TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Lúdico Como Recurso Pedagógico na Aprendizagem

Por:   •  29/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  11.193 Palavras (45 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 45

[pic 1] 

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Taboão Da Serra

2018

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

             KEILA BEATRIZ SOUZA VAZ

A importancia do lúdico como recurso pegagogico na aprendizagem

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra, como requisito parcial para a obtenção do título de graduação em Pedagogia.

BANCA EXAMINADORA

Prof(a). Doutora – Bruna Vilas Boas.

Prof(a). Especialista – Claudia Maria S. Oliveira.

Prof(a). Especialista – Veronica de Morais Cartoce.

Taboão da Serra,  de maio de 2018.

Dedico este trabalho de conclusão de curso: ao meu namorado Richard Tizzo, a minha  filha Gabriela á minha mãe Jane e a minhas irmãs Sheila e Kéteren. .

        AGRADECIMENTOS

Ao meu namorado Richard Tizzo pelo o incentivo, ajuda com os trabalhos, ajuda com a filha e a paciência; a minha filha Gabriela por entender que estou fazendo tudo para um bom futuro; a minha mãe Jane e irmãs Sheila e Kéteren por me ajudar com a minha filha também nas horas de maior necessidade, ajudou em tudo.

Agradeço as minhas colegas de sala Ana Caroline, Claudia, Keila, Silvia e Sandra por todos os trabalhos feitos em grupo e a nossa representante de sala Tatiana Nascimento pelo todo apoio à sala. Agradecimento especial pelas minhas professoras Claudia Maria de Souza Oliveira, Mônica Puliero, Sheila Souza, Veronica Cartoce, tutora Janaina e a todos os professores que contribuíram para meu conhecimento até hoje

VAZ , keila Beatriz, Souza A importância do Lúdico como recurso pedagógico na aprendizagem:. 2018. Número total de folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia Curso – Anhanguera, Taboão Da Serra, 2018.

RESUMO

 Pretende-se com este trabalho de conclusão de curso situar sobre a visão pedagógica, as ações existentes entre a criança e ação lúdica. O que mais ocorre dentro da visão dos educadores é o questionamento. Em que contexto a criança aprende? Quais brincadeiras ou jogos ajudam a criança aprender? Assim devido a tantos questionamentos efetuados pelos educadores, e fundamental a sustentação e opiniões de alguns autores os quais um aborda o assunto com muita propriedade para afirmar que a criança quando brinca aprende com prazer. É importante que o Educador da educação infantil conheça todas as fases de desenvolvimento infantil, desenvolvimento da fala, da escrita, os conhecimentos específicos para cada idade dentro do contexto escolar, e acrescentando o lúdico nos programas escolares para que a prática educacional seja repleta de alegria prazer e significação. O educador tem que sempre ser consciente que tem que implantar dentro da sala de aula e nas atividades que está propondo para a criança brincadeiras e jogo os quais vão divertir e também, Para mostrar o quanto a brincadeira é necessária dentro da educação infantil vamos contar com ajuda de vários autores que dedicaram sua vida para estudar a ludicidade e abordar as creches e pré- escolas como contexto deste trabalho, mostrando como a visão de escolas de educação infantil vem mudando e somente para melhor

Palavras-chave: lúdico; aprendizagem, brincadeiras.

VAZ , keila Beatriz, Souza A importância do Lúdico como recurso pedagogico na aprendizagem:. 2018. Número total de folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia Curso – Anhanguera, Taboão Da Serra, 2018.

ABSTRACT

 It is intended with this work of conclusion of course to place on the pedagogical vision, the existing actions between the child and playful action. What else occurs within the view of the educators is the questioning. In what context does the child learn? What games or games help the child learn? Thus, due to so many questions raised by educators, and fundamentally the support and opinions of some authors who one approaches the subject with great propriety to affirm that the child plays when he learns with pleasure. It is important that the Early Childhood Educator knows all stages of child development, speech development, writing, age-specific knowledge within the school context, and adding playfulness in school programs so that the educational practice is filled with joy pleasure and meaning. The educator must always be aware that he has to implant within the classroom and in the activities that the child is proposing to play and play which they will enjoy and also. To show how much play is necessary in kindergarten we will count on help from various authors who have dedicated their lives to study playfulness and approach nurseries and preschools as a context of this work, showing how the vision of preschools has been changing and only for the better

Keywords: playful; learning, joking.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        9

2 . A HISTóRIa do jogo na educação.        29

2.1 A ALFABETIZAÇÃO E O JOGO        32

3. O LUDICO NA ESCOLA        36

4. A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUANTO A LUDICIDADE        38

5. Considerações finais        40

6. REFÊRENCIAS        41


1. INTRODUÇÃO

Nesta sociedade as mudanças que ocorrem constantemente, onde a tecnologia sempre está avançando e as novas conquistas de um mundo inovador e mudando aparece a todo o momento, temos que pensar em sempre em adquirir e ensinar novas competências, pois o individual hoje não está dentro da sala de aula somente para aprender, mas também para ensinar, isto desde pequeno. Assim podemos dizer que o jogo utilizado dentro do contexto pedagógico, faz com que a pessoa tenha interesse por aprender, quando o jogo é introduzido dentro do ensino infantil, faz com que as crianças consigam enfrentar os desafios que lhe surgem, pois na história humana, nota-se a importância do brincar dentro do desenvolvimento humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (73.8 Kb)   pdf (417.8 Kb)   docx (390.6 Kb)  
Continuar por mais 44 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com