TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Currículo e das Relações Interpessoais na Infância

Por:   •  18/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 3

A Importância do Currículo e das Relações Interpessoais na Infância

O Currículo se torna importante na infância sim, pois quem pesquisar o significado do mesmo vai ver que tem tudo a ver com o percurso da Educação; percurso esse que leva direcionamento de atividades que objetivam a Educação que é a aprendizagem e o crescimento dos alunos. Com o currículo o professor se organiza com diferentes elementos que devem incluir: disciplinas, conteúdos, atividades, pesquisas, discussões, dinâmicas, técnicas, métodos e recursos que permitem ao aluno alcançar a aprendizagem; deve ser rico, mas, porém flexível.

Falar em Currículo para se desenvolver um trabalho infantil pode nos parecer estranho, mas nós Educadores devemos ter em mente que Currículo é tudo que acontece na vida de uma criança, seus pais e na nossa vida, tudo que o cerca em todas as horas do dia constitui matéria para o Currículo. Entender as crianças, saber como são vistas pela sociedade independente de etnia, religião, cultura ou nível socioeconômico; pois ao entrarem na escola já trazem conhecimentos adquiridos em vivência com família, amigos, comunidade etc. Os quais não podem ignorar. Assim como o currículo a relação interpessoal é de fator imprescindível para o desenvolvimento e aprendizado da criança, suas relações com outras pessoas sejam adultas ou crianças lhe dá oportunidade para que constitua como sujeito único e com uma forma particular de reagir ás situações.

A interação entre educador e a criança é fundamental para o desenvolvimento infantil,mas seu desenvolvimento se dá a partir das interações estabelecidas entre si,quando brincam uma com a outra agem de maneira cooperativa, imitam ,disputam objetos, brigam; e com essa interação a possibilidade de compartilhar com a outra suas dúvidas, emoções e descobertas se torna natural e se cria situações de aprendizagem. O professor explora esse lado com as atividades em grupos, onde elas mesmas escolhem temas, elaboram planos coletivos, negociam, dividem e compartilham. A interação da família no aprendizado da criança se torna de suma importância para o seu desenvolvimento, pois isso leva ao educador a oportunidade de entender a realidade dos pais e das crianças; e ao mesmo tempo os levam a entender também os propósitos educativos da escola, bem como as possibilidades e limitações pessoais, materiais ou institucionais nele presente. Se tivermos um bom conhecimento sobre Currículo e um bom entendimento entre a relação professor,aluno e pais,respeitando as relações entre as próprias crianças,podemos desenvolver um rico trabalho na educação infantil. Segundo Moreira o Currículo não pode ser estático, deve estar sempre mudando de acordo com as necessidades do aluno e mudanças da escola; o qual concorda plenamente, como concordo também com Piletti quando diz que Currículo é tudo aquilo que a criança vive e vê, como conteúdos, conhecimento científico, cultura, acontecimentos, conhecimento geral, meio ambiente, saúde, música e etc. É toda aquela bagagem que a criança carrega desde o nascimento. Para mim currículo é tudo isso e mais um pouco, é sabermos explorar tudo que a criança trás consigo e transformá-los em conhecimentos e aprendizagem, em um trabalho mútuo entre escola, educador, família, aluno e sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (61.9 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com