TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS JOGOS COMO RECURSOS AUXILIADORES DE APRENDIZAGEM

Por:   •  30/4/2022  •  Seminário  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

AMANDA PROETI PERES – R.A. N664932

BEATRIZ FERNANDA DE ARAUJO BARALDI – R.A. N634260

THAINA CRISTINA TONIOL – R.A. F3247A6

VITÓRIA IZEPPATO BRITO – R.A. F234EE5

JOGOS COMO RECURSOS AUXILIADORES DE APRENDIZAGEM

Trabalho de Atividades Práticas Supervisionadas (APS) realizado na disciplina de Conteúdos de Matemática do Ensino Fundamental, no Curso de Pedagogia da Universidade Paulista – UNIP.

Orientadora: Prof.ª. Ms. Kethi Cristina do R. Squecola Alexandre.

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP

2020

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo principal entender e compreender a utilização de jogos no ensino, e aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Visando através de atividades práticas e divertidas desenvolver uma aprendizagem significativa para a criança.

De acordo com o documento PCN de matemática do ensino fundamental

“Tradicionalmente, a prática mais frequente no ensino de Matemática era aquela em que o professor apresentava o conteúdo oralmente, partindo de definições, exemplos, demonstração de propriedades, seguidos de exercícios de aprendizagem, fixação e aplicação, e pressupunha que o aluno aprendia pela reprodução. Considerava-se que uma reprodução correta era evidência de que ocorrera a aprendizagem.” 

Com o tempo foi comprovado que essa prática de ensino é ineficaz, afinal, o aluno dessa forma aprende a reproduzir, mas não tem uma compreensão do conteúdo.

Através de formas didáticas e práticas como o uso de jogos e brincadeiras, é possível familiarizar o conteúdo com a realidade da criança trazendo significado e sentido ao que está sendo ensinado.

A educação é o único meio de orientação humana pelo qual os seres humanos podem entender a si mesmos e aos outros, o mundo e seu papel: uma vez que falhar, a humanidade provavelmente entrará em colapso e estagnará, portanto, cabe a todos os governos ter a educação como prioritária para a sociedade, para sua nação e para o seu país.

Os objetivos específicos desse trabalho é:

  • Mostrar ao leitor a importância das atividades lúdicas e como os jogos trabalham na formação da criança como cidadão.
  • Aplicar no ensino fundamental I, o jogo desenvolvido pelo grupo.
  • Relatar e analisar o comportamento das crianças diante do jogo
  • Trabalhar a habilidade da BNCC EF02MA01 que consiste em trabalhar a comparação e ordenação dos números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão e características do sistema de numeração decimal.

2 DESENVOLVIMENTO

Nome do jogo: jogo da memória numérica.

Indicação de faixa etária: a partir dos 7 anos.

Objetivos: ficar atento e memorizar imagens rapidamente, desenvolver e melhorar a habilidade de raciocínio criando relações entre imagens e sequencias de cartas organizadas, o jogo da memória ajuda a fortalecer o relacionamento entre as crianças.

Regras: os alunos devem ser divididos em pares ou trios para competirem entre si, cada aluno deve virar duas cartas por vez e deixá-las expostas para que todos possam vê-las. Se os números forem iguais, o aluno deve pegar o par para si e jogar novamente. Se os números forem diferentes, devem ser viradas novamente e então passar a vez para o próximo participante. Ao final de todos os pares encontrados, cada participante deve somar os números de cada uma de suas peças, e o aluno que tiver mais pontos ganha a partida.

Materiais utilizados:

Papel cartão (utilizamos vermelho e branco)

Cola

Tesoura

Régua

Caneta permanente

Modo de fazer:

1- Cortar o papel cartão (tamanho 9x7 e outro por 4x 5)

2- Recortar o papel e colar o quadrado menor dentro do maior

3- Escrever os números de 2 e 3 algarismos e fazer seus pares

segundo Piaget, os jogos promovem o desenvolvimento do raciocínio, reflexão, comunicação e consequentemente a construção do seu conhecimento. ele argumenta que as atividades lúdicas são uma das maiores forças da inteligência das crianças, e que proporcionam uma assimilação da realidade e uma compreensão de novas perspectivas. além de trabalhar no conhecimento cognitivo, físico, social e psicomotor da criança. Ele afirma que,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com