TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância dos Jogos no processo de aprendizagem

Por:   •  31/5/2018  •  Monografia  •  4.858 Palavras (20 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 20

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

METODOLOGIA APLICADA NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA DICIPLINA DE MATEMÁTICA.

                                                Miriã de Oliveira Leite Galindo¹  

Samara Silva Brito ²

                                                                                

                                                                                                                                                  Profª. ³ Jane Garcia Carvalho                                                                                                                                                                                                         

_____________________________________________________________

  1. RESUMO

Através de fontes e pesquisas será trilhado neste artigo a importância dos jogos no processo de aprendizagem na matemática dos alunos das séries iniciais. A matemática é em si uma disciplina trabalhada com tensão e dificuldade, tanto ao ensinar, como no ato de aprender, visto isso vemos a importância da interferência pedagógica através do lúdico, a fim de estimular, facilitar e alcançar o aprendizado de forma total e completa, quebrando até o pré-conceito dos alunos com a matemática. Este artigo mostrará um horizonte diferente em todo processo de ensino que o professor precisa ter, e uma visão diferente sobre como o aluno recebe a informação que lhe é passada.

 

Palavras chave: Matemática, Jogos, Lúdico, Ensino.                      

       


  1. INTRODUÇÃO

 

Não é de hoje que a Matemática é vista como uma vilã, os alunos já nos primeiros anos se assustam com suas regras e sinais. Todavia é o alicerce básico, para negociações e tarefas básicas do dia a dia diante disto é de extrema importância detectar no aluno a existência de alguma dificuldade e trabalhar perante na disciplina.

Visando nisto, este estudo tem como foco trabalhar a Matemática de forma lúdica, para demonstrar que tanto os alunos, quanto os educadores podem evoluir de uma forma prazerosa, tornando está disciplina uma grande aliada no dia a dia.

Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, BRASIL, 2000) é importante utilizar jogos no ensino desta disciplina, pois estimula o interesse, a curiosidade e o espírito de investigação para assim haver um desenvolvimento na capacidade de resoluções de problemas.

Os Jogos de Matemática oferecem aos alunos novas oportunidades de raciocínios, que acaba desenvolvendo melhor a concentração do aluno, as estratégias, o trabalho em grupo, respeito às regras, planejamento e regulação de problemas. Os Jogos na sala de aula podem se tornar uma ferramenta criativa para o professor explorar sua classe, afastando os métodos tradicionais de resolução de cálculos de problemas.

Este estudo configura-se em um estudo de caso que segundo Gil (2002) para a realização do estudo se faz necessário dividir a pesquisa em várias etapas, sendo elas: a formulação do problema, definição da unidade-caso, determinação do número de casos, elaboração do protocolo, coleta de dados, avaliação e análise dos dados e preparação do relatório. Tendo definidas estas etapas, a pesquisa pode de forma organizada ser realizada.

Com tal estudo de caso, visamos ressaltar a importância do lúdico no aprendizado, podendo então contribuir não apenas para o desenvolvimento educacional, mas profissional dos educadores tendo um caminho alternativo do convencional para ensinar e estimular seus alunos, quebrando os paradigmas da Matemática

Este estudo de caso teve como foco a pesquisa de dificuldade de aprendizagem de 02 (dois) estudantes da mesma faixa etária, visando observar a particularidade de cada caso e como ocorre a aprendizagem e até as dificuldades de ambos, para isso foram realizados 7 encontros com cada aluno.

. A pesquisa teve como objetivos evidenciar como os jogos são fundamentais no processo de aprendizagem no ensino de Matemática de 02 (dois) estudantes nos anos iniciais, transmitindo uma nova perspectiva, e permitindo encontrar novas respostas, e reflexões sobre o tema.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DE MATEMÁTICA E SUA IMPORTANCIA

A Matemática tem como fundamento na educação de instigar o desejo do aluno de observar, investigar, jogar, trabalhar, e acreditar em seu potencial, na disciplina. Os Jogos de Matemática têm como função trabalhar e desenvolver o raciocínio lógico do aluno, desenvolvendo um vincula entre o aluno-professor e aluno-aluno. Segundo o PCN (BRASIL,2000, p.37);

Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da Matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.

Os documentos deixam especificados de uma forma bem clara que é importante a utilização Jogos no ensino de Matemática, pois estimula o interesse, a curiosidade, e o espírito de investigação Nos dias de hoje, educadores, profissionais especializados na área da educação têm buscado novas formas, e métodos de desenvolvimento para contribuir no processo de aprendizagem dos alunos de uma forma lúdica. Muitos acreditam que o brincar aplicado nesta disciplina pode ser um grande aliado para que se tenha melhores resultados. Afinal o brincar faz com que o aluno tenha maior interesse em aprender por não se tornar algo maçante para o mesmo.

Montessori (1965) acredita que trabalhar os Jogos nos anos inicias é uma técnica que facilita o desenvolvimento dos alunos, muitas vezes acelerando o seu processo de aprendizagem. Os Jogos podem desenvolver não só o raciocínio lógico da criança, mas também o poder de elaborar estratégias e resolver problemas, compreendendo melhor não só problemas da disciplina mas também problemas do cotidiano.

A Matemática embora ainda possua muitos alunos com dificuldades em sua aprendizagem é uma das mais importantes no currículo escolar. Seu ensino não ensina apenas a contar números, mas desenvolve o raciocínio lógico e por ser uma disciplina que necessita do cotidiano e vivência do aluno para se construir um desenvolvimento melhor, ela também se torna uma grande aliada na construção dos pensamentos dos alunos, é importante ressaltar também que o ensino desta disciplina desenvolve a autonomia de cada um, tornando o aluno capaz de aprender consigo mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)   pdf (231.8 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com