessoal é desenvolvido na busca a introduzir o conteúdo na escola de maneira prazerosa com o intuito de que as crianças possam exercer a higiene de forma correta e sempre vigiando o ato de estar zelando e  cuidando do corpo. Para isso é fundamentarl que conheçam os bons hábitos e as consequências caso não adequem em suas vidas hábitos saudáveis.

Durante a infância dá-se inicio aos habitos de higiene pessoal e basicamente torna-se do conhecimento das crianças as doenças provenientes da falta de higiene corporal e da falta de bons hábitos de saúde. Nos primeiros anos escolares  já é possível inserir no planejamento atividades voltadas a esse tema, pois insere o aluno a sociedade com conhecimento sobre o assunto.

A saúde tem um grau complexo de interpretação, pois sabe-se que saúde não é apenas estar livre de doenças, mas sim ser um indíviduo que tenha uma boa convivência social com o meio ambiente. Sabe-se que nenhum ser humano ao longo de sua existência vive totalmente saudável ou totalmente doente, ou seja, vive as duas condições, de acordo com suas condições de vida e interação com o meio ambiente.

Portanto as condições para uma vida com saúde, ocorre quando existe condições para viver com dignidade, através da educação e através da aquisição de bons hábitos. A importância da escola contribuir com medidas práticas e com autonomia no cuidado do corpo, como por exemplo elaborar trabalhos que envolvam os habitos basicos do dia a dia como, lavar as mãos  antes das refeições e após usar o banheiro, tomar banho diáriamente, fazer a higiente bucal e nas unhas, favorecem a higiene individual e coletiva além de concentizar os alunos.

 

PROJETO: Adquirindo bons hábitos de higiene e saúde.

JUSTIFICATIVA:

O projeto “Adquirindo bons hábitos de higiene e saúde”, possibilita o reconhecimento por parte dos alunos sobre a importância dos hábitos saudáveis e garante uma aprendizagem transformadora sobre o tema. O professor ao educar sobre saúde e higiene através de projeto que envolva todos os alunos e familiares, contribui de forma decisiva na formação de cidadãos concientes e capazes de atuar em favor da melhoria nos baixos índices de saúde pessoal e também da coletividade na busca por bons habitos diários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (116.7 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com