TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Currículo e das Relações Interpessoais na Infância.

Por:   •  12/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  738 Visualizações

Página 1 de 4

A Importância do Currículo e das Relações Interpessoais na Infância.

Começaremos com a origem da palavra curriculum que vem do latim – significa percurso, curso, ato de correr. Seu significado abrange também o modo, a forma de fazê-lo (a pé, de carro, etc.), o local (estrada, pista, rua, etc.) e o que ocorre no curso ou percurso efetuado.

Pode-se afirmar então que este pode ser definido como o percurso que leva a adquirir conhecimentos que possam fazer do indivíduo a um profissional que domina sua área e está apto a exercer suas funções conforme MOREIRA & SILVA, 2000.

Podemos concordar que o currículo não pode, portanto ser estático deve estar sempre em construção, uma vez que deve acompanhar as mudanças e necessidades de cada aluno, de cada escola. Não se pode pensar em elaborar um currículo, estabelecendo o que, quando e como ensinar sem pensar no “para quem” e “onde”.

Ao aprofundar os estudos sobre currículo, Masetto (2003) remete a três importantes conceitos:

1. Currículo como um conjunto de disciplinas responsáveis pela transmissão dos conhecimentos específicos para a formação profissional. As disciplinas se sobrepõem e não interagem entre si. Cabe ao aluno tentar estabelecer ligações disciplinares com o objetivo de sintetizar o conhecimento, alcançar a aprendizagem e adquirir competência profissional.

2. Currículo oculto. Diz-se oculto porque não está previsto no currículo formal, documentado. Surge de colocações e discussões apresentadas no local de aprendizagem, referente a habilidades, valores e outros aspectos que aparecem e permitem que o professor trabalhe assuntos atuais e emergentes, que não estão expressamente colocados nos currículos.

3. Currículo integrado. Currículo como um conjunto de conhecimentos, de saberes, competências, habilidades, experiências, vivências e valores que os alunos precisam adquirir e desenvolver, de maneira integrada e explícita, mediante práticas e atividades de ensino e de situações de aprendizagem.

Já sabemos que não estamos falando somente de conteúdos pré-estabelecidos a serem ensinados aos alunos para facilitar sua aprendizagem, é preciso proporcionar à criança da faixa etária de zero a cinco anos o bem-estar físico, afetivo-social e intelectual, por meio de atividades que criem oportunidades de desenvolvimento, a fim de estimular a curiosidade, a espontaneidade e a harmonia.

Ao pensar na educação de nossas crianças, devemos ter em mente que currículo é tudo que acontece na vida delas, na vida de seus pais e na nossa vida.

Todas as crianças precisam ser educadas em sua totalidade, aprendendo conteúdos, ampliando suas habilidades, desenvolvendo atitudes e valores, além de estarem equilibrados emocionalmente. Não podemos nos esquecer de que na educação infantil o educar não pode excluir o cuidar, ambos andam juntos.

Apesar da idade, o aluno não é somente um reprodutor do conhecimento, mas sim produtor e construtor de saberes. O que nossas crianças aprendem não deve ter impacto somente no instante em que está estudando, mas deve ser parte fundamental de construção de seu caráter e de seu futuro.

Se não fosse discutido esses assuntos, seria impossível colaborar na construção de um currículo articulado, para a formação da criança e suas interações com pais, educadores e outras crianças.

É muito importante sabermos quem são nossas crianças, sendo fundamental para que o trabalho com elas realizado renda bons frutos, saber como as crianças são vistas pela sociedade, pois percebemos que as crianças vêm de diferentes formações familiares, situações sócio-econômicas, culturas ou regiões.

Desde o primeiro momento na escola, as crianças já trazem conhecimentos adquiridos de sua vivência na família, com os amiguinhos, na comunidade religiosa a qual pertence, por isso não podemos ignorar este conhecimento, é como perder uma grande oportunidade, pois o desenvolvimento da criança é produto desse todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com