TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inclusão e Acessibilidade

Por:   •  21/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.930 Palavras (12 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

sUMÁRIO[pic 11]

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        5

2.1 CONTRIBUIÇÕES DA INCLUSÃO        6

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

REFERÊNCIAS        11


  1. INTRODUÇÃO

Deficiência, segundo o Estatuto da Pessoa com Deficiência, “é uma restrição física, mental ou sensorial, de natureza permanente ou transitória, que limita a capacidade de exercer uma ou mais atividades essenciais da vida diária, causada ou agravada pelo ambiente econômico e social”.

De acordo com a Declaração de Salamanca (1994) o direito a escolarização desses alunos, no ensino regular, tem sido marcado por fases de transformações, chegando até o paradigma atual da inclusão.

Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE em 2010, 23,8% da população tem algum tipo de deficiência. O número de matrículas da educação especial chegou a 1,2 milhões em 2018, um aumento de 33,2% em relação a 2014. Esse aumento foi influenciado pelas matrículas de ensino médio que dobraram durante o período.  Considerando apenas os alunos de 4 a 17 anos da educação especial, verifica-se que o percentual de matrículas de alunos incluídos em classe comum também vem aumentando gradativamente, passando de 87,1% em 2014 para 92,1% em 2018, o que demonstra que precisamos estar preparados para receber estes alunos.

  Toda criança goza de todos os direitos a pessoa humana, lhe garantindo acessibilidade para seu desenvolvimento, lhe ofertando proteção, educação e oportunidades. O direito de brincar da criança favorece seu aprendizado, estimula a descoberta, ajuda concentração e desenvolve até mesmo seus músculos, aprender a agir, a dividir e também a se relacionar e comunicar.

Sabemos que a necessidade do lazer e diversão é algo que faz parte da natureza do ser humano, principalmente para as crianças. Mas e quando se tem alguma deficiência? Ainda é muito comum, uma triste realidade, para muitas crianças, adolescentes e adultos se deparar com brinquedos estes em parques públicos, escolas, praças, que não contam com acessibilidade para quem dela precisa.

Reconhecer e respeitar a diversidade das pessoas, quanto as questões físicas, culturais e sociais, é a primeira barreira que vencemos contra o preconceito, afinal não nascemos iguais.

Piaget (1978) destaca que a primeira meta da Educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas; homens que sejam criadores, inventores, descobridores. Para tanto, é necessário que cada profissional da área tenha um conhecimento profundo da sua realidade local e participe ativamente da elaboração de estratégias que garantam o cumprimento de metas. 

 Gerar lazer, aprendizagem, inclusão e acessibilidade são um ato de amor para com o próximo!


  1. DESENVOLVIMENTO

Carta aberta a nossa sociedade:

Venho por meio desta, sensibilizar e chamar a atenção de vocês, professores, colaboradores, diretores, pais, comunidade e poder público, empresários, a enfatizar e apoiar, este “Projeto Pedagógico Inclusivo” que quero implementar á todos deficientes ,.

Espaços públicos de lazer, ou em escolas trazem inúmeros benefícios para a melhoria da qualidade de vida do ser humano, eu como professora e mãe de uma aluna com deficiência motora, senti a necessidade e obrigação de ver uma maneira de ajudar essas crianças, que assim como minha filha tem direito de aprender e a interagir com todos.

Como aqui me conhecem, me chamo Amanda e leciono nesta escola, minha filha tem paralisia cerebral, e faz uso de cadeira de rodas e não pode se deslocar sozinha, tem problemas de coordenação  motora que dificulta a sua manipulação de objetos, além de ter dificuldades para sua comunicação oral com os demais colegas da escola.

Quero fazer um apelo a todos aqui de nossa escola, de nossa comunidade que leiam este projeto, que se conscientizem,repassando aos demais que aqui não estão da importância de agirmos de fazermos a diferença em nossa sociedade.

 Se nos dermos às mãos através de ações e colaborações, podemos colocar em prática o Projeto “MÃOS QUE GERAM A INCLUSÃO”

Podemos nos espelhar no Projeto LIA, que é voltado ao Lazer, Inclusão e Acessibilidade, que se constitui por um movimento nacional de pessoas que buscam difundir a importância da inclusão e também da diversão. O qual visitou a escola que leciono e que me chamou tanto a atenção ao apresentar sua temática de inclusão. Lembro-me ao ouvir a Senhora Shirley, mãe de uma menina com deficiência, que ao adaptar um balanço com almofadas para sua filha brincar, ela se deparou com a gargalhada mais linda que já ouviu.

 Ouvindo isso não hesitei em pedir ajuda aos demais da escola, e a vocês que fazem parte da nossa comunidade, para nos unirmos e também tirarmos os mais belos sorrisos de gratidão.

Saliento a todos a importância dessas adaptações que pode ocorrer por toda a extensão de nossa cidade e também ser difundido por todo o Brasil.

Esse projeto de inclusão será implantado com o intuito de que as crianças com deficiência possam participar , da mesma forma que os demais participam , tendo as mesmas oportunidades e que tenham seus direitos e deveres resguardados como todo cidadão. Imagine portadores de deficiência, brincando e aprendendo com os demais colegas. Com esse movimento voltado para a inclusão, iremos reestruturar nossas escolas e áreas de lazer, reforçando a amizade, a confiança, a autonomia, o aprendizado, entre tantos outros benefícios. Precisamos mais do que nunca, levar aprendizagem, saúde e lazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (260.2 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com