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OS JOGOS COMO RECURSOS AUXILIADORES DE APRENDIZAGEM

Por:   •  18/10/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.087 Palavras (9 Páginas)  •  211 Visualizações

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  Campus Pinheiros
Pedagogia

Noturno

PROJETO ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – 6º PERÍODO

“JOGOS COMO RECURSOS AUXILIADORES DE APRENDIZAGEM”

Natalia Salazar - C0825A-0

São Paulo – SP

Outubro/2021


INTRODUÇÃO

O Projeto APS - Atividades Práticas Supervisionadas - como atividade acadêmica tem como questão central a interdisciplinaridade entre a teoria e a prática com intenção de aprimorar e relacionar a aprendizagem da disciplina com a realidade escolar, utilizando a pesquisa como ponto inicial.

        Neste semestre a matéria é jogos como recursos auxiliadores de aprendizagem.

O ensino de matemática na Educação contribui para formação de cidadãos, pois, para que atuem no mundo, precisam de um conhecimento amplo e do desenvolvimento de inúmeras competências e habilidades.

De forma geral, as crianças estão  imersas no mundo dos números desde que nascem.O mundo todo é repleto de situações, fatos e fenômenos que envolvam números. O educador deve promover situações de aprendizagem que permitam que as crianças trabalhar noções matemáticas a partir da realidade, das suas experiências, dos seus interesses, para desenvolver o raciocínio lógico, organizar pensamento, ter noção de espaço e tempo, aprender a contar, identificar, relacionar, comparar, abstrair, expressar quantidade, reconhecer e valorizar os números, as operações, numéricas, as contagens orais e as noções espaciais, comunicando ideias matemáticas, formulando hipóteses, propondo soluções etc.

Nesse sentido, apresentamos uma série de atividades significativas para o educador desenvolver habilidades e competências, relativas ao conhecimento matemático em particular, integrado com a realidade, numa postura interdisciplinar.

Os jogos matemáticos estão presentes na vida das crianças desde o inicio da escolaridade; sendo assim, já havia um grande repertório de jogos e atividades lúdicas construídas. Partindo desse conhecimento prévio, podemos fazer avanços no trabalho, pois as crianças aprenderão e entrarão em contato com situações que requer atenção, rapidez, concentração, cálculos mentais, raciocínio lógico, saber, perder, conhecimento dos números, entre outras habilidades.

Dessa forma, o trabalho com jogos não se limita ao propósito de ampliar e aprofundar conhecimentos matemáticos. Vai além disso, pois possibilita que os alunos produzam textos instrucionais para destinatários reais.

Neste trabalho, pretende-se investigar os processos desencadeados na construção e o resgate de conceitos e habilidades matemáticas a partir da intervenção pedagógica com jogos de regras.

DESENVOLVIMENTO

          O jogo se origina do vocábulo latino ludus, que significa diversão, brincadeira que é tido como um recurso capaz de promover um ambiente planejado, motivador, agradável e enriquecido, possibilitando a aprendizagem de várias habilidades. Dessa maneira, os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem podem aproveitar-se do jogo como recurso facilitador na compreensão dos diferentes conteúdos pedagógicos. Desse modo Piaget (1976) afirma que: "O jogo é, portanto, sob as suas formas essenciais de exercício sensório motor e de simbolismo, uma assimilação do real a atividade própria fornecendo a esta seu alimento necessário e transformando o real em função das necessidades múltiplas do eu. Por isso, os métodos ativos de educação das crianças exigem que se ofereça às crianças um material conveniente a fim de que, jogando elas cheguem a assimilar as realidades intelectuais que, sem isso, permanecem exteriores à inteligência infantil Esta pesquisa tem como objetivo compreender e refletir a importância dos jogos no desenvolvimento da criança nas atividades pedagógicas em que estão envolvidos. O referido trabalho está organizado em tópicos que abordam a importância para o desenvolvimento da criança, uma vez que aponta caminhos e possibilidades para o educador utilizá-los como recurso didático-metodológico no processo educativo. As atividades lúdicas e os jogos são extremamente importantes como recurso no processo educativo, melhorando o desenvolvimento e desempenho dos alunos, facilitando no processo de aprendizagem de formas geométricas. Os jogos e as brincadeiras apresentam características distintas e estão classificados de acordo com Piaget (Friedmann, 1996) em simbólico, de exercício, regras, competição, tradicional, os jogos livres e orientados. Esses jogos promovem o desenvolvimento dos aspectos afetivo, motor, cognitivo e social da criança. Na atuação do educador, os jogos e brincadeiras com fins educativos devem ser utilizados como recurso didático-metodológico, pois no planejamento das atividades devem-se considerar os objetivos a serem atingidos. O professor deve atuar como mediador no processo ensino aprendizagem, sempre com um olhar atento aos jogos e brincadeiras, de forma que atendam às necessidades individuais e coletivas, de acordo com a faixa etária da criança. Segundo Vygotsky (ROLIM, GUERRA e TASSIGNY, 2008, p.177) "O brincar relaciona-se ainda com a aprendizagem. Brincar é aprender; na brincadeira, reside a base daquilo que, mais tarde, permitirá à criança aprendizagens mais elaboradas o lúdico torna-se, assim, uma proposta educacional para o enfrentamento das dificuldades no processo ensino-aprendizagem”. Trabalhar com jogos nas aulas de Matemática é uma condição didática que contribui para os contextos significativos de aprendizagem dos alunos. Ensinar passou a ser compreendido como uma condição adequada para um processo de realização com avanço dos alunos, com isso novos critérios passaram a ser úteis para a prática docente. Como organizar o ensino trazendo situações problemas que façam sentido aos estudantes e torne necessária a construção ou reelaboração de conhecimentos para sua resolução, por esse motivo os jogos são cada vez mais constantes nas aulas de matemática. É preciso que o docente entenda que a presença do jogo por si só não leva a aprendizagem dos alunos, mas o professor precisa compreender o jogo como uma prática humana e social de relação com o conhecimento. O aluno consegue desenvolver raciocínio lógico, regras, estratégia, lidar com a derrota, e muitas outras habilidades. A matemática é vista pelos alunos como algo difícil e cansativo E cabe aos educadores desenvolver os meios para estimular o aluno, a despertar o interesse pela matéria. Ensinando a resolver problemas, baseado na teoria construtivista de Piaget, construindo seu conhecimento a partir das concepções do aluno perante o ambiente. Segundo Vygotsky a criança desenvolve seu pensamento cognitivo através do brincar, sua criatividade, linguagem, concentração e atenção. Os jogos matemáticos são um grande recurso pedagógico para construção do conhecimento já que desperta o interesse e curiosidade, além da interação com outros alunos. Podem ser introduzidos novos conteúdos, ou aprofundar conteúdos já trabalhados em sala de aula e devem ser pensados e planejados para que se possa atingir seu objetivo do que desenvolver com aquela atividade. Sendo uma forma de diminuir o bloqueio de alguns alunos que sempre se encontram capacitados para aprender matemática. Os três tipos de jogo são: Estratégico- trabalha o raciocínio lógico Treinamento - para reforçar conteúdos já trabalhados Geométricos- desenvolver a observação e pensamento lógico Para a aplicação de um jogo como método de ensino, não é simplesmente escolher o jogo ao acaso, é preciso se pensar em qual objetivo deseja atingir, o que é isso agregará ao aluno os conhecimentos que o aluno já possui para poder compreender as regras, pensar em situações que podem ocorrer durante a atividade.

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