TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância de Vivência

Por:   •  4/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.183 Palavras (9 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 9

A IMPORTÂNCIA DE VIVENCIAR O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Acadêmicos

Adriana Santos de Jesus¹

     Edileuza Salvador dos Santos¹

Marlene Pereira dos Santos¹

Vitória Almeida Moreira¹

Adlândia Dias²

        

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo apresentar através de pesquisas bibliográficas, a importância do lúdico para a criança no período escolar, e como a utilização dos jogos e brincadeiras infantis podem ajudar no desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem. A ludicidade contribui na aprendizagem e conhecimento da criança, pois possibilita criatividade, interação social e crescimento sadio através do relacionamento entre o grupo desenvolvendo seu potencial cognitivo, motor e social.

Palavras-chave:Lúdico.Ensino-Aprendizagem.Vivências.

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objeto de estudo a importância de vivenciar o lúdico no processo de ensino-aprendizagem, para isto, foi realizado uma pesquisa bibliográfica do tema através de livros, artigos, internet entre outros, realizando um levantamento teórico objetivando a compreensão do conceito lúdico e sua importância no processo de ensino.

Na educação, usamos o conceito do lúdico para nos referir a jogos, brincadeiras e qualquer exercício que trabalhe a imaginação e a fantasia. A ludicidade é uma ferramenta importante para o processo de ensino-aprendizagem em qualquer nível de formação, mas está presente com mais frequência na Educação Infantil, isso porque, na infância, a forma como a criança ver, interpreta, conhece e opera sobre o mundo é, naturalmente, lúdica.

Segundo Ribeiro (2013, p.1), o lúdico é parte integrante do mundo infantil da vida de todo ser humano. O olhar sobre o lúdico não deve ser visto apenas como diversão, mas sim, de grande importância no processo de ensino-aprendizagem na fase da infância. 

A infância é formada por brincadeiras, atividades, experiências e interações sociais.  A junção de todas essas vivências torna a experiência infantil saudável e incentivador. Por esse motivo, a presença do lúdico é extremamente importante no ensino.

Valorizar e incentivar o uso da ludicidade na educação infantil faz com que a criança desenvolva habilidades cognitivas, sociais e psicomotoras, além disso elas começam a se expressarem com maior facilidade, ouvir, respeitar, liderar, bem como compartilhar suas opiniões e suas alegrias de brincar.

Piaget (1971) ressalta que o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico, ela precisa brincar para crescer. Diante de tal pensamento, compreende-se a importante do universo lúdico na infância, pois através dele, a criança se satisfaz, realiza seus desejos e explora o mundo ao seu redor.

Lúdico é a forma de desenvolver a criatividade, os conhecimentos, através de jogos, brincadeiras, música e dança e o intuito é educar, ensinar, se divertindo e interagindo com os outros.

A atividade lúdica tem o objetivo de produzir prazer e diversão. Quem pratica esta atividade percebe que ela vem acompanhada de inúmeras brincadeiras para enriquecer nossos conhecimentos de forma prazerosa na educação.

Nos jogos e brincadeiras as crianças desenvolvem a coordenação, a atenção, a imitação introduz-se às regras, imaginação e memória, é de suma importância que os professores usem esse recurso metodológico para auxiliar a aprendizagem das crianças. Os jogos e as brincadeiras são fontes inesgotáveis de interação lúdica e afetiva. Para uma aprendizagem eficaz é preciso que o aluno construa o conhecimento, assimile os conteúdos, e o jogo é um excelente recurso para facilitar a aprendizagem.

De acordo com Silva (2012, p.10), as brincadeiras e os jogos são imprescindíveis no desenvolvimento da criança, tornando-se atividades adequadas no processo de ensino e na aprendizagem significativa dos conteúdos curriculares. Pois, possibilita o exercício da concentração, da atenção e da produção do conhecimento.

A escolha do tema está relacionada pelo fato que percebermos como o lúdico é importante no processo de ensino-aprendizagem, e como suas vivências através dos jogos e brincadeiras podem auxiliar no desenvolvimento dos alunos que interagem entre si, por meio das suas diversas modalidades mediadas pelo professor e este tema é pertinente para desmistificar o trabalho do lúdico dos jogos e brincadeira na aprendizagem das crianças da educação infantil.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Trabalhar a ludicidade na educação, parte do princípio de que o uso desses recursos proporciona importante desenvolvimento do aprender. De acordo com (SILVA, 2022, p.1), a ludicidade é “integradora dos aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais, [...], é brincando e jogando que a criança aprende e ordena o mundo à sua volta, percebendo experiências e conhecimentos e, sobretudo, introduzindo princípios, atitudes e valores [...]”, sendo assim, trabalhar com um método lúdico torna-se fundamental na abordagem educacional.

Para Wajskop (1995, p.28),” a brincadeira e uma atividade humana no qual as crianças são introduzidas constituindo um mundo de assimilar e recriar as experiências socio -culturais, pois garante a interação e construção de conhecimentos da realidade deles”.

 A criança não precisa necessariamente de um brinquedo estruturado para entrar no mundo da imaginação, qualquer objeto que esteja ao seu alcance facilmente a criança consegue transformar em um objeto de brincar. Cabe ao professor incluir os conteúdos programáticos dentro das brincadeiras construindo o máximo possível de aprendizado através da ludicidade. Existem várias possibilidades de incluir os conteúdos programáticos da grade curricular em brincadeiras, por exemplo o brincar de boneca, pode se trabalhar a higiene pessoal através do banho na boneca, o cuidado de si e do outro, a imaginação entre outras possibilidades que poderão ser criadas através de uma brincadeira. Basta o professor ter um olhar voltado para os objetivos pedagógicas através do saber lúdico.

Através dos jogos e brincadeiras o professor consegue despertar a curiosidade das crianças fazendo com que elas desenvolvam seu lado emocional, físico e intelectual com espontaneidade.

É de fundamental importância que as crianças tenham contato com a ludicidade, pois através do brincar a criança consegue assimilar os conteúdos de forma pratica sem perder o interesse pelas atividades propostas pelo professor.

Partindo dessa premissa o professor precisa planejar atividades com intencionalidade para que além do brincar, a criança também possa expressar seus interesses suas necessidades e dificuldades, construindo o desenvolvimento integral de si. São vários os benefícios que a ludicidade proporciona para as crianças tais como inteligência emocional, criatividade, desenvolvimento social e afetivo capacidade de interagir com o outro, conhecimento de si etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (183.9 Kb)   docx (313 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com