TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inclusão de Alunos com TEA na Educação Infantil

Por:   •  16/5/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.488 Palavras (6 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Federal de São Carlos Centro de Educação e Ciências Humanas[pic 1][pic 2]

Curso de Segunda Licenciatura em Educação Especial

Resultado da Inclusão de Crianças com TEA na Prática Pedagógica dos Professores da Educação Infantil

Aluno(as): Analu Cristina dos Santos Antônio Gisele Vargas Baldacini Jaqueline de Souza

Tutora: Norberg Aparecida dosSantos

SÃO CARLOS

2023

Resumo

A inclusão é um tema que se destaque em recorrência às mudanças nas políticas educacionais, que buscam uma educação sem diferenças, sem discriminação, fundamentada nos direitos humanos, que busca conscientizar dentro e fora da escola.   

Este trabalho teve como finalidade verificar questões estruturais e de conhecimento que podem afetar diretamente o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno.  O objetivo analisar é a Educação Infantil e as práticas pedagógicas inclusivas utilizadas pelos educadores para incluir a criança diagnosticada com TEA além de investigar as questões estruturais e de conhecimento dos profissionais que trabalham diretamente com a criança. A metodologia utilizada para a investigação das hipóteses levantadas foi a pesquisa quantitativa de caráter exploratório, que consiste no estudo de casos e investigação de determinado tema a partir de evidências fundamentadas em dados verbais e visuais.  Dessa forma, a investigação do tema proposto no presente trabalho será definida por diferentes etapas e procedimentos, passando pelo levantamento da bibliografia, informações contidas na mesma, análise de conteúdo das informações e coleta de dados, constituindo por fim o produto final da investigação e resultado da análise.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil. TEA. Práticas Pedagógicas.

Sumário

1.  INTRODUÇÃO ....................................................................................................... 3

2 . OBJETIVO .............................................................................................................. 4

3.  JUSTIFICATIVA...................................................................................................... 5

4.  METODOLOGIA...................................................................................................... 6

5.  REFERÊNCIAS.........................................................................................................8

 

  1. Introdução

                 O autismo e a inclusão são temas que vem ganhando destaque atualmente devido às mudanças nas políticas educacionais, que buscam uma educação sem diferenças e sem discriminação, fundamentada nos direitos humanos e na conscientização da escola e da sociedade.

O aluno independente da sua deficiência tem o direito garantido pela Constituição de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96) de estudar em uma escola regular. Sabe-se que a inclusão de autistas na escola regular revela benefícios no desenvolvimento, mas existem vários fatores que precisam ser melhorados.

A escola é o lugar onde o aluno autista pode adquirir habilidades que favoreça o seu desenvolvimento e a interação social a fim de produzir intervenções que promovam a autonomia, o bem estar, mas é preciso estabelecer parceria entre pais, professores, gestores e os demais profissionais que auxiliam esses alunos, para que isso se efetive.

Uma instituição de ensino tem o dever de proporcionar ao aluno uma educação de qualidade e um preparo para que ele seja capaz de conviver em sociedade sem medo se ser visto com diferença ou até mesmo com preconceito. É na educação que ele irá encontrar todo alicerce necessário para o conhecimento.

Este estudo tem como objetivo geral analisar a Educação Infantil e as práticas pedagógicas inclusivas utilizadas pelos educadores para incluir a criança diagnosticada com TEA. O intuito é verificar questões estruturais e de conhecimento que podem afetar diretamente o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno. Inicialmente o estudo mostra como atua a educação infantil e suas práticas pedagógicas, em seguida investigar as questões estruturais e de conhecimento dos profissionais da escola.

No último capítulo, As Práticas Pedagógicas no TEA, identifica quais práticas pedagógicas são utilizadas pelos professores da Educação Infantil para trabalhar com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A metodologia utilizada para a investigação das hipóteses levantadas foi a pesquisa quantitativa de caráter exploratório, que consiste no estudo de casos e investigação de determinado tema a partir de evidências fundamentadas em dados verbais e visuais.  Dessa forma, a investigação do tema proposto no presente trabalho será definida por diferentes etapas e procedimentos, passando pelo levantamento da bibliografia, informações contidas na mesma, análise de conteúdo das informações e coleta de dados, constituindo por fim o produto final da investigação e resultado da análise

  1. Objetivos

O objetivo consiste no estudo de casos e investigação de determinado tema a partir de evidências fundamentadas em dados verbais e visuais. Dessa forma, a investigação do tema proposto no presente trabalho será definida por diferentes etapas e procedimentos, passando pelo levantamento da bibliografia, informações contidas na mesma, análise de conteúdo das informações e coleta de dados, constituindo por fim o produto final da investigação e resultado da análise.

Objetivo Geral

Os objetivos do estudo são analisar a Educação Infantil e as práticas pedagógicas inclusivas utilizadas pelos educadores para incluir a criança diagnosticada com TEA. O intuito é verificar questões estruturais e de conhecimento que podem afetar diretamente o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (152.2 Kb)   docx (211.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com